Exercício AV2
5 pág.

Exercício AV2


DisciplinaProva de Lingua Portuguesa370 materiais944 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	A recorrência é um procedimento utilizado pelo autor do texto para manter a informação viva na mente do leitor. Este procedimento ocorre através de quatro elementos. Baseado nisso, associe os itens, usando o seguinte código:
I- Reiteração de itens lexicais.
II- Paralelismo.
III- Paráfrase.
IV- Recorrência de elementos fonológicos.
(    ) Sua função é gerar no enunciado um acréscimo de sentido, que não seria possível sem a repetição do termo.
(    ) Ocorre no texto a partir da apresentação de um mesmo conteúdo semântico, porém sob formas estruturais diferentes e com alguma alteração de sentido.
(    ) Ocorre a partir da repetição da estrutura sintática, porém constituída de itens lexicais diferentes.
(    ) Caracteriza-se pela presença de uma estrutura que permanece constante, como a repetição de metro, rima, assonância, aliterações etc.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	IV - II - I - III.
	2.
	Analise o trecho a seguir:
Em Abrolhos, as jubartes fazem a maior esbórnia. ELAS se reúnem em grupos de três a oito animais, sempre com uma única FÊMEA no comando. É ELA, por exemplo, que determina a velocidade e a direção a seguir. Os machos vão atrás, na expectativa de ver se a fêmea cai na rede, com o perdão do trocadilho, e aceita copular. Como há mais machos que FÊMEAS, ELAS copulam com vários DELES para ter certeza de que engravidarão. 
FONTE: VEJA. São Paulo: Abril, Veja 1506, ano 30, jul. 1997.
Neste exemplo, ocorre um tipo bastante comum de referência. Os pronomes ELAS (que retoma jubartes), ELA (que retoma fêmea), ELAS (que se refere a fêmeas) e DELES (que se refere a machos) ocorrem depois dos nomes que representam. Temos um caso de referência:
	 a)
	Literária.
	 b)
	Catafórica.
	 c)
	Anafórica.
	 d)
	Exofórica.
	3.
	São muitos os tipos, "MAS" há dois que são especiais: o Veneno e o Vacina.
"E" se alguém me perguntar o que acho dos dois tipos, penso que já dei a resposta...
Nos fragmentos, os elementos de coesão destacados em maiúsculas e entre aspas (MAS e E) expressam, respectivamente, as relações de:
	 a)
	Adição e conformidade.
	 b)
	Oposição e adição.
	 c)
	Condição e conformidade.
	 d)
	Conformidade e comparação.
	4.
	Analise o trecho a seguir:
[...] Muito de verdadeiro ou de fantasioso se tem dito sobre a questão da mulher. Fora das culturas em que mulher vale menos do que um animal de tração, uma das lorotas é que ela foi sempre esmagada pelo troglodita brutal, traída pelo sem-vergonha, desprezada pela sociedade cruel. Nem todas, nem sempre. Basta ler um pouco de história ? não a dos livros escolares, mas alguma coisa mais bem documentada ? para ver que em todas as épocas houve mulheres realizadas, influentes política e culturalmente. [...]
FONTE: LUFT, Lya. Mulheres & mulheres. Veja, São Paulo, n. 10, p. 18, 14 mar. 2007a.
Nesse fragmento, a ideia que continuará a ser explorada por Luft é a introduzida pelo operador:
	 a)
	Nem.
	 b)
	Que.
	 c)
	Mas.
	 d)
	E.
	5.
	Podemos dizer que a coesão trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e as frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. A coerência é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto. Sobre os elementos coesivos presentes no trecho, analise as opções a seguir:
"Comecei a pensar neste texto domingo pela manhã, enquanto caminhava na Praia do Meio. Crispiniano Neto ainda não tinha escrito as bobagens que escreveu no Twitter. Verdade elementar que ele esqueceu. Dono de veículo de comunicação é uma coisa. Jornalista é outra. Os maus elementos são minoria na profissão: por enquanto, ninguém sabe onde essa explosão de blogueiros picaretas vai parar. Culpar jornalistas pelas posturas e posições dos jornais é como querer culpar os bancários pelos juros altos e ganância dos banqueiros [...]".
I- Neste, enquanto, por enquanto, onde.
II- Comecei, ainda, vai, essa.
III- Pela, tinha, são, pelas.
IV- Texto, caminhava, é pelos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COSTA, T. Crispiniano, imprensa e manipulação. Disponível em: <http://www.substantivoplural.com.br/crispiniano-imprensa-manipulacao/>. Acesso em: 18 ago. 2016.
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	6.
	As relações argumentativas têm como função principal uma introdução ou uma orientação argumentativa de um enunciado. Podemos destacar a conjunção como uma relação argumentativa. Sobre a conjunção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ela explica o segundo enunciado através do primeiro.
	 b)
	Ela estabelece uma relação de igualdade.
	 c)
	A partir dos operadores, ela contrapõe um enunciado.
	 d)
	Ela liga enunciados que encaminham uma conclusão.
	7.
	A coesão e a coerência são fundamentais na construção textual. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem, é essencial que faça sentido para o leitor e que também seja harmonioso, natural e agradável aos ouvidos. Dessa maneira, concluímos que é necessária a compreensão dos diversos mecanismos textuais para estruturar um bom texto. Quanto às normas gramaticais do português padrão, à coesão textual e à coerência, analise as afirmativas a seguir:
I- O Chico Oliveira foi o único namorado que tive; eu conheci ele através da internet e logo fiquei loucamente apaixonada.
II- A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.
III- Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, apesar do custo de vida ser menor.
IV- O MPE encaminhou um oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre estágio que está o projeto e a execução do projeto, se foram feitos EIA/RIMA, EIV e GDU da obra e se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	8.
	Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. Sobre a reescritura dos trechos propostos que apresentam a devida coesão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) &quot;A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha&quot;, para a sentença tornar-se coesa, escreveríamos: &quot;A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada, enquanto a minha está novinha em folha&quot;.
(    ) &quot;Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal&quot;, para a sentença tornar-se coesa, escreveríamos:  &quot;Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago, que portanto foi comprado com o dinheiro recebido do jornal&quot;.
(    ) &quot;Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados&quot;, para a sentença tornar-se coesa, escreveríamos: &quot;Os convidados chegaram atrasados, pois tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que os orientasse&quot;.
(    ) &quot;Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se,