Buscar

Questões Sobre Rousseau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES SOBRE ROUSSEAU:
 
1.     Como Rousseau concebe as distintas desigualdades que identifica entre os homens e de que forma a desigualdade moral ou política conduz ao despotismo?
 Um dos equívocos cometidos pela sociedade é a prática da desigualdade, seja a individual, seja a provocada pelo próprio contexto social.  Nesta categoria ele engloba desde a presença negativa dos ciúmes no relacionamento afetivo, até a instauração da propriedade privada como base da vida econômica.
2.     Como Rousseau caracteriza a natureza humana e articula as noções de amor de si em oposição ao amor próprio, a piedade e solidariedade/ empatia? 
R: 
O amor de si mesmo é um sentimento natural que leva todo o animal a precaver-se pela sua própria conservação, e que, dirigido no homem pela razão e modificado pela piedade, produz a humanidade e a virtude. O amor-próprio é apenas um sentimento relativo, factício e nascido na sociedade, que leva cada indivíduo a fazer mais caso de si do que de qualquer outro, que inspira aos homens todos os males que se fazem mutuamente, e que é a verdadeira fonte da honra. 
3.     Como Rousseau fundamenta a degeneração da natureza humana no estado de sociedade?
4.     Como Rousseau fundamenta a necessidade de um novo contrato social entre os homens no estado de sociedade para garantir igualdade política e, por sua vez, uma ordem legítima?
5.      Descreva em que consiste a noção de “vontade geral” e de que forma Rousseau fundamenta o primado do interesse comum sobre o interesse particular, bem como a pertinência de Estados Pequenos  para garantir  a soberania popular e a representação direta?

Outros materiais