Buscar

Apol 2 Sistema de Ensino e Legislação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“Os materiais de apoio norteadores do PNAIC valorizam a leitura literária, mas sem metodologia para a promoção dessa prática. A orientação para a área de leitura em boa parte reduz o processo de leitura de textos literários ao plano lúdico, evitando o tratamento sistemático de desafios estéticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANCHETTA JUNIOR, JUVENAL. Práticas de leitura literária e a contribuição do PNAIC. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro,  v. 22, n. 68, p. 147-167,  Mar.  2017.  p. 152.<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n68/1413-2478-rbedu-22-68-0147.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido por todas as esferas de governo, assegurando uma meta de tempo a para alfabetização da criança. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, assinale a alternativa que designa a informação correta a respeito da meta (idade e ano do ensino fundamental) em que o processo de alfabetização deve estar concluído:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
Você acertou!
Esta alternativa está correta pois: “o Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos  governos federal, do Distrito  Federal, dos estados e municípios até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental (Brasil, 2016d)” (livro-base, p. 112).
	
	B
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
	
	C
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	D
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	E
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 2° ano do ensino fundamental.
Questão 2/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“Essa preocupação em relação à melhoria da qualidade da educação básica está bem explícita no Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13005 de 26 de junho de 2014, em sua Meta 7, que estabelece os escores que a educação básica do país deverá atingir em determinado tempo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AUGUSTO, M. H. a valorização dos professores da educação básica e as políticas de responsabilização: o que há de novo no Plano Nacional de Educação?. Cadernos Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 535-552, set.-dez., 2015.  p. 536, 537. <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n97/1678-7110-ccedes-35-97-00535.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, a respeito do Plano Nacional de Educação (PNE, 2014), assinale a alternativa que designa a informação correta a respeito da Meta 7 do PNE, relativa ao ensino fundamental:
Nota: 20.0
	
	A
	A média nacional para o Ideb exigida nos anos iniciais do ensino fundamental é 5,0.
	
	B
	A média nacional para o Ideb exigida nos anos iniciais do ensino fundamental é 5,5.
	
	C
	A média nacional para o Ideb exigida nos anos iniciais do ensino fundamental é 6,0.
Você acertou!
está correta a alternativa c: “Meta 7: atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio (Brasil, 2014d)” (livro-base, p. 110-111).
	
	D
	A média nacional para o Ideb exigida nos anos iniciais do ensino fundamental é 6,5.
	
	E
	A média nacional para o Ideb exigida nos anos iniciais do ensino fundamental é 7,0.
Questão 3/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem abaixo:
“Quando se trata de refletir sobre o sistema educacional brasileiro, é consensual a percepção de que o ensino médio é o nível de ensino que provoca os debates mais controversos, seja pelos persistentes problemas do acesso e da permanência, seja pela qualidade da educação oferecida, ou, ainda, pela discussão sobre a sua identidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa,  São Paulo ,  v. 41, n. 144, p. 752-769, Dez.  2011. p. 754. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a06.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, quanto às funções historicamente atribuídas ao ensino médio, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	a função propedêutica entende que o ensino médio deve preparar para o ingresso no mercado de trabalho.
	
	B
	a função propedêutica entende que o ensino médio deve preparar para o vestibular.
Você acertou!
está correta a alternativa C, pois, a função propedêutiva “entende que o ensino médio tem a função de preparar para o vestibular” (livro-base, p. 124); a função profissionalizante “entende que o ensino médio deve preparar para o ingresso no mercado de trabalho” (livro-base, p. 124); a função formativa “entende que o ensino médio tem função em si mesmo não apenas para o mercado de trbalho ou para o vestibular” (livro-base, p. 124).
	
	C
	a função formativa entende que o ensino médio deve preparar para o ingresso no mercado de trabalho.
	
	D
	a função profissionalizante entende que o ensino médio deve preparar para o ingresso o vestibular.
	
	E
	a função formativa entende que o ensino médio deve preparar para o ingresso o vestibular.
Questão 4/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“Em concomitância com o esforço contínuo para dar materialidade ao reconhecimento da obrigatoriedade do acesso ao curso primário (atualmente anos iniciais do ensino fundamental), inclusive mediante o recurso a ações de caráter assistencial, o país buscou delimitar desde o início do século 20, os requerimentos necessários ao exercício da docência, ainda que restritos a ações balizadas por uma política de caráter emergencial voltada para enfrentar a carência de professores face o contíNuo crescimento da demanda por escolarização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, SILKE. O plano nacional de educação e a valorização docente. Cadernos Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 495-515, set.-dez., 2015.  p. 497. <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n97/1678-7110-ccedes-35-97-00495.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos com respeito ao Plano Nacional de Educação (PNE, 2014), a Meta 2 do PNE, relativa ao ensino fundamental, visa a...
Nota: 20.0
	
	A
	universalizar o ensino fundamental de 6 anos.
	
	B
	universalizar o ensino fundamental de 7 anos.
	
	C
	universalizar o ensino fundamental de 8 anos.
	
	D
	universalizar o ensino fundamental de 9 anos.
Você acertou!
está correta a alternativa D, de acordo com o livro, “Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a populaçãp de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos (Brasil, 2014d)” (livro-base, p. 110).
	
	E
	universalizar o ensino fundamental de 10 anos.
Questão 5/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“O binômio educar e cuidar [...] foi a solução conceitual encontrada parao enfrentamento de tal dilema, representando uma tentativa de superação da histórica dicotomia entre assistência e escola, de modo que toda e qualquer instituição de educação infantil, creche ou pré-escola, teria como função precípua cuidar de e educar crianças pequenas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio "cuidar-educar" e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil. Psicologia Educacional, São Paulo, n. 27, p. 71-100, dez. 2008. p. 75.<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n27/v27a05.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes à educação infantil brasileira, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir de 1 ano de idade.
	
	B
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 2 anos de idade.
	
	C
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 3 anos de idade.
	
	D
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.
Você acertou!
Esta alternativa está correta, pois, de acordo com o livro-base, “a partir de 4 anos de idade, a educação infantil é obrigatória” (livro-base, p. 77).
	
	E
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir 2 anos e meio de idade.

Outros materiais