Buscar

AD2-História e Turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: História e Turismo
Aluno (a): Lorena de Andrade - Matrícula: 19116100053
2ª Avaliação a Distância de História e Turismo (AD2) 2019.1
Tema: as cidades históricas brasileiras e seu aproveitamento turístico
A cidade de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro foi descoberta em 1503, por Américo Vespúcio explorador e comerciante Italiano, que viu interesses econômicos da época na cidade, que até então era povoada por índios chamados Tamoios, nome este que hoje é utilizado como nome da região do segundo distrito de Cabo Frio. 
Após a guerra entre portugueses aliados a índios catequisados por domínio de território, onde os portugueses ganharam e a região de Cabo Frio continuou em domínio português por um tempo, porém em seguida foi dominada por holandeses, franceses e ingleses, tendo em vista a volta dos portugueses para a cidade do Rio de Janeiro.
Entre outros acontecimentos, destaca-se a concessão do primeiro Governo de Cabo Frio, ocupado por Estevão Gomes, um fazendeiro e comerciante de escravos, que foi escolhido para ocupar o cargo por ser considerado capaz e corajoso, para povoar o território de Cabo Frio Gomes fez uso da norma portuguesa de distribuição de terra na época que era chamada de sesmaria, oque estimulou a formação da cidade. 
A grande importância de tais acontecimentos históricos, nota-se nas evoluções ocasionadas pelos mesmos, pois foram através deles que a cidade de Cabo Frio se tornou a cidade que conhecemos nos dias de hoje, composta por vida política, administrativa e consequentemente social, que se seu após a criação da Câmara Municipal na época do governo de Estevão Gomes.
Atualmente, a cidade de Cabo Frio tornou-se de grande fomento turístico, pois a mesma conta com atrativos turísticos voltados principalmente as belezas naturais da localidade, como suas lindas praias de areia fina e extremamente brancas. O clima predominantemente tropical da cidade estimula ainda mais o turismo no local, que se desenvolve através de centros turísticos compostos por hotéis, pousadas e restaurantes.
Os patrimônios históricos e culturais existem mas são pouco valorizado turisticamente, por mais que algumas medidas estejam sendo tomadas quanto a isso. Como a

Outros materiais