Buscar

Oficina de Projetos de Iniciação Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Campus Venâncio Aires
Curso de Licenciatura para Graduados Não Licenciados
 
Semana 2
Resenha: A escrita de artigo acadêmico na universidade: Autoria X Plágio 
Roberta Machado
Trabalho da Disciplina Oficina de Projetos de Iniciação Científica Tecnológica
 Tutor: Prof. Edimara Sartori
Venâncio Aires, 24 de Março de 2019
ARTIGO ACADÊMICO NA UNIVERSIDADE
RESEARCH PAPER AT THE UNIVERSITY
O presente artigo, “ A escrita de artigo acadêmico na universidade: Autoria x Plágio, de Maria Fática Alves e Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de Moura fala sobre a escrita no contexto acadêmico, está, que tem sido reconhecida como uma atividade complexa. Pois, nem mesmo o ingresso do graduando em curso de nível superior é suficiente para a apropriação e o domínio dos gêneros. Sendo assim, de acordo com Lea & Street (1998), necessário outros letramentos, implicando a adaptação a novas formas de saber: novas maneiras de compreender, interpretar e organizar o conhecimento. 
Podemos observar na obra, que a escrita no contexto acadêmico se dá através do locus de tensão entre a necessidade de cumprimento de atividades de escrita científica dentro das disciplinas versus a produção do conhecimento a partir da elaboração de um texto que desenvolva uma linha argumentativa com traços de autoria, em defesa de um ponto de vista. Assim, diante deste tema é que se desenrola o texto estudado. Tendo seu foco na observação de plágio versus marcas de autoria presentes em introduções de artigos acadêmicos produzidos por graduandos iniciantes de um Curso de Licenciatura, realizadas como atividade avaliativa relativa ao cumprimento de nota dentro de um componente curricular do referido curso. Para tanto, as autoras realizaram uma pesquisa qualitativa, destacando algumas das especificidades da escrita acadêmica, como também a noção de plágio e de autoria a partir da contribuição de estudiosos, notadamente a partir da noção bakhtiniana de autoria. 
Porém, antes de darem início a metodologia do estudo, as autoras apontam que, historicamente, os alunos têm convivido com a prática de cópia de produções textuais de outros, seja parcial ou total, com omissão da fonte (SILVA, 2008, p. 357). E ainda, nos apresentam a escrita em um contexto nacional. Retratando diversos estudiosos, a exemplo de Bezerra (2012), Santos (2013), Oliveira (2010), Marinho (2010), Machado (2004), Silva (2012; 2014) e de Figueiredo e Bonini (2006). Esses, que afirmavam ser durante a formação no ensino superior que os estudantes universitários adquiriam a capacidade de discutir e aplicar conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso (ou das disciplinas), expondo suas ideias sobre determinado tema, de forma clara e convincente por meio dos gêneros acadêmicos. Sendo contrário ao pensamento defendido pelas pesquisadoras que perceberam, através do presente estudo, que muitos alunos demonstram dificuldade na produção de trabalhos escritos, tanto no que se refere à forma do texto quanto no que diz respeito à construção de uma linha argumentativa e/ou expositiva que possibilite a exposição e a discussão clara de teorias, fatos, ideias e posições pessoais. 
Por fim, a análise dos dados da pesquisa evidenciou que as colaboradoras da pesquisa recorreram à prática da cópia indevida (plágio) em função de uma série de dificuldades, sobretudo, na construção do discurso científico e no desenvolvimento de uma linha argumentativa ou expositiva de forma clara e autônoma. Não se assumindo como os sujeitos dos seus discursos. 
Podemos assim, constatar que vários são os fatores que levam a visualização da complexidade da escrita. O primeiro deles, é a falta do domínio da temática, advinda, certamente, da falta do conhecimento do assunto a ser tratado. O segundo fator, relacionado à questão do letramento acadêmico, diz respeito à falta de familiaridade com os gêneros acadêmicos e da inexperiência em relação à produção de artigos científicos, pois embora o histórico de letramento das colaboradoras tenha apontado uma relação de proximidade com a escrita, o artigo científico é um texto específico do contexto universitário, para o qual são exigidas novas maneiras de compreender, interpretar e organizar o conhecimento. Levando assim, juntamente com diversos outros fatores ao uso do plágio. 
REFERÊNCIAS
ALVES, Maria Fátima & MOURA, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de. A escrita de artigo acadêmico na universidade: Autoria x Plágio. Ilha do Desterro v. 69, nº3, p. 077-093, Florianópolis, set/dez 2016.

Outros materiais