Buscar

AD1 2019 1_EDUCAÇÃO INFANTIL

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO INFANTIL 2
AD1 - 2019.1
A importância dos espaços livres na vida das crianças e o impacto do emparedamento da infância (consequências para o desenvolvimento das crianças, sua relação com a natureza e com as brincadeiras, a função da escola, dentre outras questões observadas por você na discussão apresentada no vídeo).
O vídeo traz a entrevista do programa Salto para o Futuro com a Professora da UNIRIO, Léa Tiriba, e com o Pediatra e Professor da UNICAMP, José Martins Filho. 
Na entrevista, a professora Léa esclarece que a expressão ‘emparedamento da infância’ surgiu a partir do resultado de uma pesquisa feita por ela, na qual observou-se que atualmente na Educação Infantil – creche e pré-escola - as crianças permanecem muito tempo em espaço fechado, em chão de cimento e sem acesso à natureza. Em muitas escolas as janelas não permitem a visão da natureza ou do lado de fora. 
A falta de contato com a natureza impacta no desenvolvimento delas, biologicamente e medicamente falando, pois elas precisam de esportes e exercícios físicos. O cérebro precisa do contato com a natureza para desenvolver e possibilitar um melhor aproveitamento dos estudos. Sem esse contato, pode-se desenvolver: depressão, falta de foco e stress. 
É necessário que tenha nas escolas espaço físico adequado para correr, brincar, ter contato com a natureza, com a terra e tomar sol. Ficar muito tempo em sala de aula torna as crianças mais irritadiças. 
Outro aspecto que influencia diretamente na aprendizagem é afetividade do professor. A função social da escola mudou. As crianças passam muito tempo na escola. É nela que são cuidadas e educadas e, também, inseridas na cultura. O professor tem um papel fundamental nesse processo, que vai além de apenas ensinar. Ele precisa proporcionar o cuidar e educar.
Para a pesquisadora, o modelo de escola atual ainda é o mesmo da industrial do passado e não acompanha as mudanças da sociedade. Todos alunos não aprendem da mesma forma e ao mesmo tempo. Hoje, a escola não transmite apenas conhecimento. Precisa possibilitar que as crianças explorem o mundo, pois elas se interessam por assuntos diversos e atividades diversas, aprendem em momentos diferentes e de forma diferente. 
Já o Professor José Martins, como pediatra, lembra que outro fator a ser considerado é a ideia dos pais quanto ao desenvolvimento das crianças. Alguns pensam que elas, ao brincar, não estão aprendendo e mexer, por exemplo, na terra pode oferece-lhes perigo de contrair doenças.
Corroborando com as ideias do médico, a pesquisadora lembrou de que, na sociedade atual, a natureza é considerada um lugar sujo, de perigo e liberdade dentre outras coisas. Assim, houve um afastamento das pessoas quanto a natureza e foi elegido o lugar fechado como o ideal. As escolas, reproduzem esse conceito e mantém as crianças na maior parte do tempo em ambiente fechado, mesmo a medicina atual destacando a importância do contato do homem com o meio ambiente para adquirir imunidade. 
Esse contato, é uma condição inata no homem, mas que só será desenvolvida culturalmente. A escola precisa desenvolver nas crianças esse conceito, juntamente com a família. Não basta dizer que a árvore dá frutos, o ideal é levar as criança para terem contato com a árvore, para entenderem o processo e aprenderem a preservar a natureza.
A falta de brincadeira e da natureza marcam a vida das crianças, assim como a falta de carinho e cuidados. A ausência de afeto prejudica o desenvolvimento infantil, o que pode resultar em crianças violentas ou adultos com problemas psíquicos – o stress tóxico. Cabe observar que não acontece apenas com crianças com baixa condição financeira, mas em todas as camadas sociais.
Outro ponto importante, que foi discutido, é o do consumismo infantil. Atualmente, as crianças são levadas a shoppings para se divertirem quando deveriam brincar com água, lama e animais. 
Uma criança que não brinca não desenvolve. As crianças precisam ao longo da vida de interações e brincadeiras, ou seja: sol, dança, música, contato, teatro e até mesmo sorrisos fazem a diferença na vida das crianças.
Infância livre (Salto para o futuro, disponível em: 
https://graduacao.cederj.edu.br/ava/course/view.php?id=388
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes