Buscar

proc penal II- simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Joaquim está sendo investigado pela prática do crime de lavagem de dinheiro. Por meio de testemunhas, a autoridade policial tomou conhecimento de que, em sua residência, constam provas da autoria do crime, tais como dinheiro, registros contábeis e transferências bancárias. Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.
		
	
	A autoridade policial pode realizar imediatamente a busca e apreensão, visto que, quando realiza a diligência pessoalmente, não necessita de mandado judicial.
	 
	Caso Joaquim permita que a autoridade policial entre em sua residência, a diligência poderá ser efetuada durante o dia ou à noite, com ou sem mandado judicial.
	
	Cartas particulares são violáveis em qualquer hipótese por se tratarem de indícios da prática de crime.
	
	Ainda que Joaquim, durante a busca e apreensão, se negue terminantemente a abrir gavetas, sob o argumento de que tenha perdido as chaves, os policiais não poderão arrombá-las; caso o façam, estará caracterizado abuso de autoridade, independentemente da existência de mandado judicial.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703275465)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Delegado de Polícia Civil ¿ Mato Grosso ¿ 2010 ¿ UNEMAT) Assinale a alternativa que destoa do sistema acusatório encampado pelo Código de Processo Penal.
		
	 
	Produção de provas ex officio pelo juiz em fase inquisitiva
	
	Isonomia processual;
	
	Ampla defesa;
	
	Obrigatoriedade de motivação das decisões judiciais.
	
	Presunção inocência;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703124016)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, previstos no artigo 5o , inciso LV, da Constituição da República, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	estão intimamente relacionados, uma vez que a ampla defesa garante o contraditório e por ele se manifesta e é garantida.
	
	o contraditório é a ciência bilateral dos atos e termos processuais e a possibilidade de contrariá-los.
	 
	foram inovações trazidas pelo texto constitucional de 1988.
	
	a defesa técnica é irrenunciável, por se tratar de garantia da própria jurisdição.
	
	a ampla defesa desdobra-se em autodefesa e defesa técnica, sendo a primeira exercida pessoalmente pelo acusado e a segunda por profissional habilitado, com capacidade postulatória e conhecimentos técnicos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702619683)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta
		
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	 
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703125853)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca da aplicação da lei processual penal no tempo e no espaço, assinale a opção correta.
		
	
	A lei processual penal posterior que, de qualquer modo, favoreça o agente deverá ser aplicada aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	 
	De acordo com o princípio da imediatidade, serão exercidos sob a disciplina de legislação superveniente os atos processuais de processo em andamento ainda não iniciados.
	
	Em relação à aplicação de lei processual penal no espaço, o princípio da territorialidade é a regra geral, exceto em caso de crime contra a vida ou a liberdade do presidente da República, crime contra a administração pública e de delito de genocídio cometidos no estrangeiro.
	
	De acordo com o entendimento majoritário, a lei processual penal posterior e mais gravosa ao réu não deve ser aplicada a fatos cometidos na vigência de norma anterior, em decorrência do princípio tempus regit actum.
	
	Os prazos iniciados na vigência de determinada norma processual penal, em nenhuma hipótese, poderão ser afetados por norma processual posterior.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703131768)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca das disposições contidas no CPP sobre o Inquérito Policial, assinale a correta.
		
	
	A autoridade policial poderá mandar arquivar autos de inquérito.
	
	Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito caberá recurso para o tribunal competente.
	
	Nos crimes de ação privada, a autoridade policial poderá proceder a inquérito a requerimento de qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal.
	 
	Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702659014)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa que destoa do sistema acusatório encampado pelo Código de Processo Penal:
		
	
	Ampla Defesa;
	
	Presunção de Inocência;
	
	Isonomia Processual;
	 
	Produção de provas "ex-officio" pelo juiz em fase inquisitiva;
	
	Obrigatoriedade de motivação das decisões judiciais.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702656949)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(MPU/MPDFT/Prom. Just. Adjunto/2002) O art. 5º, inciso LV, da Constituição da República assegura aos acusados em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Com apoio nesse dispositivo, o acusado
		
	
	Tem direito a ser previamente informado, durante o inquérito policial, da decretação de medidas cautelares, entre as quais a busca e apreensão domiciliar
	 
	Tem direito de estar pessoalmente presente nos atos processuais, além do interrogatório, como exercício da sua autodefesa.
	
	Poderá, se o requerer, usar a palavra pelo dobro do tempo destinado aos debates, no julgamento pelo tribunal do júri.
	
	Poderá dispensar a presença de advogado na audiência de inquirição das testemunhas arroladas na denúncia, por ser a defesa técnica um direito disponível nos atos de instrução.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201702657035)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Polícia Federal do Amapá, em ação desenvolvida com a Marinha do Brasil e com a Marinha da França, apreendeu, em águas internacionais, uma embarcação pesqueira com 800 quilos de cocaína. Os tripulantes, todos brasileiros, foram presos. Considerando apenas os dados enunciados, é aplicável a lei brasileira porque:
		
	
	A embarcação se encontrava em alto-mar;
	
	A lei francesa não é aplicável;
	 
	O crime de tráfico internacional de drogas foi praticado por brasileiro;
	
	A embarcação é brasileira.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703315026)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as seguintes afirmações: I. Entre os diversos meios constitucionalmente admitidos para a imposição da pena (jus puniendi), o processo penal é um dos mais democráticos instrumentos de aplicação do direito penal material, pois impõe o necessário respeito aos direitos fundamentais do acusado; II. A observância da instrumentalidade garantista do processo penal é obrigatória, de forma que não há que se falar em condenação legítima sem que tenha existido o inquérito policial e, após este, o processo penal; III. Com a noção de instrumentalidade garantista, o processo se torna verdadeira condição ao exercício legítimo do poder de punir. Pode-se dizer que:
		
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira
	
	Apenas a afirmação III é verdadeira
	
	Apenas a afirmaçãoII é verdadeira
	 
	São verdadeiras as afirmações I e III

Outros materiais