Buscar

APOL2 Prática Profissional_ Ensino de História Linguagem e Fontes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes 
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Em todos os continentes, a partir do momento em que iniciaram o cultivo de plantações, os seres humanos começaram a procurar sal para acrescentar à sua alimentação.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:. KURLANSKY, M. Sal: uma história do mundo. Tradução Silvana Vieira. São Paulo: Senac, 2004. p. 26.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Prática profissional no Ensino de História: linguagens e fontes sobre temas problematizadores na aula de história, analise quais afirmações são corretas:
I. Esse tipo de abordagem exige uma preparação grande do educador, devido ao seu caráter mais complexo.
II. É importante que a “costura” de diversas fontes históricas ao final faça sentido, evitando que se torne uma simples junção aleatória dessas fontes.
III. A estratégia que utiliza tema problematizador costuma se encaixar bem na maioria dos currículos tradicionais.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
Questão 2/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes 
Leia o trecho de texto:
“[O cinema deve ser] observado não [só] como uma obra de arte, mas sim como um produto, uma imagem-objeto, cujas significações não são somente cinematográficas. Ele não vale somente por aquilo que testemunha, mas também pela abordagem sócio-histórica que autoriza.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:. FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra. 1992, p. 83.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Prática profissional no Ensino de História: linguagens e fontes sobre a utilização do cinema em sala de aula, assinale a alternativa correta:
	
	E
	Uma ótima maneira de mostrar para os estudantes como determinados fatos ocorreram e quais são as características da época e lugar em questão é a reprodução de filmes em sala.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes 
Leia o seguinte excerto de texto:
“[...] para o processo de aprendizagem em História, é fundamental que o professor diversifique seus métodos de ensino, crie situações de troca, de estímulos na constituição de relações entre o conteúdo e as experiências vividas, com a garantia de acesso aos alunos a novos conhecimentos e informações, de confronto e comparações de opiniões, de apoio ao estudante na recriação de suas explicações e de transformações de suas concepções históricas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAMOS, S. C.; HAHN, F. A. Os primeiros passos no Ensino de História: o uso de fontes. Cadernos PDE Os desafios da escola pública paranaense: na perspectiva do Professor PDE. Curitiba, v. 1, s/p., 2016. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_hist_unespar-campomourao_silvanacalarga.pdf.
Considerando as informações acima e os conteúdos do livro-base Prática Profissional no Ensino de História: Linguagens e Fontes sobre o Ensino de História, assinale a alternativa correta:
	
	B
	O uso de diferentes fontes em sala de aula é um caminho para evitar a tradicional aula expositiva e fornecer aos estudantes uma experiência em história mais interessante e significativa.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes 
Leia a seguinte citação:
“[...] a utilização do jogo na sala de aula oportuniza ao aluno a interação social, a 'emoção' que o jogo permite, a investigação, o levantamento das fontes, a interpretação e a autonomia na produção da narrativa histórica, oportunizando o conhecimento significativo e a construção da consciência histórica.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARISSIMI, L. B.; RADÜNZ, R. Arquivo 7.0: jogos e o ensino de História. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 16, n. 31, p.47-69, 2017. p. 49.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Prática profissional no Ensino de História: linguagens e fontes sobre o uso de jogos no ensino de História, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) A ludicidade é um dos elementos motivadores dos jogos que devem ser considerados como fator importante na utilização desse tipo de estratégia no ensino de História.
II.( ) O principal elemento dos jogos que deve ser valorizado no ensino de História é a competitividade, estimulando que os alunos busquem sempre a vitória como forma de aprendizado.
III.( ) O jogo no ensino de História permite trabalhar uma melhoria em diversos aspectos importantes da disciplina, como a observação, a concentração e a interpretação de fontes diversas.
Agora assinale a alternativa que representa a sequência correta:
	
	B
	V – F – V
Questão 5/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Observe a imagem a seguir, contendo uma representação de uma casa da aristocracia romana antiga:
Após esta avaliação, caso queira observar essa imagem, ela está disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Interior_of_an_Ancient_Roman_House.jpg>. Acesso em: 12 jul. 2019.
Considerando a imagem e os conteúdos do livro-base Prática Profissional no Ensino de História: Linguagens e Fontes sobre, analise as afirmações a seguir:
I. Geralmente, as casas ou moradias são elementos da arquitetura pouco explorados, de forma contextualizada e analítica, nas aulas de História.
II. Apesar de, em geral, se falar sobre aspectos materiais das casas e seus cômodos, tal como o larário - espécie de altar doméstico, no caso da residência romana - quase nunca se investigam as funções e usos sociais desses espaços.
III. Poucas relações e abordagens podem ser exploradas nas aulas de História a respeito das casas e cidades do passado.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	B
	I e II.

Outros materiais