Logo Passei Direto
Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O termo expressão oral faz referência a toda comunicação realizada por intermédio da palavra. Quando pensamos nos seres humanos, a expressão oral faz parte do uso de uma faculdade inata que o capacita para articular os sons de modo sistemático e se comunicar. A expressão oral é uma das primeiras formas complexas de expressão do homem, seja desde a história da humanidade como desde a própria história de cada pessoa.
Sobre a oralidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) A oralidade é uma maneira de se expressar anterior à palavra escrita e é sobre ela que a escritura se desenvolve.
b) A oralidade é uma forma de linguagem que permite a expressão, sendo que não existem outras possibilidades de interação.
c) A oralidade é uma maneira de se expressar posterior à palavra escrita e é sobre ela que a escritura se desenvolve.
d) A oralidade e/ou a capacidade da fala não têm ligação direta com a estrutura do aparelho fonador.

Entre a língua falada e a escrita existem diferenças marcantes. Escrever um texto é diferente de falar uma mensagem, pois cada uma dessas formas de expressão tem características próprias.
Entre as principais diferenças que envolvem a língua e a escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A língua escrita não apresenta recursos como entonação e ritmo, que enriquecem a língua falada.
( ) Quando falamos, podemos utilizar recursos da linguagem não verbal, como gestos e expressões fisionômicas, o que não ocorre na comunicação escrita.
( ) Na linguagem falada, geralmente há repetição de palavras e emprego de gírias e expressões populares em maior quantidade do que na escrita.
( ) Quem está proferindo a mensagem falada pode perceber imediatamente a reação do receptor, fato impossível no caso da mensagem escrita.
a) V - F - F - F.
b) V - V - V - V.
c) F - V - V - V.
d) V - V - F - V.

O leitor crítico é aquele que vai além do título e da capa de um livro. Sempre lê a sinopse, porém é uma ou duas palavras que contém nela que lhe chama atenção. Ao folhear o livro, ele encontra trechos que o fazem pensar naquela leitura como um desafio que tem que superar. Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título sempre vai dizer algo mais a ele. Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
a) O leitor crítico infere acerca das intenções do autor.
b) O leitor crítico objetiva emocionar-se com a leitura.
c) O leitor crítico apenas decodifica o que lê.
d) O leitor crítico lê por mero deleite.

A leitura imagética propicia o primeiro contato com narrativas. A criança constrói significados pelo ajustamento de códigos e regras viabilizados pelas ilustrações.
Sobre a caracterização da leitura imagética, assinale a alternativa CORRETA:
a) O leitor imagético é seduzido inicialmente pela visualidade, pelo reconhecimento figurativo. É movido pela curiosidade, descoberta e pela ativação da fantasia.
b) Ler a imagem é desconsiderar a representação do mundo, pois o artista despreza essas características e qualidades.
c) Educar o olhar do aluno é incapacitá-lo para a crítica, prática que dispensa o acesso e diálogo com a visualidade e a oralidade.
d) Ler a imagem é ignorar outras possibilidades de leitura, pois as ilustrações desfavorecem a compreensão desse universo e reduzem o prazer da leitura.

A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Entretanto, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens.
Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona exclusivamente com a linguagem verbal:
a) Utiliza meios comunicativos, como placas, figuras, gestos e objetos.
b) Não utiliza o vocábulo das palavras para se comunicar.
c) O objetivo é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando.
d) São alguns exemplos: o semáforo, o apito do juiz e o cartão vermelho.

A comunicação, principalmente nos dias de hoje, é assunto muito discutido. A necessidade que temos de nos comunicar é enorme. Procuramos por rapidez e inovação quando desejamos interagir com as pessoas. Com as novas tecnologias, presenciamos uma explosão de novos gêneros e formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita.
No que se refere às tecnologias e aos gêneros textuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estão ligados à transformação da sociedade, sendo que o ato de falar e escrever está sempre perpassado por algum gênero e, este, por sua vez, será permeado por tipos textuais.
( ) O correio eletrônico, as cartas pessoais ou comerciais e o bilhete são gêneros textuais.
( ) A lista de gêneros é reduzida, tal qual como os tipos de textos são empiricamente realizados.
( ) Os gêneros resultantes das novas tecnologias criam formas comunicativas com signos verbais, sons, imagens simultâneas.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - F.

