Buscar

Avaliação II Tópicos Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. São os valores culturais que identificam um povo, uma comunidade e cada pessoa. É através da cultura que se pode observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento.
(    ) A cultura é uma construção histórica, não é algo natural, é o produto coletivo da vida humana.
(    ) Conhecendo a cultura do outro em um contexto de diversidade, pode-se identificar e valorizar cada movimento cultural de forma a promover uma vivência plena com respeito e ética social.
(    ) Cada povo, cada região tem sua cultura semelhante entre os diferentes continentes, de modo a apresentar formas de pensar e agir iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	Possuir um título de Organização Social no Brasil, atualmente, garante o recebimento de benefícios do Estado. No entanto, devem atender a uma demanda específica da comunidade. Sobre as organizações sociais no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Essas Organizações Sociais realizam a gestão do espaço público e querem melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo.
	 b)
	As Organizações Sociais não podem realizar a gestão do espaço público, nem promover a sua melhoria.
	 c)
	As Organizações Sociais estão presentes em projetos voltados a algumas áreas específicas, como saúde e cultura.
	 d)
	Estão presentes, atualmente, na gestão de hospitais, santas casas, museus e institutos de fomento à pesquisa.
	3.
	As pessoas possuem princípios e valores que foram e são constituídos por nossa sociedade. Cada indivíduo tem uma visão do que é certo e errado. Essa consciência moral é determinada por um consenso coletivo e social, ou seja, o conjunto da sociedade é que formula e compõe as normas de conduta que o regem. Nossa consciência moral é construída com a influência do meio e das pessoas com as quais convivemos, mas há ainda outros fatores que concorrem para a sua constituição. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Regra Social.
	 b)
	Lei natural. Apresenta caráter universal.
	 c)
	Normativa Jurídica.
	 d)
	Normativa Social.
	4.
	A diversidade humana deveria ser um instrumento de unificação dos indivíduos, diferentemente das desigualdades sociais. Sem diversidade não há estímulos para pensar diferente, não há estímulos para pensar no princípio da equidade. Portanto, pensar diferente é o caminho para viver e compreender o sentimento solidário que devemos ter. Considerando o princípio da equidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somos iguais, idênticos, pois pertencemos à mesma espécie.
	 b)
	Somo únicos como indivíduos, mas pertencemos à mesma espécie, a espécie humana. No entanto, há seres humanos "superiores" ou "inferiores".
	 c)
	Somos únicos como indivíduos, e por isso somos diferentes, mas somos iguais como seres humanos.
	 d)
	Somos iguais como indivíduos, pois somos iguais como seres humanos. A isso se dá o nome de equidade.
	5.
	Leia o texto a seguir: 
Em 79º lugar, Brasil estaciona no ranking de desenvolvimento humano da ONU, país registrava crescimento do IDH desde 2010, mas manteve mesmo patamar entre 2014 e 2015. O ranking de desenvolvimento humano foi divulgado pela Organização das Nações Unidas com dados de 188 países. O Índice de Desenvolvimento Humano leva em consideração três fatores: Saúde (expectativa de vida); Conhecimento (média de anos de estudo e os anos esperados de escolaridade); Padrão de vida (renda nacional bruta per capita).
Se for levado em conta o "IDH ajustado à desigualdade", o índice de desenvolvimento humano do país cairia de 0,754 para 0,561 e o Brasil cairia 19 posições no ranking mundial.
Com relação ao IDH e à desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/em-79-lugar-brasil-estaciona-no-ranking-de-desenvolvimento-humano-da-onu.ghtml>. Acesso em: 18 jan. 2018 (adaptado).
	 a)
	A estabilização do IDH brasileiro demonstra que o país já atingiu um patamar de desenvolvimento sustentável ideal, onde a saúde, a educação e a renda da população melhoraram nos últimos anos.
	 b)
	O IDH brasileiro de 2014 e 2015 revela que o país estacionou no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, saúde e distribuição de renda.
	 c)
	Com IDH de 0,754, Brasil é considerado elevado no desenvolvimento humano, mesmo se for considerado o IDH ajustado à desigualdade.
	 d)
	Graças à promoção de políticas públicas de inclusão, educação de qualidade e saúde para todos, o IDH médio do Brasil tem melhorado nos últimos anos, especialmente em 2014 e 2015.
	6.
	A cultura é entendida como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura pode ser estudada a partir das seguintes concepções: erudita, popular e de massa. Sobre a cultura erudita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tem relação com o consumismo e a obesidade e está relacionada aos costumes mais comuns em uma roda de conversa.
	 b)
	Está relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente em espaços formais de educação, como o folclore e a dança.
	 c)
	É proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
	 d)
	Surge com as novas tecnologias e com os meios de comunicação, como: jornais, televisão, rádio, cinema, música e internet.
	7.
	Diante do caráter plural de nossas sociedades e das complexas relações estabelecidas socialmente, vivemos em uma sociedade dividida em classes, em que a luta pela manutenção ou superação das divisões sociais é constante. Nesse sentido, devemos lutar em favor da inclusão escolar, com currículos mais inclusivos, abertos às diferenças sociais, psíquicas e físicas. Sobre a Educação Inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola é fundamental na construção de novos tempos na educação, contribuindo para formar alunos não conformistas.
(    ) A escola deve formar alunos questionadores, reagentes e competentes, aptos a rejeitar concepções como o individualismo.
(    ) Na Educação Inclusiva, a escola deve se pautar na lógica da repetição alienante das atividades.
(    ) A partir da inclusão escolar, podemos ter uma educação voltada para a harmonização da convivência social, direcionando os saberes para produzir agentes econômicos, principalmente em países subdesenvolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	8.
	A moral pode ser compreendida como um conjunto de regras de condutas socialmente admitidas em determinadas épocas ou por um grupo, sendo um reflexo direto do modo de ser e conviver em sociedade, sugerindo, constantemente, a valorização de nossas ações e de nossos comportamentos em sociedade. Sobre a moral, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não varia no tempo, pois trata-se de um conjunto de ideologias.
	 b)
	Compreende os valores concernentes ao bem e o mal.
	 c)
	Investiga o agir humano.
	 d)
	É a ciência que estuda a ética.
	9.
	Para que se possa instaurar um regime governamental pautado na democracia, quatro condições básicas são necessárias. Essas quatro condições mínimas para implantar um regime democrático são fundamentais para que haja a participação democráticade um povo em prol dos objetivos comuns do próprio povo. Sobre essas condições, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Acesso à fonte única de informação sobre a ação de governos.
	 b)
	Garantia de direitos de expressão.
	 c)
	Direito dos cidadãos de escolherem governo por meio de eleições.
	 d)
	Eleições regulares.
	10.
	Uma Organização Social é uma qualificação, um título, conferido a uma entidade para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público. As Organizações Sociais devem atender a uma demanda específica da comunidade, estando presentes atualmente na gestão de hospitais, museus e institutos de fomento à pesquisa. Sobre as Organizações Sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São de iniciativa pública.
	 b)
	São de iniciativas privadas que buscam suprir uma utilidade de ordem pública.
	 c)
	Podem apresentar fins lucrativos.
	 d)
	Apresentam uma gestão determinada pelo poder público.

Outros materiais