A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 9 de 14

enunciado:
Escolha uma:
a. Informação e participação pública nos processos de decisão, objetivando que as ONGs possam fazer suas intervenções em parceria com a população em geral.
b. Informação pública, desde que o Estado considere relevante publicizar essas informações.
c. Informação e participação pública nos processos de decisão e acesso à justiça, incluindo o direito de deter cópias da documentação que contém a informação solicitada sem que seja necessário declarar o interesse em questão.
d. Participação pública nos processos de decisão e acesso à justiça referentes às questões ambientais, desde que esta participação seja organizada por ONGs e protocolada nos foros cabíveis.
e. Informação rápida, o mais tardar no prazo de 6 meses, após a apresentação do pedido. Caso o volume e a complexidade da informação justifiquem um prolongamento deste prazo, este será estendido até no máximo 1 ano, desde que protocolado,
Feedback
A resposta correta é: Informação e participação pública nos processos de decisão e acesso à justiça, incluindo o direito de deter cópias da documentação que contém a informação solicitada sem que seja necessário declarar o interesse em questão..
Questão 2
Texto da questão
Em setembro de 2000, 189 nações firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e outros males da sociedade. Esta promessa acabou se concretizando em 08 (oito) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que deveriam ser alcançados até 2015. Considerando as informações sobre os Objetivos do Milênio, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A questão ambiental, segundo o PNUD, também está associada à melhoria das condições sociais e não só a preservação dos recursos naturais.
b. Os objetivos do milênio focam na competição entre países em desenvolvimento e os países desenvolvidos, para ver quem fica com a melhor economia global.
c. Os problemas sociais não são abordados na maioria dos Objetivos do Milênio, uma vez que o foco está na preservação ambiental.
d. Um dos objetivos é aumentar o índice de natalidade, uma vez que, com a maior expectativa de vida, é necessário um maior número de jovens para trabalhar e pagar a aposentadoria dos inativos.
e. O desenvolvimento sustentável foi excluído dos Objetivos do Milênio, pois somente países desenvolvidos podem exercê-lo.
Feedback
A resposta correta é: A questão ambiental, segundo o PNUD, também está associada à melhoria das condições sociais e não só a preservação dos recursos naturais..
Questão 3
Texto da questão
Cerca de 800 milhões de pessoas ainda vivem na pobreza e sofrem com a fome, apesar de as Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU serem a iniciativa contra a pobreza mais bem-sucedida da história, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira. O progresso tem sido desigual em diferentes regiões e países, segundo a ONU, e a nova pauta de desenvolvimento sustentável deveria se concentrar nas desigualdades para melhorar as vidas das pessoas mais pobres e vulneráveis. Os líderes mundiais devem adotar uma série de novos objetivos de desenvolvimento – conhecidos como metas de desenvolvimento sustentável– em uma cúpula da ONU em setembro. As novas metas almejam erradicar a pobreza extrema até 2030. Considerando a afirmação acima, e o conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os conflitos sociais não tem qualquer influência sobre o desenvolvimento sustentável, bem como sobre o modelo de desenvolvimento capitalista adotado pelos países signatários da ONU.
b. A pobreza e a miséria extrema são reflexo dos grandes desmatamentos e dos acidentes ambientais, que acabam com a forma de subsistência dessas pessoas.
c. O Desenvolvimento Sustentável visa a preservação do meio ambiente, e para que este objetivo seja atingido, é necessária a remoção das pessoas, principalmente de baixa renda, para que estas áreas possam ser reflorestadas e preservadas.
d. Para que realmente ocorra o desenvolvimento sustentável, deve se considerar não só a questão ambiental, mas também a econômica e social. Não existe desenvolvimento sustentável com disparidade exacerbada de riquezas.
e. A privatização da água, proposta pelo Banco Mundial, é uma das soluções propostas para que os mananciais possam ser preservados e o uso racional deste recurso ocorra de modo a garantir a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da localidade em que o manancial se encontra.
f. No Brasil, o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), tem por objetivo a criação de áreas de preservação ambiental, visando o desenvolvimento sustentável do país.
Feedback
A resposta correta é: Para que realmente ocorra o desenvolvimento sustentável, deve se considerar não só a questão ambiental, mas também a econômica e social. Não existe desenvolvimento sustentável com disparidade exacerbada de riquezas..
Questão 4
Texto da questão
Um acidente que fechou por mais de 10 horas a subida da Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, teria causado outros transtornos além do trânsito, como dano ao meio ambiente por causa dos 70 mil litros de óleo que transportava. [...]. Cerca de 55 mil litros teriam vazados por uma vala e chegou ao Rio Archem, que é afluente do Rio Saracuruna, que corta Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A empresa deverá ser autuada e multada, e terá que fazer a recuperação do rio, além de ressarcir essas famílias que moram às margens, explicou uma bióloga do serviço de emergência do Inea. Considerando a notícia/afirmação acima e o Direito Ambiental Internacional, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A punição da empresa será com base no Protocolo da Basiléia sobre Responsabilidade e Reparação por Danos Resultantes do Movimento Transfronteiriço de Resíduos Perigosos e Seus Depósitos, com penosas e longas negociações em Genebra, em decorrência do mandamento do art. 12 (“Consultas sobre Responsabilidade”) da Convenção da Basiléia sobre Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e Seus Depósitos, e finalmente assinado em Genebra, em 2000.
b. A punição da empresa será com base na Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981, artigo 14, § 1, que dispõe que “[...] o poluidor é obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade”.
c. A punição da empresa será com base naResponsabilidade Civil por Danos Derivados de Poluição Marinha por Óleo: regulada mundialmente pela Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil por Danos Causados por Poluição por Óleo, adotada em Bruxelas, em 29 de novembro de 1969 (conhecida como CLC, sigla para Civil Liability Convention).
d. A punição da empresa será com base na responsabilidade subjetiva ou por dano, uma vez que houve a ocorrência de violação de uma norma anterior (a comissão de um ilícito, por um ato ou uma omissão).
e. A punição da empresa será com base na responsabilidade objetiva ou por risco, adotada conjuntamente em Londres, Moscou e Washington, em 22 de março de 1972, promulgada pelo Decreto n.º 71.981 de 22 de março de 1972, a única convenção internacional que adota a responsabilidade canalizada de maneira objetiva e exclusiva na pessoa de um Estado.
Feedback
A resposta correta é: A punição da empresa será com base na Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981, artigo 14, § 1, que dispõe que “[...] o poluidor é obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade”..
Questão 5
Texto da questão
O Protocolo de Kyoto, assinado e ratificado em 1999, tem como principal diretriz a redução das emissões de gases que alteram o clima, levando ao aquecimento global. O êxito do Protocolo de Kyoto foi relativo, uma vez que a nação reconhecida como a mais poluidora do mundo, negou-se a ratificá-lo, sob a alegação de que os compromissos dele decorrentes iriam afetar sua economia. A partir da realidade confirmada e constatada no enunciado, assinale

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.