As estruturas que compõem os textos, sejam eles orais ou escritos, são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns. Procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.
Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona à explicação dada:
A Termos integrantes da oração.
B Os textos injuntivos.
C Os gêneros textuais.
D A linguagem não verbal.

Quando falamos em produção textual, logo citamos os tipos textuais. A tipologia textual abarca a narração, a descrição, a argumentação, a exposição e a injunção. Cada tipologia textual apresenta suas características e suas particularidades, que são capazes de diferenciá-los um do outro.
No que se refere aos tipos de texto: descritivo, injuntivo e argumentativo e suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- São características dos textos descritivos a reprodução irreal do objeto. Para tanto, o escritor emprega a linguagem conotativa. Já na subjetiva, o objeto é idealizado a partir de como ele é visto e sentido. Esta última é comumente encontrada em textos jornalísticos e faz uso da linguagem conotativa, das comparações, das metáforas.
II- O texto argumentativo caracteriza-se por ampliar a discussão de uma ideia, de um assunto ou tema, com o objetivo de influenciar, persuadir, conquistar. Poderá vir acompanhado de provas e técnicas de convencimento, com o intuito de provocar a adesão ou mudança de um ponto de vista.
III- O texto injuntivo é organizado de modo a incidir diretamente sobre os sentidos. Para tanto, o interlocutor poderá lançar mão de verbos no imperativo.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

As escolas da rede pública brasileira, a cada três anos, passam pelo mesmo ritual: a seleção das publicações que vão complementar os estudos dos alunos e ajudar o professor a ensinar. Esse processo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e é organizado por segmento.
Quando da escolha do livro didático, é pertinente considerar alguns aspectos. Sobre esses aspectos, analise as seguintes afirmativas:
I- Há que se considerar que os livros didáticos podem conter erros conceituais, deficiências quanto à organização metodológica, presença de estereótipos, suporte de informação equivocada e veículo de ideologias e valores culturais.
II- É interessante que contenham ilustrações coloridas, recortes de revistas e jornais, charges, textos jornalísticos, fotografias, gráficos, uma vez que a formatação, decorrente de recursos gráficos midiáticos envolve textos e atividades atrativas para os estudantes acostumados aos apelos consumistas.
III- Necessário se faz que a linguagem utilizada no livro didático tenha por objetivo mediar relações com o estudante, contribuindo, assim, para efetivar uma proposta, cuja pretensão é aproximar o material à realidade dos jovens. Além disso, observar que este contempla os diferentes gêneros discursivos.
IV- A reflexão epilinguística é um fator secundário, pois apenas conduz o estudante a refletir sobre o uso da língua no dia a dia.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

(ENADE, 2011) Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os "erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente dialoga com outros textos e com vários leitores.
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a opção CORRETA:
a) A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de avaliação.
b) Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser priorizada como propósito comunicativo.
c) A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na escola.
d) É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação humana.

(ENADE, 2014) Verifica-se que a palavra "pena", na primeira fala, foi empregada com o mesmo sentido que no seguinte trecho:
Assinale a alternativa que apresenta a palavra "pena" com o mesmo sentido:
a) "Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido" (Fernando Pessoa).
b) "E pra deixar acontecer/ A pena tem que valer/ Tem que ser com você" (Jorge e Mateus).
c) "Aprendi a amar menos, o que foi uma pena, e aprendi a ser mais cínica com a vida, o que também foi uma pena, mas necessário. Viver pra sempre tão boba e perdida teria sido fatal" (Tati Bernardi).
d) "A primeira imagem que surge quando o assunto é pena são pássaros" (Arte no Corpo).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O termo expressão oral faz referência a toda comunicação realizada por intermédio da palavra. Quando pensamos nos seres humanos, a expressão oral faz parte do uso de uma faculdade inata que o capacita para articular os sons de modo sistemático e se comunicar. A expressão oral é uma das primeiras formas complexas de expressão do homem, seja desde a história da humanidade como desde a própria história de cada pessoa.
Sobre a oralidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) A oralidade é uma maneira de se expressar anterior à palavra escrita e é sobre ela que a escritura se desenvolve.
b) A oralidade é uma forma de linguagem que permite a expressão, sendo que não existem outras possibilidades de interação.
c) A oralidade é uma maneira de se expressar posterior à palavra escrita e é sobre ela que a escritura se desenvolve.
d) A oralidade e/ou a capacidade da fala não têm ligação direta com a estrutura do aparelho fonador.

Entre a língua falada e a escrita existem diferenças marcantes. Escrever um texto é diferente de falar uma mensagem, pois cada uma dessas formas de expressão tem características próprias.
Entre as principais diferenças que envolvem a língua e a escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A língua escrita não apresenta recursos como entonação e ritmo, que enriquecem a língua falada.
( ) Quando falamos, podemos utilizar recursos da linguagem não verbal, como gestos e expressões fisionômicas, o que não ocorre na comunicação escrita.
( ) Na linguagem falada, geralmente há repetição de palavras e emprego de gírias e expressões populares em maior quantidade do que na escrita.
( ) Quem está proferindo a mensagem falada pode perceber imediatamente a reação do receptor, fato impossível no caso da mensagem escrita.
a) V - F - F - F.
b) V - V - V - V.
c) F - V - V - V.
d) V - V - F - V.

O leitor crítico é aquele que vai além do título e da capa de um livro. Sempre lê a sinopse, porém é uma ou duas palavras que contém nela que lhe chama atenção. Ao folhear o livro, ele encontra trechos que o fazem pensar naquela leitura como um desafio que tem que superar. Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título sempre vai dizer algo mais a ele. Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
a) O leitor crítico infere acerca das intenções do autor.
b) O leitor crítico objetiva emocionar-se com a leitura.
c) O leitor crítico apenas decodifica o que lê.
d) O leitor crítico lê por mero deleite.

A leitura imagética propicia o primeiro contato com narrativas. A criança constrói significados pelo ajustamento de códigos e regras viabilizados pelas ilustrações.
Sobre a caracterização da leitura imagética, assinale a alternativa CORRETA:
a) O leitor imagético é seduzido inicialmente pela visualidade, pelo reconhecimento figurativo. É movido pela curiosidade, descoberta e pela ativação da fantasia.
b) Ler a imagem é desconsiderar a representação do mundo, pois o artista despreza essas características e qualidades.
c) Educar o olhar do aluno é incapacitá-lo para a crítica, prática que dispensa o acesso e diálogo com a visualidade e a oralidade.
d) Ler a imagem é ignorar outras possibilidades de leitura, pois as ilustrações desfavorecem a compreensão desse universo e reduzem o prazer da leitura.

A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Entretanto, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens.
Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona exclusivamente com a linguagem verbal:
a) Utiliza meios comunicativos, como placas, figuras, gestos e objetos.
b) Não utiliza o vocábulo das palavras para se comunicar.
c) O objetivo é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando.
d) São alguns exemplos: o semáforo, o apito do juiz e o cartão vermelho.

A comunicação, principalmente nos dias de hoje, é assunto muito discutido. A necessidade que temos de nos comunicar é enorme. Procuramos por rapidez e inovação quando desejamos interagir com as pessoas. Com as novas tecnologias, presenciamos uma explosão de novos gêneros e formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita.
No que se refere às tecnologias e aos gêneros textuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estão ligados à transformação da sociedade, sendo que o ato de falar e escrever está sempre perpassado por algum gênero e, este, por sua vez, será permeado por tipos textuais.
( ) O correio eletrônico, as cartas pessoais ou comerciais e o bilhete são gêneros textuais.
( ) A lista de gêneros é reduzida, tal qual como os tipos de textos são empiricamente realizados.
( ) Os gêneros resultantes das novas tecnologias criam formas comunicativas com signos verbais, sons, imagens simultâneas.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - F.

As estruturas que compõem os textos, sejam eles orais ou escritos, são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns. Procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.
Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona à explicação dada:
A Termos integrantes da oração.
B Os textos injuntivos.
C Os gêneros textuais.
D A linguagem não verbal.

Quando falamos em produção textual, logo citamos os tipos textuais. A tipologia textual abarca a narração, a descrição, a argumentação, a exposição e a injunção. Cada tipologia textual apresenta suas características e suas particularidades, que são capazes de diferenciá-los um do outro.
No que se refere aos tipos de texto: descritivo, injuntivo e argumentativo e suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- São características dos textos descritivos a reprodução irreal do objeto. Para tanto, o escritor emprega a linguagem conotativa. Já na subjetiva, o objeto é idealizado a partir de como ele é visto e sentido. Esta última é comumente encontrada em textos jornalísticos e faz uso da linguagem conotativa, das comparações, das metáforas.
II- O texto argumentativo caracteriza-se por ampliar a discussão de uma ideia, de um assunto ou tema, com o objetivo de influenciar, persuadir, conquistar. Poderá vir acompanhado de provas e técnicas de convencimento, com o intuito de provocar a adesão ou mudança de um ponto de vista.
III- O texto injuntivo é organizado de modo a incidir diretamente sobre os sentidos. Para tanto, o interlocutor poderá lançar mão de verbos no imperativo.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

As escolas da rede pública brasileira, a cada três anos, passam pelo mesmo ritual: a seleção das publicações que vão complementar os estudos dos alunos e ajudar o professor a ensinar. Esse processo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e é organizado por segmento.
Quando da escolha do livro didático, é pertinente considerar alguns aspectos. Sobre esses aspectos, analise as seguintes afirmativas:
I- Há que se considerar que os livros didáticos podem conter erros conceituais, deficiências quanto à organização metodológica, presença de estereótipos, suporte de informação equivocada e veículo de ideologias e valores culturais.
II- É interessante que contenham ilustrações coloridas, recortes de revistas e jornais, charges, textos jornalísticos, fotografias, gráficos, uma vez que a formatação, decorrente de recursos gráficos midiáticos envolve textos e atividades atrativas para os estudantes acostumados aos apelos consumistas.
III- Necessário se faz que a linguagem utilizada no livro didático tenha por objetivo mediar relações com o estudante, contribuindo, assim, para efetivar uma proposta, cuja pretensão é aproximar o material à realidade dos jovens. Além disso, observar que este contempla os diferentes gêneros discursivos.
IV- A reflexão epilinguística é um fator secundário, pois apenas conduz o estudante a refletir sobre o uso da língua no dia a dia.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

(ENADE, 2011) Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os "erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente dialoga com outros textos e com vários leitores.
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a opção CORRETA:
a) A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de avaliação.
b) Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser priorizada como propósito comunicativo.
c) A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na escola.
d) É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação humana.

(ENADE, 2014) Verifica-se que a palavra "pena", na primeira fala, foi empregada com o mesmo sentido que no seguinte trecho:
Assinale a alternativa que apresenta a palavra "pena" com o mesmo sentido:
a) "Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido" (Fernando Pessoa).
b) "E pra deixar acontecer/ A pena tem que valer/ Tem que ser com você" (Jorge e Mateus).
c) "Aprendi a amar menos, o que foi uma pena, e aprendi a ser mais cínica com a vida, o que também foi uma pena, mas necessário. Viver pra sempre tão boba e perdida teria sido fatal" (Tati Bernardi).
d) "A primeira imagem que surge quando o assunto é pena são pássaros" (Arte no Corpo).

Prévia do material em texto

O termo expressão oral faz referência a toda comunicação realizada por intermédio da palavra. Quando pensamos nos seres humanos, a expressão oral faz parte do uso de uma faculdade inata que o capacita para articular os sons de modo sistemático e se comunicar. A expressão oral é uma das primeiras formas complexas de expressão do homem, seja desde a história da humanidade como desde a própria história de cada pessoa. Sobre a oralidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A oralidade é uma maneira de se expressar anterior à palavra escrita e é sobre ela que a escritura se desenvolve.
	 b)
	A oralidade e/ou a capacidade da fala não têm ligação direta com a estrutura do aparelho fonador.
	 c)
	A oralidade é uma maneira de se expressar posterior à palavra escrita e é sobre ela que a escritura se desenvolve.
	 d)
	A oralidade é uma forma de linguagem que permite a expressão, sendo que não existem outras possibilidades de interação.
	2.
	Entre a língua falada e a escrita existem diferenças marcantes. Escrever um texto é diferente de falar uma mensagem, pois cada uma dessas formas de expressão tem características próprias. Entre as principais diferenças que envolvem a língua e a escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A língua escrita não apresenta recursos como entonação e ritmo, que enriquecem a língua falada.
(    ) Quando falamos, podemos utilizar recursos da linguagem não verbal, como gestos e expressões fisionômicas, o que não ocorre na comunicação escrita.
(    ) Na linguagem falada, geralmente há repetição de palavras e emprego de gírias e expressões populares em maior quantidade do que na escrita.
(    ) Quem está proferindo a mensagem falada pode perceber imediatamente a reação do receptor, fato impossível no caso da mensagem escrita.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	O leitor crítico é aquele que vai além do título e da capa de um livro. Sempre lê a sinopse, porém é uma ou duas palavras que contém nela que lhe chama atenção. Ao folhear o livro, ele encontra trechos que o fazem pensar naquela leitura como um desafio que tem que superar. Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título sempre vai dizer algo mais a ele. Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O leitor crítico objetiva emocionar-se com a leitura.
	 b)
	O leitor crítico lê por mero deleite.
	 c)
	O leitor crítico infere acerca das intenções do autor.
	 d)
	O leitor crítico apenas decodifica o que lê.
	4.
	A leitura imagética propicia o primeiro contato com narrativas. A criança constrói significados pelo ajustamento de códigos e regras viabilizados pelas ilustrações. Sobre a caracterização da leitura imagética, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Educar o olhar do aluno é incapacitá-lo para a crítica, prática que dispensa o acesso e diálogo com a visualidade e a oralidade.
	 b)
	O leitor imagético é seduzido inicialmente pela visualidade, pelo reconhecimento figurativo. É movido pela curiosidade, descoberta e pela ativação da fantasia.
	 c)
	Ler a imagem é ignorar outras possibilidades de leitura, pois as ilustrações desfavorecem a compreensão desse universo e reduzem o prazer da leitura.
	 d)
	Ler a imagem é desconsiderar a representação do mundo, pois o artista despreza essas características e qualidades.
	5.
	É um documento digital composto de textos interconectados através de links ou palavras-chave destacadas que, quando clicadas, levam para o assunto desejado, mesmo que esteja em outro arquivo. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este conceito:
	 a)
	Virtual.
	 b)
	Hipertexto.
	 c)
	Fórum.
	 d)
	Suporte.
	6.
	A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Entretanto, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Sendo assim, podemos dizer que a linguagem se subdivide em linguagem verbal e linguagem não verbal. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona exclusivamente com a linguagem verbal:
	 a)
	O objetivo é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando.
	 b)
	São alguns exemplos: o semáforo, o apito do juiz e o cartão vermelho.
	 c)
	Utiliza meios comunicativos, como placas, figuras, gestos e objetos.
	 d)
	Não utiliza o vocábulo das palavras para se comunicar.
	7.
	A comunicação, principalmente nos dias de hoje, é assunto muito discutido. A necessidade que temos de nos comunicar é enorme. Procuramos por rapidez e inovação quando desejamos interagir com as pessoas. Com as novas tecnologias, presenciamos uma explosão de novos gêneros e formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita. No que se refere às tecnologias e aos gêneros textuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Estão ligados à transformação da sociedade, sendo que o ato de falar e escrever está sempre perpassado por algum gênero e, este, por sua vez, será permeado por tipos textuais.
(    ) O correio eletrônico, as cartas pessoais ou comerciais e o bilhete são gêneros textuais.
(    ) A lista de gêneros é reduzida, tal qual como os tipos de textos são empiricamente realizados.
(    ) Os gêneros resultantes das novas tecnologias criam formas comunicativas com signos verbais, sons, imagens simultâneas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	As estruturas que compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. São socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns. Procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada um tem seu estilo próprio, podendo, então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona à explicação dada:
	 a)
	Termos integrantes da oração.
	 b)
	Os gêneros textuais.
	 c)
	Os textos injuntivos.
	 d)
	A linguagem não verbal.
	9.
	Quando falamos em produção textual, logo citamos os tipos textuais. A tipologia textual abarca a narração, a descrição, a argumentação, a exposição e a injunção. Cada tipologia textual apresenta suas características e suas particularidades, que são capazes de diferenciá-los um do outro. No que se refere aos tipos de texto: descritivo, injuntivo e argumentativo e suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- São características dos textos descritivos a reprodução irreal do objeto. Para tanto, o escritor emprega a linguagem conotativa. Já na subjetiva, o objeto é idealizado a partir de como ele é visto e sentido. Esta última é comumente encontrada em textos jornalísticos e faz uso da linguagem conotativa, das comparações, das metáforas. 
II- O texto argumentativo caracteriza-se por ampliar a discussão de uma ideia, de um assunto ou tema, com o objetivo de influenciar, persuadir, conquistar. Poderá vir acompanhado de provas e técnicas de convencimento, com o intuito de provocar a adesão ou mudança de um ponto de vista.
III- O texto injuntivo é organizado de modo a incidir diretamente sobre os sentidos. Para tanto, o interlocutor poderá lançar mão de verbos no imperativo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	10.
	As escolas da rede pública brasileira, a cada três anos, passampelo mesmo ritual: a seleção das publicações que vão complementar os estudos dos alunos e ajudar o professor a ensinar. Esse processo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e é organizado por segmento. Quando da escolha do livro didático, é pertinente considerar alguns aspectos. Sobre esses aspectos, analise as seguintes afirmativas: 
I- Há que se considerar que os livros didáticos podem conter erros conceituais, deficiências quanto à organização metodológica, presença de estereótipos, suporte de informação equivocada e veículo de ideologias e valores culturais. 
II- É interessante que contenham ilustrações coloridas, recortes de revistas e jornais, charges, textos jornalísticos, fotografias, gráficos, uma vez que a formatação, decorrente de recursos gráficos midiáticos envolve textos e atividades atrativas para os estudantes acostumados aos apelos consumistas. 
III- Necessário se faz que a linguagem utilizada no livro didático tenha por objetivo mediar relações com o estudante, contribuindo, assim, para efetivar uma proposta, cuja pretensão é aproximar o material à realidade dos jovens. Além disso, observar que este contempla os diferentes gêneros discursivos. 
IV- A reflexão epilinguística é um fator secundário, pois apenas conduz o estudante a refletir sobre o uso da língua no dia a dia. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os "erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente dialoga com outros textos e com vários leitores. 
FONTE: BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: reflexões sobre o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C., MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 147. 
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser priorizada como propósito comunicativo.
	 b)
	A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na escola.
	 c)
	A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de avaliação.
	 d)
	É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação humana.
	12.
	(ENADE, 2014) Verifica-se que a palavra "pena", na primeira fala, foi empregada com o mesmo sentido que no seguinte trecho:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.chargeonline.com.br>. Acesso em: 26 jul. 2014.
	
	 a)
	"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido" (Fernando Pessoa).
	 b)
	"E pra deixar acontecer/ A pena tem que valer/ Tem que ser com você" (Jorge e Mateus).
	 c)
	"Aprendi a amar menos, o que foi uma pena, e aprendi a ser mais cínica com a vida, o que também foi uma pena, mas necessário. Viver pra sempre tão boba e perdida teria sido fatal" (Tati Bernardi).
	 d)
	"A primeira imagem que surge quando o assunto é pena são pássaros" (Arte no Corpo).

Mais conteúdos dessa disciplina