Buscar

prova 2 flex Administração pública gab

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Administração Pública 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( peso.:1,50)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Estado possui diversas finalidades, dentre elas encontramos a de prevenir eventos que possam interferir no bem-estar da coletividade. Para tanto, utiliza-se do poder de polícia. O poder de polícia pode ser exercido sob duas formas: a preventiva e a repressiva. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O poder de polícia pela autoexecutoriedade é estendido aos departamentos de polícia civil e militar e só poderá ser aplicado com autorização judicial. 
II- A aplicação da forma repressiva é a punição em consequência da prática de infrações às normas públicas pelos particulares.
III- Ambas se enquadram no âmbito da função administrativa, vale dizer, representam atividades de gestão de interesses públicos.
IV- O exercício da polícia administrativa está disseminado pelos órgãos e agentes da administração pública, objetivando a garantia e o bem-estar da sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	Dentre as políticas adotadas pelo governo para atuar na condução da economia, temos a política regulatória, fiscal e monetária, que são instrumentos utilizados pelo governo, proporcionando realização efetiva do bem-estar comum da população com ações adotadas para atingir objetivos econômicos com progresso e justiça social. Dentre as principais políticas econômicas, temos a política monetária. Em se tratando da política monetária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode ser compreendida como as ações implantadas pelo governo, objetivando arrecadar receita e realizar despesas. 
(    ) São ações que devem promover o crescimento populacional, manter a estabilidade social e o baixo índice de analfabetismo.
(    ) Ocorre quando o governo, por meio do Banco Central, atua através de um conjunto de medidas referente a ações, como o controle da oferta de dinheiro.  
(    ) Age com a regulação da taxa de juros para controlar a economia do país, visando ao crescimento e ao desenvolvimento. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	As entidades administrativas compõem a administração pública indireta, são pessoas jurídicas que detêm autonomia administrativa, com capacidade para editar regimentos internos que tratem de sua organização e gestão. Possuem vínculo com a pessoa política que a instituiu, através do controle administrativo, porém não são subordinadas hierarquicamente a ela. Sobre as particularidades das entidades administrativas, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	As autarquias são criadas por lei para desempenhar atividades específicas da administração pública que necessitam de gestão descentralizada para seu melhor funcionamento.
	 b)
	As empresas públicas integram a administração pública indireta, criadas mediante lei específica, com capital exclusivamente privado.
	 c)
	As sociedades de economia mista são criadas sob forma de sociedade anônima, tendo a participação de capital público e privado de forma obrigatória.
	 d)
	As fundações públicas possuem competências administrativas específicas, sem fins lucrativos e objetivam atender a atividades de interesse social.
	4.
	O principal objetivo do Estado é o bem comum do seu povo. Por isso, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento da administração pública em todas as esferas de governo, tanto federal, estadual ou municipal. Considerando que os poderes da administração pública fazem parte do processo para que o Estado realize suas atribuições, analise as sentenças a seguir:
I- No poder disciplinar, o fiscal sanitário poderá escolher a forma de eliminação de produtos vencidos, numa blitz sanitária em estabelecimento comercial. Poderá proceder a eliminação ou deixar o proprietário fazê-lo, desde que a lei assim o permita. 
II- O poder de polícia está presente na ação de fiscalização pela vigilância sanitária a estabelecimento comercial e respectiva autuação. 
III- O poder regulamentar está presente na regulamentação pelo prefeito, por meio de decreto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores.
IV- O poder discricionário acontece caso seja apurado que o agente público faltou ao trabalho sem justificativa, devendo a administração aplicar penalidade adequada ao caso. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	Dentro da administração pública, temos os poderes administrativos, que são os instrumentos legitimados ao gestor público para garantir a defesa dos interesses da coletividade no intuito do Estado alcançar o seu objetivo, que é o bem comum. Neste contexto, sobre as características dos poderes da administração pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Poder vinculado: o agente público deverá seguir rigorosamente o que está determinado na legislação.
(    ) Poder discricionário: existe certa liberdade de escolha ao gestor público na prática dos atos administrativos, desde que autorizados por lei. 
(    ) Poder hierárquico: as competências para a prática dos atos administrativos são atribuídas aos agentes públicos sem a necessidade da aplicação da hierarquia, não existindo relação de subordinação.
(    ) Poder regulamentar: é atribuído exclusivamente ao Poder Legislativo, que poderá alterar artigos da lei, para adequá-los à correta aplicação dos agentes públicos.
  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	A Administração Pública desenvolve suas atividades visando atender aos interesses da sociedade em geral, nas mais diversas áreas de atuação, como segurança, saúde, educação, atendendo ao conjunto de ações que representam a função administrativa. Neste contexto, dentre as entidades criadas pelo Estado, encontram-se as autarquias. Considerando as características das autarquias, analise as sentenças a seguir:
I- Possuem orçamento para atender seus compromissos financeiros. 
II- Possuem autonomia política na tomada de decisões. 
III- São classificadas na modalidade de administração pública indireta. 
IV- A fiscalização sobre suas atividades é exercida pelo Tribunal de Contas da União. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	7.
	A administração pública, seja ela direta ou indireta, é estruturada de tal forma para que o governo alcance seus objetivos. Conhecer sua estrutura para a realização dos serviços públicos nos traz uma melhor compreensão do nosso dia a dia. Sobre a administração pública indireta, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Administração pública centralizada é o mesmo que administração pública direta.
	 b)
	O Estado outorga, através de lei, outra pessoa jurídica para executar serviços específicos.
	 c)
	É entidade administrativa que não possui autonomia política.
	 d)
	A execução das atividades administrativas é responsabilidade dos órgãos do próprio Estado.
	8.
	Ao abordarmos o tema política, é importante termos em mente seu papel no desenvolvimento da sociedade em busca dos objetivos traçados pelo Estado, ou seja, as ações
que o governo pratica para garantir esse desenvolvimento. O governo estabelece políticas específicas em busca do seu crescimento econômico, que são: política regulatória, fiscal e monetária. Considerando a política fiscal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Objetiva regular e normatizar as atividades econômicas, com o propósito de promover o bem-estar social. 
(    ) Pode ser compreendida como as ações implantadas pelo governo, objetivando arrecadar receita e realizar despesas. 
(    ) Essas ações devem promover o crescimento e o equilíbrio econômico e manter a estabilidade dos preços.
(    ) Entre as suas ações, regula o controle da oferta de dinheiro, a oferta de crédito e a taxa de juros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	As formas de execução dos serviços da administração pública obedecem a critérios de apresentação das atividades sob algumas modalidades. Para atender às demandas da coletividade, em geral, o Estado divide as suas atribuições, focando a eficácia do atendimento na divisão de suas competências, em práticas que facilitam o ordenamento destas atribuições. Considerando as formas de atendimento da Administração Pública, analise as sentenças a seguir:
I- A Desconcentração tem como prerrogativa a criação de um novo órgão dentro de sua própria estrutura. Exemplo: Governo do Estado da Federação cria novo órgão dentro da Secretaria da Educação. 
II- A Concentração ocorre na hipótese de efetivar a extinção de algum departamento dentro da própria estrutura da pessoa jurídica pertencente à administração pública.
III- Serviço Centralizado é quando o Estado cria ou delega para outra empresa ou pessoa jurídica prestarem o serviço determinado por ele.
IV- Descentralização é a forma de prestação de serviço que o Estado oferece à coletividade, podendo ocorrer na modalidade de outorga ou por delegação, com o envolvimento de outra pessoa jurídica, citando como exemplo a sociedade de economia mista.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	Através do Estado, a administração pública tem como objetivo atender ao bem comum da sociedade, satisfazendo o interesse público. Para que isto aconteça, a atuação do gestor público por meio das funções públicas está presente neste processo das atividades do Estado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- O dever de prestar contas: na administração pública, a publicidade dos atos praticados pelo gestor deverá ser exercida internamente, dispensando a prestação de contas para a coletividade. 
II- O dever da eficiência: o gestor público deve estar capacitado, com conhecimentos técnicos para desenvolver suas atividades profissionais, considerando a qualidade do serviço apresentado, agindo dentro da ética com honestidade e transparência.
III- O poder-dever de agir: para realizar os objetivos do Estado, o gestor possui o poder para desempenhar as funções administrativas e o dever de colocá-las em prática. 
IV- O dever de probidade: agindo dentro da ética com honestidade e transparência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais