Buscar

AVALIAÇÃO 1 DE NEURODESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simone Glória Costa Rabelo (1544850)
	
		Disciplina:
	Transtornos do Neurodesenvolvimento (LEE04)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443277) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11137078
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Gomes, et al (2011), o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) constitui uma doença mental grave, com preocupantes repercussões para a dinâmica familiar. Portanto, o envolvimento dos pais pode influenciar na resolução dos sintomas desse transtorno. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pensamentos insistentes (perturbadores) e recorrentes caracterizam o transtorno, desembocando em grande mal-estar psicológico.
(    ) O transtorno é caracterizado pela ingestão de exageradas quantidades de alimentos com rapidez. A perda de controle leva a criança a continuar comendo, mesmo que se sinta estufada ou saciada. 
(    ) A pessoa que sofre com o transtorno tenta esquecer os pensamentos perturbadores, ou substituí-los por outros.
(    ) A criança com TOC tenta ignorar pensamentos negativos por meio de imagens ou de comportamentos repetidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, Juliana Braga et al. Terapia cognitivo-comportamental com intervenção familiar para crianças e adolescentes com transtorno obsessivo-compulsivo: uma revisão sistemática. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul,  Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 121-127, 2011.   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082011000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 2 maio 2018.
	a)
	V - F - V - V.
	b)
	F - V - F - F.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	V - V - F - F.
	2.
	Conforme Farias e Cordeiro (2011), quando se trata de transtornos do humor em crianças e adolescentes, é fundamental investigar possíveis comorbidades, já que esses transtornos, muitas vezes, estão associados a outros transtornos neuropsiquiátricos. Se durante o processo diagnóstico for desconsiderada a comorbidade, é possível que ocorram indesejadas consequências no tratamento destas crianças. Levando em consideração o conceito de comorbidade, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Comorbidade é o ramo da ciência que estuda os diferentes fatores que intervêm na propagação de patologias, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção. 
(    ) Comorbidade é um conceito médico e significa que a pessoa, ao apresentar certa doença, tem possibilidade de desenvolver outros tipos de doenças concomitantemente.
(    ) A comorbidade é a regra, portanto é necessário sempre considerar a possibilidade de existência de mais de um transtorno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FARIAS, Antonio Carlos de; CORDEIRO, Mara Lucia. Transtornos do humor em crianças e adolescentes: atualização para pediatras. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 87, n. 5, p. 373-381, out. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572011000500003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 2 maio 2018.
	a)
	F - F - V.
	b)
	V - F - V.
	c)
	V - F - F.
	d)
	F - V - V.
	3.
	"A identificação e o tratamento precoces dos transtornos de ansiedade podem evitar repercussões negativas na vida da criança, tais como faltas constantes à escola e a consequente evasão escolar, a utilização demasiada de serviços de pediatria por queixas somáticas associadas à ansiedade e, possivelmente, a ocorrência de problemas psiquiátricos na vida adulta" (ASBAHR, 2004, p. 28). Além de acometer adultos, a ansiedade pode ocorrer também com crianças. Deste modo, sobre uma das manifestações da ansiedade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ASBAHR, Fernando R.. Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre, v. 80, n. 2, supl. p. 28-34, abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572004000300005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 2 maio 2018.
	a)
	O transtorno obssessivo-compulsivo - TOC.
	b)
	A Síndrome de Sjögren - SS.
	c)
	A Doença de Scheuermann - DS.
	d)
	A Síndrome Alopecia - SA.
	4.
	"É necessário destacar que o transtorno depressivo tem apresentação heterogênea já desde a infância, requerendo cuidadosa avaliação diagnóstica dos profissionais envolvidos com crianças e adolescentes. Seja com relação à sintomatologia ou com relação à evolução, a existência de patologias psiquiátricas comórbidas traz especial complicação no estudo das depressões infantojuvenis, sendo que a coexistência de múltiplos diagnósticos é mais a regra do que a exceção. Especialmente nestes períodos é necessário considerar a importância da utilização de várias fontes de informações (pais, professores e amigos) ao se estabelecer uma investigação clínica (BAHLS, 2002). Sobre o que significa o termo patologias, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BAHLS, Saint-Clair. Aspectos clínicos da depressão em crianças e adolescentes: clinical features. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre,  v. 78, n. 5, p. 359-366,  out.  2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572002000500004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:2  maio  2018.
	a)
	O estudo do sistema nervoso central.
	b)
	O estudo da doenças.
	c)
	O estudo do comportamento humano.
	d)
	O estudo dos patos.
	5.
	De acordo com Moura (2014), as crianças acometidas por epilepsia, geralmente são também expostas a outros fatores, decorrentes da doença, que podem influenciar negativamente no processo de aprendizagem dessas crianças. Tais fatores são: tipo de escola, assiduidade escolar, opinião e comportamento dos pais com relação a criança e desconhecimento do professor sobre a epilepsia. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Geralmente a primeira crise de epilepsia inicia depois dos cinco anos de idade.
(    ) Os quatro tipos de crises de epilepsia são: focais, tônicas, atônitas e clônicas.
(    ) Por vezes, podem ocorrer crises de epilepsia em decorrência da febre.
