Buscar

APOL 2 - SOCIOLOGIA CONTEMPORANÊA E OPINIÃO PUBLICA NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Opinião Pública e Comportamento Político
“Após a disseminação do uso do conceito de agendamento para explicar as relações entre temas e cidadãos no debate público, os anos de 1980 conheceram a incorporação de outros dois conceitos nesse debate: framing e priming”. Fonte: Cervi, E., 2012. Opinião pública e comportamento político. Curitiba: Editora Intersaberes. 
Tendo em vista o conteúdo apresentado na videoaula 3, assinale a alternativa que contém a definição de Priming:
	
	A-
	Priming é a utilização de esquemas cognitivos preexistentes para processar o conteúdo das informações recebidas, por parte dos indivíduos.
	
	B-
	Priming é o tipo de enquadramento dado pela mídia ao inserir determinado tema na agenda de debate.
	
	C-
	Priming é o tipo de agendamento dado pelas instituições públicas ao inserir determinado tema na agenda de debate.
	
	D-
	Priming é o tipo de agendamento dado pela sociedade civil ao inserir determinado tema na agenda de debate.
	
	E-
	Priming é nome dado aos “consumidores do entretenimento”.
Questão 2/5 - Opinião Pública e Comportamento Político
“Entendemos por sistema de comunicação a utilização simultânea de tipos interpessoais e massivos de intercâmbios de ideias, sentimentos e informações por diferentes grupos constitutivos de uma sociedade (palavras de Beltrão 1973, p. 112)”. (Cervi, 2012)
Tendo como referência os fluxos de comunicação, assinale a alternativa que apresenta uma análise correta dos dois níveis de diferenciação de público.
	
	A-
	Os fluxos de comunicação ocorrem em pelo menos dois níveis de diferenciação de público: dos folkcomunicadores para os meios de comunicação de massa; e destes para o público mais amplo.
	
	B-
	Os fluxos de comunicação ocorrem em pelo menos dois níveis de diferenciação de público: do público amplo para os meios de comunicação de massa; e destes para os Folkcomunicadores.
	
	C-
	Os fluxos de comunicação ocorrem em pelo menos dois níveis de diferenciação de público: da esfera primária, para a secundária; e destas para os Folkcomunicadores.
	
	D-
	Os fluxos de comunicação ocorrem em pelo menos dois níveis de diferenciação de público: do público autêntico e mobilizado para os meios de comunicação de massa; e destes para os Folkcomunicadores.
	
	E-
	Os fluxos de comunicação ocorrem em pelo menos dois níveis de diferenciação de público: dos meios de comunicação de massa para os folkcomunicadores; e destes para o público mais amplo.
 
Questão 3/5 - Sociologia Contemporânea
"A teoria dos campos de Pierre Bourdieu é a teoria de “sistemas que se reproduzem” a partir de relações sociais “que precedem os indivíduos”. Um campo consiste em um conjunto de normas e práticas específicas que orientam cada nova geração."
(BURAWOY, Michael. O marxismo encontra Bourdieu. Campinas: Unicamp, 2010, p. 34).
Analise as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito campo na Sociologia de Bourdieu.
	
	A-
	A sociedade é formada apenas por dois campos: a burguesia e o proletariado. Cada campo possui sua língua, seus símbolos e religião e os campos não interagem.
	
	B-
	A sociedade é formada por três campos: indivíduo, grupo de interesse, partido político. Estes campos possuem linguagens parecidas, por isso nem sempre é possível distinguir entre eles. Os campos são dependentes uns dos outros, não há autonomia entre eles.
	
	C-
	A sociedade é composta por vários campos. Cada campo tem uma vida própria e certo grau de “autonomia”. Ao mesmo tempo, interage com outros campos e pode ser influenciado por eles.
	
	D-
	A sociedade é formada por um único campo. Nele, as relações são determinadas pelo lugar dos indivíduos na vida econômica. Neste campo, não importa a linguagem ou os símbolos, mas sim a classe social.
	
	E-
	A sociedade é formada por vários campos. Cada campo corresponde a uma época histórica: campo escravista, campo feudal e campo capitalista. Os campos não interagem entre si, eles surgem um depois do outro.
Questão 4/5 - Opinião Pública e Comportamento Político
“Opinião pública passa a ser resultado do embate entre atores políticos, elite e massa, que se utilizam de recursos estruturais e institucionais para tentar impor uma visão de mundo específica. Essa tentativa de imposição de uma visão de mundo é medida pelo ambiente informacional, gerado, inicialmente, a partir dos conteúdos transmitidos pelos meios de comunicação de massa”. (Cervi, 2012)
Tendo como referência a teoria da agenda setting ou poder de agendamento, assinale a alternativa que contém a hipótese central da perspectiva.
	
	A-
	A teoria do agendamento passa a se concentrar nos efeitos de influência da mídia em médio e longo prazo. A hipótese central é que os meios de comunicações conseguem inserir temas específicos no debate.
	
	B-
	A teoria do agendamento passa a se concentrar nos efeitos de influência da sociedade em curto prazo. A hipótese central é que a sociedade possui opiniões agregadas.
	
	C-
	A teoria do agendamento passa a se concentrar nos efeitos de influência da mídia em curto prazo. A hipótese central é que a sociedade possui opiniões individuais.
	
	D-
	A teoria do agendamento passa a se concentrar nos efeitos de influência da opinião pública sobre os meios de comunicação em longo prazo. A hipótese central é que o primeiro determina o segundo.
	
	E-
	A teoria do agendamento passa a se concentrar nos efeitos de influência da opinião pública sobre os meios de comunicação em longo prazo. A hipótese central é que o segundo influencia o primeiro.
Questão 5/5 - Sociologia Contemporânea
Pierre Bourdieu foi um dos mais importantes sociólogos do século XX. Sua maior contribuição para a Sociologia, desenvolvida a partir dos anos 1960, foi o esforço de integração de áreas conflitantes das ciências sociais: o estudo do “indivíduo e sociedade, ação e estruturas, estática e dinâmica, liberdade e determinismo, entre outros”.  
Fonte: Material de Impressão e Rota de Aprendizagem 3 de Sociologia Contemporânea
Assinale a alternativa correta sobre a Sociologia de Bourdieu.
	
	A-
	Pierre Bourdieu negou tudo o que havia sido desenvolvido antes dele e procurou desenvolver um projeto completamente inédito e original para a Sociologia.
	
	B-
	A pesquisa de Bourdieu afirmava que todo conhecimento crítico já está nas pessoas e não é preciso fazer Sociologia crítica para compreender as relações sociais.
	
	C-
	Na Sociologia de Bourdieu, as simbologias e a linguagem não tem importância pois os indivíduos agem determinados diretamente por sua localização na vida econômica.
	
	D-
	A Sociologia Crítica de Bourdieu desenvolveu a ideia de estrutura simbólica como forma de unir indivíduo e sociedade, ou seja, o indivíduo toma decisões mas estas se dão em um campo linguístico e cultural específico que ajuda a determinar suas ações. 
	
	E-
	Para a Sociologia de Bourdieu, não faz diferença se o indivíduo nasceu pobre ou rico, o que importa são suas escolhas pessoais para definir o curso da vida.

Outros materiais