A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 8 de 14

de Kyoto já dispunha sobre reduzir a emissão de gases antrópicos causadores do efeito estufa, fixando metas para a redução desses gases e um calendário para o devido cumprimento. Entretanto, os Estados Unidos da América, responsável por grande parte da emissão desses gases, se recusou a assinar..
Questão 4
Texto da questão
Os problemas decorrentes da degradação ambiental têm assumido grandes proporções, tornando premente a necessidade de ações que minimizem os impactos ao meio ambiente como forma de resguardar as gerações futuras. Então, pode-se afirmar que o conceito de degradação ambiental está relacionado a:
Escolha uma:
a. Um problema individual de cada Estado e deve ser tratado como tal, desconsiderando acordos de cooperação entre estes.
b. Um interesse coletivo, predominantemente de países ricos, que devem, a partir de um acordo de cooperação internacional, tomar as decisões acerca das questões ambientais mundiais.
c. Um interesse coletivo, relacionado a fragilidade e finitude dos recursos naturais do Planeta e deve ser tratada como um problema global, pois afetada a sociedade como um todo.
d. Ações humanas isoladas de alguns seres “maldosos”, que intervém na natureza para satisfazerem suas necessidades. Cabe ao Direito Ambiental favorecer os interesses da população em geral.
e. Um problema de interesse individual de cada cidadão, que deve assumir por seus atos relacionados aos danos ambientais.
Feedback
A resposta correta é: Um interesse coletivo, relacionado a fragilidade e finitude dos recursos naturais do Planeta e deve ser tratada como um problema global, pois afetada a sociedade como um todo..
Questão 5
Texto da questão
Uma pesquisa publicada no dia 19/02/2015 na revista científica Science revelou que os efeitos da radiação solar se prolongam por até três horas depois da exposição aos raios UV. O estudo teve a participação de cientistas brasileiros e pode mudar a forma de prevenir o câncer de pele. Nas últimas décadas, está ocorrendo uma maior incidência de radiação ultravioleta na superfície da Terra – um assunto muito série e discutido pelo Direito Internacional – e está relacionada ao fenômeno conhecido por:
Escolha uma:
a. Aquecimento global
b. Ilhas de calor.
c. Buracos na camada de ozônio.
d. Solstício de verão
e. Efeito estufa.
Feedback
A resposta correta é: Buracos na camada de ozônio..
Questão 6
Texto da questão
O debate sobre desenvolvimento sustentável e meio ambiente não é um acontecimento recente. Desde a década de 1960 este tema tem sido debatido e acordos têm sido feitos entre países de todo o globo. Uma das primeiras reuniões a esse respeito foi a Convenção de Viena, adotada em 1969, na Áustria, que entrou em vigor apenas em 1980. A respeito da Convenção de Viena, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Originou um texto de Direito Internacional Público que estabelece as normas relativas aos tratados internacionais, desde a fase de celebração até sua caducidade.
b. Originou o documento “O Futuro que queremos”, com metas a serem atingidas nos próximos 10 anos.
c. Foi elaborada a Agenda 21, com orientações para os países signatários implementarem no período de 20 anos.
d. Foi definida a próxima Conferência da ONU a ser realizada em 2012.
e. Foi estabelecido o Tratado de Responsabilidade por Danos Nucleares;
Feedback
A resposta correta é: Originou um texto de Direito Internacional Público que estabelece as normas relativas aos tratados internacionais, desde a fase de celebração até sua caducidade..
Questão 7
Texto da questão
Um dos problemas mais inquietantes em relação ao meio ambiente é relacionado à questão de que a crosta terrestre é constantemente vitimada pelo despejo de elementos químicos que afetam as formas de vida e provocam sua destruição. A partir das assertivas abaixo, fundamentando sua reflexão no enunciado, identifique a alternativa que corresponde a uma das formas mais graves de poluição do solo.
Escolha uma:
a. Pela constante interferência dos poderes públicos ao emitir medidas para o consumo responsável de adubos e fertilizantes.
b. Pela construção irrefreada de aterros sanitários.
c. Pelo uso indiscriminado de agrotóxicos.
d. Pela implementação de métodos modernos de produção agrícola, sem a utilização de agrotóxicos.
e. Pelo acúmulo de lixo orgânico despejado nos mananciais de água.
Feedback
A resposta correta é: Pelo uso indiscriminado de agrotóxicos..
Questão 8
Texto da questão
O Direito tem analisado princípios, e, dentre eles, com relação ao princípio da precaução, muito se tem discutido e legislado. Com base nisso, assinale a alternativa correta sobre o tema:
Escolha uma:
a. Tem como um dos objetivos proibir a repetição de atividade que já se sabe perigosa.
b. O princípio da precaução está relacionado à hipótese de risco potencial, ou seja, aplica-se a impactos ambientais desconhecidos.
c. Aplica-se a impactos ambientais conhecidos.
d. O princípio da precaução tem por objetivo impedir a ocorrência de danos ao meio ambiente, por meio de imposição de medidas preventivas antes da implantação de atividades reconhecidamente poluidoras;
e. O princípio da precaução está relacionado a intervenções realizadas após dano ambiental já ocorrido.
Feedback
A resposta correta é: O princípio da precaução está relacionado à hipótese de risco potencial, ou seja, aplica-se a impactos ambientais desconhecidos..
Questão 9
Texto da questão
O artigo 225, da Constituição Federal, afirma que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Com base nos estudos desenvolvidos, podemos afirmar que este artigo relaciona-se ao princípio:
Escolha uma:
a. Da precaução
b. Da participação comunitária
c. Da cooperação entre os povos
d. Do desenvolvimento sustentável
e. Da prevenção
Feedback
A resposta correta é: Do desenvolvimento sustentável.
Questão 10
Texto da questão
A cooperação internacional é o caminho a ser trilhado por todos; e não se pode nem imaginar que isso não ocorra. Mas, não bastam discursos e boas vontades – são necessários fundamentos. Por isso, sobre o fundamento da cooperação internacional, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Começou a ganhar ênfase no plano internacional com a Carta das Nações Unidas, quando se previu cooperação internacional para resolver problemas em diferentes âmbitos (econômico, social, cultural, humanitário), sempre considerando os direitos humanos.
b. Tem a finalidade de prevenir atos (dos Estados o u particulares), mesmo considerando que o meio ambiente tem limitação geográfica (fronteiras)
c. Na Lei de Crimes Ambientais Brasileira não há artigos que legislem sobre a obrigação do Estado Brasileiro de cooperar com outros países.
d. A preocupação com a cooperação internacional começou com a Carta das Nações Unidas e foi sendo ampliada na Conferência de Estocolmo, porém deixou de ter importância na Conferência do Rio de Janeiro, onde outros princípios foram considerados mais importantes.
e. Desafios ambientais (como por exemplo mudanças climáticas), são uma preocupação de toda a humanidade. No entanto, o esforço para superar esses obstáculos pode dar-se individualmente. Os acordos de cooperação somente devem ser aplicados quando relacionados a causas humanitárias.
Feedback
A resposta correta é: Começou a ganhar ênfase no plano internacional com a Carta das Nações Unidas, quando se previu cooperação internacional para resolver problemas em diferentes âmbitos (econômico, social, cultural, humanitário), sempre considerando os direitos humanos..
Questão 1
Texto da questão
Em 1998, na Convenção de Aarhus foram definidos os paradigmas éticos referentes à cooperação internacional para o meio ambiente, garantindo o direito à uma série de procedimentos para todos. Com base nos estudos e nessa afirmação, identifique a opção que mais tenha relação com o

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.