(    ) Algumas situações podem gerar uma crise epiléptica, como quedas (traumatismo) e intoxicações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOURA, Raissa Gomes Fonseca et al. Prevalência dos fatores instrínsecos e extrínsecos do processo de aprendizagem em crianças com epilepsia. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 472-478, abr. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000200472&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 maio 2018.
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	V - F - V - V.
	c)
	V - V - F - V.
	d)
	F - V - V - V.
	6.
	Para Rosario-Campos (2001), embora o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) inicialmente tenha sido considerado raro entre as crianças, ele vem apresentando taxas de prevalência muito parecidas quanto as da idade adulta, variando de 1,9 a 4,0%. Além disso, cerca de 1/3 dos pacientes adultos apresenta o início dos sintomas na infância. Tendo em vista os sinais que pais e professores precisam atentar no comportamento das crianças que podem apresentar TOC, analise as afirmativas a seguir:
I- A criança procura sempre organizar todos os brinquedos de maneira ortodoxa, diferente das outras crianças.
II- A criança não lava as mãos antes de ir à mesa.
III- Tendência a ritualizar atividades diárias, por exemplo, ao sair de casa, sempre segue um esquema mental envolvendo todos os passos e ações, do contrário, experimenta um sentimento de angústia/medo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROSARIO-CAMPOS, Maria Conceição do. Peculiaridades do transtorno obsessivo-compulsivo na infância e na adolescência. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 23, supl. 2, p. 24-26, out. 2001. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462001000600008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 2 maio 2018.
	a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	7.
	Alterações funcionais no cérebro podem acarretar transtornos de aprendizagem não verbal. Estes constituem alterações no sistema nervoso central, de crianças que apresentam inteligência convencional. Sobre as consequências dos transtornos de aprendizagem não verbal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Prejuízo no raciocínio matemático.
(    ) Déficits na inteligência espacial.
(    ) Alterações na coordenação motora.
(    ) Prejuízos nas habilidades sociais.
(    ) Prejuízos na percepção sensorial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - V - V.
	b)
	V - F - V - F - F.
	c)
	F - F - V - V - F.
	d)
	F - V - F - F - F.
	8.
	Neuropatologias pressupõem todas as disfunções geradas por lesão ou lesões no sistema nervoso central ou no sistema nervoso periférico. Sobre as duas neuropatologias muito perigosas durante a infância, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Doença de Spielmeyer-Vogt-Batten e autismo.
	b)
	Tuberculomas cerebrais múltiplos e transtorno específico da soletração.
	c)
	Crises de epilepsias e meningite.
	d)
	Cardiopatia crônica chagásica e disgrafia.
	9.
	De acordo com a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), seis tipos de transtornos compõem os "transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares". São eles: "transtorno específico da leitura, transtorno específico da soletração, transtorno específico da habilidade aritmética, transtorno misto de habilidades escolares, outros transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares e transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares" (ALVES; NAKANO, 2015, p. 88). Sobre os transtornos específicos da aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- Eles caracterizam-se por dificuldades no aprendizado e no uso de habilidades, como dificuldade na leitura, dificuldade na expressão escrita, dificuldade nos cálculos e raciocínio matemático.
II- São originados por alguma dificuldade psicológica e/ou psiquiátrica, como traumas, medos e inseguranças, sendo que sempre há alterações no cérebro.
III- Para diagnosticar o transtorno específico da aprendizagem, outros transtornos do neurodesenvolvimento devem estar ausentes no diagnóstico do sujeito, por exemplo, transtorno do espectro autista, esquizofrenia etc. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALVES, Rauni Jandé Roama; NAKANO, Tatiana de Cássia. Criatividade em indivíduos com transtornos e dificuldades de aprendizagem: revisão de pesquisas. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 19, n. 1, p. 87-96, abr. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100087&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 2 maio 2018.
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	10.
	"A prevalência de transtornos psiquiátricos na infância/adolescência é de 10-15%. As causas mais frequentes de atendimentos psiquiátricos emergenciais nesta faixa etária são: alterações de comportamento sem diagnóstico estabelecido, comportamento suicida e depressão. [...] São apresentadas as seguintes síndromes clínicas: comportamento agressivo, intoxicações, comportamento suicida, psicoses, transtornos ansiosos, transtornos alimentares e maus-tratos contra a crianças/adolescente" (SCIVOLETTO; BOARATI; TURKIEWICZ, 2010, p. S112). As palavras transtornos e síndromes possuem significados diferentes. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Transtornos. 
II- Síndromes.
(    ) São doenças nas quais é possível identificar claramente as características, o desenvolvimento e os aspectos psicológicos e físicos. 
(    ) São conjuntos de sinais (alterações físicas no corpo) e sintomas (alterações comportamentais, emocionais, psicológicas) de um tipo de doença mental, mas ainda não se tem total clareza de como se inicia e como ocorre o seu desenvolvimento.
(    ) São doenças em que se pode identificar as antecedências, os comportamentos e as respostas aos tratamentos com certa previsão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCIVOLETTO, Sandra; BOARATI, Miguel Angelo; TURKIEWICZ, Gizela. Emergências psiquiátricas na infância e adolescência. Rev. Bras. Psiquiatr.,  São Paulo ,  v. 32, supl. 2, p. S112-S120, out. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462010000600008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 2 maio 2018.
	a)
	II - II - I.
	b)
	I - I - II.
	c)
	II - I - II.
	d)
	I - II - I.
Parte inferior do formulário

Outros materiais