Buscar

Apol 3 Direitos Humanos e Economia Brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Direitos Humanos
Leia o trecho a seguir: 
"Ao menos 2.795 mulheres foram assassinadas em 2017 por razões de gênero em 23 países da América Latina e do Caribe, segundo dados oficiais compilados pelo observatório de igualdade de gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) divulgados nesta quinta-feira (15). O observatório informa anualmente o número de homicídios de mulheres de 15 anos ou mais perpetrados por razões de gênero nos países da região. Para dar conta da magnitude do flagelo, a CEPAL também compila os chamados “feminicídios íntimos” — cometidos por parceiros —, reportados como único dado por países como Chile, Colômbia, Guiana e Jamaica. Em termos absolutos, a lista de feminicídios é liderada pelo Brasil (com 1.133 vítimas confirmadas em 2017). No entanto, se for comparada a taxa para cada 100 mil mulheres, o fenômeno alcança uma extensão em El Salvador sem paralelos com outros países da região — 10,2 feminicídios para cada 100 mil mulheres."
Fonte: ONUBR. CEPAL: 2,7 mil mulheres foram vítimas de feminicídio na América Latina e Caribe em 2017. Nações Unidas no Brasil. 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/cepal-27-mil-mulheres-foram-vitimas-de-feminicidio-na-america-latina-e-caribe-em-2017/>
A violência contra a mulher é um tema importante e amplamente discutido na atualidade. Tendo isso em conta, analise as afirmações abaixo sobre a atuação da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (1994).
I. Para esta Convenção a violência contra a Mulher pode ser entendida como qualquer ação, baseada em gênero, que culmine em morte, danos físicos, psicológicos ou sexuais à mulher, nas esferas públicas e privadas.  
II. Apesar da sua importância, a Convenção falha ao não impor nenhum tipo de dever específico aos Estados no que tange à proteção da integridade física e emocional e da vida das mulheres.
III. A Convenção institui mecanismos de monitoramento, nos quais os Estados devem remeter relatórios periódicos à Comissão Interamericana de Mulheres. Essa última analisará o contexto do Estado e elaborará recomendações visando a melhoria da condição e dos direitos das mulheres.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas a alternativa III está correta
	
	C
	Apenas a alternativa I está correta
	
	D
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	E
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
Questão 2/5 - Economia Brasileira
"Dito de outra forma, faltava moeda nos bancos para atender as necessidades dos proprietários de terras para a realização de pagamentos dos imigrantes que haviam substituído o trabalho escravo – principalmente nos períodos de colheita. Isso também gerava falta de dinheiro para fomentar as transações urbanas e a industrialização do pais."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine se os enunciados abaixo sobre as posições papelistas e metalista são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta: 
(  ) Os metalistas defendiam que o Brasil formasse colônias na África com a intenção de explorar metais preciosos. Segundo os defensores dessa ideia, essa estratégia não apenas resolveria os problemas financeiros do país, mas levaria o Brasil ao desenvolvimento.
(  ) Os papelistas defendiam a emissão da moeda fiduciária (a de confiança), pois, segundo seus paradigmas, essa iniciativa fomentaria o desenvolvimento ao atender a demanda da população por papel-dinheiro.
(   ) A emissão de novas moedas no final do século XIX era condicionada pela quantidade de ouro que o país tinha; portanto, para imprimir mais moeda, era preciso dispor de mais ouro ou de moeda equivalente a ouro. Eram chamados de metalistas aqueles que defendiam essa política.
(  ) Os metalistas defendiam uma posição conhecida como nacional-desenvolvimentista. Inspirados nas ideias de John Maynard Keynes eles pretendiam que o Estado Nacional estimulasse a industrialização como forma de resolver os problemas econômicos do país.
	
	A
	V, V, V, V
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	F, F, F, F
Questão 3/5 - Economia Brasileira
"Da Europa, eles trouxeram, segundo Faoro (2009), a ideologia do liberalismo econômico. Esse fato é no mínimo interessante quando analisamos que essa posição importada do Velho Mundo era antagônica aquela adotada pelo nosso vizinho do norte, os Estados Unidos da América (EUA), que, como nós, eram uma nação nova."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as diferenças de desenvolvimento entre Brasil e EUA. Depois assinale a alternativa correta.
 
