avaliação 2
7 pág.

avaliação 2


DisciplinaMetodologia do Ensino da Matemática951 materiais3.020 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Metodologia do Ensino da Matemática (MAD14)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:456121) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12322666
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando à correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Com relação a algumas caraterísticas básicas da avaliação escolar, analise as sentenças a seguir:
I- Através da avaliação, o professor pode verificar os resultados dos seus esforços. Quando os professores verificam as aprendizagens dos alunos, estão também verificando o seu próprio desempenho. 
II- A avaliação deve ajudar todos a crescerem, independente de serem ativos ou apáticos, espertos ou lentos, interessados ou não. Os alunos são diferentes uns dos outros e a avaliação possibilita os professores a identificar essas diferenças, dando-os bases para elaborar as atividades de ensino e aprendizagem. 
III- A avaliação é um ato pedagógico, nela o professor mostra suas qualidades de educador, na medida em que trabalha com propósitos definidos. O fato de a avaliação estar ancorada aos objetivos do ensino não quer dizer que estes objetivos possam ser determinados apenas com base na matéria da disciplina. 
IV- A avaliação deve ser capaz de comprovar os conhecimentos assimilados pelos alunos, conforme os objetivos e os conteúdos trabalhados. A avaliação escolar é uma etapa isolada do processo de ensino-aprendizagem. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/o-que-avaliar.htm>. Acesso em: 1º ago. 2018.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Avaliar é um dos princípios que guiam o professor no processo de ensino. Desta forma, o professor analisa todo o processo, adequando e/ou criando outras formas de prática. A primeira instituição de ensino a avaliar desta forma foi a universidade medieval, com a disputatio. Com base no significado de disputatio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A disputatio era considerada uma autoavaliação feita pelos alunos.
	 b)
	A disputatio ocorria ao final de um período letivo, para que se pudesse avaliar todos os conteúdos ensinados de maneira escrita.
	 c)
	A disputatio pode ser considerada a exposição verbal de um aluno a seus professores.
	 d)
	A disputatio era baseada em uma prova escrita com questões discursivas.
	3.
	O portfólio (do inglês) é uma modalidade de avaliação retirada do campo das artes e que aparece com o objetivo de criar novas formas de avaliação para o desenvolvimento das inteligências artísticas. O portfólio começou a difundir-se em espaço escolar na década de 1990, com ênfase nos Estados Unidos. O portfólio vem sendo evidenciado como um dos mais novos subsídios para uma avaliação dinâmica e eficiente do ensino. Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação, havendo interação do professor e aluno. Ambos escolhem os trabalhos mais expressivos do educando, através da criticidade e reflexão, estabelecendo padrões em busca da qualidade e assertividade. Há também um processo interdisciplinar com professores de outras áreas, que opinam com relação ao trabalho do aluno, fornecendo opiniões e depoimentos relativos à melhoria e à qualidade do ensino-aprendizagem. Com base nas informações apresentadas, e com relação ao uso dos portfólios em sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/portfolios.htm>. Acesso em: 1º ago. 2018.
	 a)
	O portfólio constitui-se em um conjunto de trabalhos produzidos pelos estudantes em um período curto de tempo, por exemplo, por bimestres.
	 b)
	O portfólio é uma ferramenta usual, conhecida pela maioria dos estudantes. É uma ferramenta que demanda menos tempo do que as avaliações tradicionais.
	 c)
	Quando o professor utilizar, como forma de avaliação, o portfólio com os seus estudantes, deve eliminar pelo menos uma forma de avaliação, por exemplo a observação ou a aplicação de testes e provas.
	 d)
	Uma das vantagens do uso do portfólio é que a sua utilização instiga a curiosidade dos estudantes. Uma das desvantagens do uso do portfólio, caso a proposta não esteja bem elaborada, é que se corre o risco de o portfólio ser transformado em uma simples &quot;coleção de trabalhos&quot;, sem um sentido mais claro.
	4.
	Os modelos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem do aluno devem ser construídos e adaptados em cada escola. Contudo, todos devem apresentar condições de oferecer uma avaliação que seja diagnóstica do aluno e que retrate seus avanços e dificuldades. A partir disto, sabemos que as técnicas de aplicação de provas podem ser realizadas de três formas: orais, dissertativas e objetivas. Sobre os tipos de provas e sua importância, analise as seguintes sentenças:
I- Importante para avaliar habilidades e conhecimentos de expressão oral, para se verificar a pronúncia, a entonação, a pontuação e a fluência.
II- Importante para avaliar a habilidade mental que se deseja que o aluno demonstre com suas próprias palavras. 
III- Importante para avaliar a extensão dos conhecimentos, habilidades, composta por perguntas seguidas de diversas alternativas de respostas. 
IV- Importante somente para avaliar e obter um valor numérico, sem objetivos cognitivos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	No âmbito da pedagogia, a avaliação escolar é um processo sistematizado de registro e apreciação dos resultados obtidos com relação às metas educativas estabelecidas previamente. A avaliação de aprendizagem é mais frequente no caso dos alunos, e é feita através de provas escritas, orais, testes, participação nas aulas etc. Vários autores consideraram o método de avaliação através de testes e provas, subjetivo e artificial, que nem sempre consegue avaliar a capacidade do aluno e o que ele realmente sabe. Por esse motivo, muitas escolas usam o sistema de avaliação contínua, em que as sequências de aprendizagem são acompanhadas de forma eficaz, possibilitando ao aluno constatar a sua evolução e controlar a sua aprendizagem. Com relação a alguns conceitos de avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação educativa é um processo simples. A avaliação educativa começa com a interpretação dos resultados, para saber em que medida os objetivos foram alcançados, e finaliza com a formulação de um juízo de valor.
II- Avaliação em educação significa descrever algo em termos de atributos selecionados e julgar o grau de aceitabilidade do que foi descrito. O algo, que deve ser descrito e julgado, pode ser qualquer aspecto educacional, mas é tipicamente: um programa escolar, um procedimento curricular ou o comportamento de um indivíduo ou de um grupo.
III- A avaliação é um método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino e a aprendizagem. A avaliação é um sistema de controle da qualidade, pelo qual pode ser determinada, etapa por etapa do processo de ensino-aprendizagem, a efetividade ou não do processo e, em caso negativo, que mudanças devem ser feitas para garantir sua efetividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.significados.com.br/avaliacao/>.