Buscar

Teste de História - Classificação, Temas e Metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No ensino de História, deparamo-nos a cada momento com fatos que determinam o desenvolvimento e a construção do conhecimento histórico de cada pessoa e, consequentemente, da sociedade. As fontes que são retiradas desses fatos podem ser de diversas formas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As fontes históricas são elementos que auxiliam na construção da história de uma comunidade de um povo.
(    ) As fontes históricas são desconsideradas na construção da história de uma sociedade.
(    ) As fontes históricas podem ser compreendidas como fontes escritas, orais, materiais visuais.
(    ) As fontes históricas são determinadas tão somente pelos fatos ocorridos no passado de um povo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	Dentro dos eixos temáticos, encontramos a História do Cotidiano, em que os alunos encontram sua identidade, suas particularidades, suas semelhanças. Estes eixos temáticos envolvem todo o conhecimento e vivências dos indivíduos, no âmbito escolar, comunitário e familiar. Assim sendo, assinale a alternativa CORRETA no que se refere à História do Cotidiano:
	 a)
	A história deve ser pensada como uma dimensão temporal da realidade, o tempo de realização de toda e qualquer ação humana, seja esta em qualquer espaço indefinido.
	 b)
	Em âmbito nacional, já é proposta nos currículos do Ensino Fundamental desde as décadas de 1970 e 1980, assumindo diferentes formas de abordagem. As propostas curriculares eram organizadas nos chamados Círculos Concêntricos.
	 c)
	Diversos temas são pesquisados na história. Os temas escolhidos variam do mundo do trabalho e dos fenômenos migratórios à análise da evolução das representações e discursos. A História, enquanto estudo da memória coletiva, é reveladora de mentalidades.
	 d)
	É uma corrente que nasceu na década de 60, na França, com a ideia de observar a realidade sob o prisma das pessoas comuns, de seus hábitos e ritos que são vivenciados no cotidiano, tirando de foco os grandes nomes e acontecimentos ocorridos (política ou economicamente) e demonstrando, assim, a riqueza de momento destas pessoas.
	3.
	Ao tratarmos da metodologia aplicada nas aulas de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cabe verificar que o professor em sua caminhada com as crianças necessita buscar elementos que o auxiliem na construção do conhecimento destas. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O professor, sabedor de suas responsabilidades, precisa buscar com os alunos o diálogo e os saberes já existentes.
II- O professor necessita buscar através de seus conhecimentos elaborar apenas a decodificação de símbolos pelos seus alunos.
III- O professor necessita instigar no aluno a leitura crítica de mundo e assim fazer deste sujeito um ser transformador de sua história.
IV- O professor consciente de suas funções precisa dentro das aulas de História recriar na criança a noção de sujeito histórico.
Agora, assinale  a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	4.
	No período Contemporâneo, os historiadores passam a perceber que a Europa já não poderia mais ser vista como o centro do mundo, assim  eles afirmam que é necessário olhar os outros povos, as outras partes do globo terrestre. Frente a isso, sobre a visão que os historiadores passaram a ter a partir desta mudança de foco, analise a seguintes sentenças:
I- Os historiadores passam a verificar que a História precisa ser observada a partir do mundo ocidental, isso na metade do século XIX.
II- No período Contemporâneo passa-se a ter influência dos historiadores na visão materialista e na visão histórica das civilizações.
III- No período Contemporâneo, em meados de 1970, o ensino de História passa a ter a influência das tendências marxistas.
IV- Neste período, o materialismo histórico deixou de ser utilizado, abrindo mão da elaboração de diversos materiais didáticos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	A concepção de mundo conhecida como histórico-crítica concebe a história humana de maneira  heterogênea. Dentro desta concepção, a história humana passa a ter nova roupagem a cada movimento histórico. Assim sendo, podemos dizer que a história humana é:
	 a)
	Um palco de muitos conflitos, que são a fonte de transformações sociais.
	 b)
	Um cenário onde as ações humanas são representadas pelos personagens principais da história.
	 c)
	Um cenário onde os personagens encontram-se estáticos, sem mobilidade social, política e isso possibilita a reprodução da história.
	 d)
	Um lugar de muita harmonia, onde tudo o que foi produzido pelo homem é validado como conhecimento para a história.
	6.
	No ensino diretivo não crítico, a educação era preconizada de forma que aluno e professor mantinham-se a distância, o que acarretava diversos entraves. Estes entraves determinavam o afastamento e a não possibilidade de construção do conhecimento. Assim sendo, analise as seguintes sentenças: 
I- Neste tipo de ensino, a História aparecia como uma sucessão linear de fatos considerados significativos e com caráter político-institucional. 
II- Neste tipo de ensino, os métodos pedagógicos e a relação professor/aluno estavam marcados pelo autoritarismo, pela centralidade do poder na figura do professor.
III- Neste tipo de ensino, a aprendizagem era abordada como sendo o aspecto primordial. Ou seja, o método diretivo priorizava o sujeito como o sujeito gnosiológico.
IV- Neste tipo de ensino, a atitude do aluno frente às informações era passiva e receptiva. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	Na área de história, os Parâmetros Curriculares Nacionais tiveram como proposta a alteração da estrutura dos conteúdos apresentados até então como propostas curriculares oficiais. A ideia básica era a modificação dos conteúdos organizados de forma linear em eixos temáticos. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a justificativa para essa mudança.
	 a)
	A justificativa para essa mudança estava fundamentada na alteração dos conteúdos, no entanto a aprendizagem deveria levar o aluno à memorização destes novos conteúdos.
	 b)
	A justificativa para essa mudança era romper com o ensino da História baseado na cronologia.
	 c)
	A justificativa para essa mudança estava pautada em manter uma história linear e cronológica.
	 d)
	A justificativa para essa mudança era manter as mesmas perspectivas historiográficas que previam um ensino de História pautado somente na História política.
	8.
	As fontes orais estão sendo cada vez mais introduzidas nas aulas de História, pois denotam alto grau de informações. Esta fonte é rica em detalhes e deve ser valorizada pelos pesquisadores que buscam conhecer a história de seu povo ou local. Assim sendo, com relação às fontes orais como fontes históricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A tradição oral é transmitida com base na memória e configura uma fonte secundária para a pesquisa em História.
(    ) As técnicas utilizadas pela história oral são coletadas a partir de textos escritos pelas pessoas que participam da pesquisa.
(    ) Os dados coletados não permitem perceber o cotidiano dossujeitos que viveram determinados processos históricos.
(    ) As fontes orais contribuem para a pesquisa em História, pois permitem que as trocas culturais sejam percebidas nas falas, nos relatos, nas vivências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	Ao ensinar história, muitas vezes nos deparamos com algumas categorias básicas. Categorias como civilização, sociedade, poder, economia, tempo, relações sociais, relações
de produção, cotidiano etc. A compreensão do significado dessas categorias é muito importante, tanto para o aluno quanto para o professor. Pensando na categoria "Relações de Produção", classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas: e, depois, assinale a alternativa CORRETA.
(    ) Segundo a teoria de Augusto Comte, as relações de produção com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção.
(    ) São dois os tipos de relações sociais de produção que se complementam: divisão de tarefas e relação de produção.
(    ) Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx.
(    ) As relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	O campo de teorização e investigação, conhecido como Estudos Culturais, tem sua origem na fundação, em 1964, no centro de Estudos Culturais Contemporâneos, em qual universidade? Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Birmingham.
	 b)
	Oklahoma.
	 c)
	UCLA.
	 d)
	Oxford.
Parte inferior do formulário

Outros materiais