I – O EUA adotaram uma postura de forte intervenção estatal na economia. Isso ocorreu porque seus líderes eram influenciados pelas ideias do economista britânico Vladimir Lênin.
II – O Brasil adotou um modelo de economia centralmente planejada. Inspirados nas ideias socialistas de Karl Marx. Assim, aboliu-se em nosso país a propriedade privada, e a economia foi inteiramente controlada pelo Estado.
III - O Brasil, por sua vez, seguindo a cartilha neoclássica, portanto liberalista, apostou no comércio sem barreiras, algo, por sinal, naquela época bem favorável aos interesses dos produtores de café.
IV – Os norte-americanos defendiam que um país em desenvolvimento precisava ter um período de políticas econômicas protecionistas antes de adotar um sistema institucional liberalista. Segundo eles, sem um elemento de proteção, o crescimento da nação mais nova seria subjugado, pois ela seria muito frágil para conseguir enfrentar concorrências daqueles que já haviam se beneficiado do processo de amadurecimento no decorrer da história.
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	B
	Todas as assertivas estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Questão 4/5 - Economia Brasileira
"Foi em 1934 que, por fim, a nova Constituição brasileira foi promulgada e, por meio dela, realizou-se a primeira eleição para a Presidência da República no pós-golpe de 1930, a qual Getúlio obviamente venceu."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3.
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente as circunstâncias da eleição de Getúlio Vargas à Presidência da República em 1934.
	
	A
	Vargas foi eleito indiretamente, ou seja, pelos parlamentares, e não pelo voto popular, quer dizer, pelos votos da população.
	
	B
	Vargas foi eleito diretamente pelo voto popular (votos da população). A eleição foi em dois turnos, por que Vargas não atingiu 50% dos votos.
	
	C
	Vargas foi eleito diretamente pelo voto popular (votos da população). A eleição era em turno único. Portanto, não havia a necessidade de algum candidato conquistar mais de 50% dos votos para ser eleito, e Vargas fez 48,3%.
	
	D
	Vargas foi eleito diretamente pelo voto popular (votos da população). Ele fez mais de 40% dos votos. Caso tivesse feito menos de 40%, como dizia a lei eleitoral da época, ele teria que disputar um segundo turno.
	
	E
	Vargas foi eleitor diretamente pelo voto popular (votos da população). A eleição foi em dois turnos. Todos os candidatos que fizeram mais de 12,5% dos votos disputaram o segundo
turno. No segundo turno Vargas fez 48,3% dos votos e foi eleito presidente.
Questão 5/5 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo: 
"Artigo 1.  Obrigação de respeitar os direitos
1. Os Estados Partes nesta Convenção comprometem-se a respeitar os direitos e liberdades nela reconhecidos e a garantir seu livre e pleno exercício a toda pessoa que esteja sujeita à sua jurisdição, sem discriminação alguma por motivo de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social.
 2. Para os efeitos desta Convenção, pessoa é todo ser humano."
Fonte: OEA. Convenção Americana sobre os Direitos Humanos. Comissão Intermericana dos Direitos Humanos. San José, Costa Rica. [1969]. 2019. Disponível em: <https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_americana.htm>.
O texto acima é da Convenção Americana sobre os Direitos Humanos (CADH) ou Pacto de San Jose da Costa Rica, elemento central do Sistema Internacional de Direitos Humanos. Tendo em conta a importância CADH para todo o sistema americano de proteção ao direitos humanos e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, analise as afirmações abaixo: 
I. A CADH não é um dos instrumentos voltados para a proteção dos Direitos Humanos nas Américas, sobretudo por possuir caráter autoexecutório e autônomo, não demandando assim a complementação de atos legislativos internos. 
II. A CADH estabelece direitos específicos e alienáveis, além de delinear obrigações a respeito de direitos humanos. Dessa forma, a Convenção consolida uma proteção alargada que incorpora obrigações negativas e positivas. 
III. Um exemplo de obrigação negativa estabelecida pela CADH é a imposição aos Estados de não violar os direitos humanos. A garantia destes direitos por meio da prevenção, por sua vez, é uma obrigação positiva imposta aos Estados. 
IV. A garantia aos Direitos Humanos é uma norma programática creditada aos Estado. Por conseguinte, estes últimos devem invariavelmente modificar as suas constituições e códigos judiciais a fim de adequá-los aos princípios da CADH. 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmações I, II e III estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmações I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmações II e IV estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais