Buscar

fundamentos da epidimiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		Nos últimos 100 anos, o Brasil passou por um processo de transição epidemiológica e demográfica. Pode-se constatar esse fato pelo aumento da expectativa de vida e pelo(a):
	
	
	
	
	aumento da natalidade e da fecundidade
	
	
	aumento da mortalidade proporcional por doenças infecciosas
	
	
	diminuição no acesso à saúde e no controle de infecções
	
	
	aumento da mortalidade por diabetes e neoplasias
	
	
	diminuição da cobertura vacinal
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A história natural das doenças abrange o conhecimento sobre a evolução da morbidade em um indivíduo, na ausência de tratamento, no decorrer de um período suficiente para que chegue a um desfecho (cura ou óbito). Esse processo, portanto, tem início com a exposição a fatores capazes de causar a doença e seu desenvolvimento. Se não houver a intervenção médica culminará com a recuperação, incapacidade ou morte. Qual das alternativas abaixo indica situações verdadeiras em relação à História Natural das Doenças?
	
	
	
	
	O Horizonte Clínico ocorre na Fase Suscetível.
	
	
	O Horizonte Clínico ocorre na Fase de Recuperação, Incapacidade ou Morte.
	
	
	As Alterações Patológicas tem seu início na Fase Suscetível.
	
	
	As Alterações Patológicas tem seu início na Fase de Doença com Manifestações Clínicas.
	
	
	As Alterações Patológicas tem seu início na Fase de Doença Subclínica.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Quanto aos níveis de atenção à saúde, a atenção secundária compreende: 
	
	
	
	
	Realizada no período pré- patogênico
	
	
	Representa a aplicação de medidas que refere-se a determinado agravo  à saúde
	
	
	Diagnóstico precoce 
	
	
	Promoção da saúde e prevenção de doenças 
	
	
	Alcançar a recuperação através de reabilitação
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades nas condições sociais e de saúde. A iniquidade na saúde pode ser definida como a presença de diferenças injustas, evitáveis ou remediáveis na saúde de populações ou grupos definidos com critérios sociais, econômicos, demográficos ou geográficos. Sobre as iniquidades são feitas as seguintes afirmações: I De acordo com os dados do IBGE, PNAD, 2004, 83% dos domicílios urbanos estão ligados à rede geral de abastecimento de água e apenas 25% dos domicílios rurais recebem água da rede geral. II Em alguns municípios do Amazonas o percentual de crianças e adolescentes pobres é superior a 90%. III No Nordeste em 2010 existiam quase meio milhão de jovens analfabetos. IV A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) segundo a renda familiar em 2000 foi 34,5% nas famílias mais pobres e 15,8% nas famílias mais ricas. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras
	
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		De acordo com muitas análises mundiais, não há uma correlação entre os indicadores de riqueza de uma sociedade e os indicadores de saúde de uma população. Diante disso, além dos fatores biológicos e ambientais, aquele que está envolvido com o estilo de vida é:
	
	
	
	
	idade
	
	
	gênero
	
	
	cultura
	
	
	atividade física  
	
	
	herança genética
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A melhor definição de MORBIDADE é
	
	
	
	
	Número de pacientes que irão a óbito num prazo determinado de tempo.
	
	
	Conjunto de indivíduos que não adquirem doenças em uma determinada população.
	
	
	O mesmo que Mortalidade.
	
	
	Número de óbitos em razão de uma doença específica
	
	
	Conjunto de indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Assinale a alternativa FALSA:
	
	
	
	
	O coeficiente de mortalidade infantil é calculado dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de 6 meses pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por mil o valor encontrado.
	
	
	A letalidade da raiva é próxima de 100%.
	
	
	O coeficiente de letalidade, sempre expresso em termos percentuais, permite avaliar a gravidade da doença.
	
	
	Os coeficientes de mortalidade são definidos como coeficientes entre as frequências absolutas de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer.
	
	
	Os coeficientes de mortalidade podem ser categorizados segundo os critérios diversos tais como sexo, idade ou estado civil.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis de pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável lugar NÃO É CORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação.
	
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural, distrito sanitário, bairro, município, etc.), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde, etc.
	
	
	Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros.
	
	
	O local onde as pessoas vivem ou trabalham não se relaciona ao tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	
	Dizer onde ocorre uma determinada doença significa o mesmo que dizer em que tipo de ambiente essa doença ocorre.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
	
	
	
	
	Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.
	
	
	A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resoluçãode problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
	
	
	A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.
	
	
	A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
	
	
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.

Outros materiais