Buscar

ATIVIDADE 4 - A DIALÉTICA LITERATURA E HISTÓRIA AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 - A DIALÉTICA LITERATURA E HISTÓRIA – AULA 6
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A reflexão sobre a forma literária deve ser entendida como uma dupla articulação, entre dois planos,  que implica a percepção de que ela funcionaria como princípio mediador, capaz de organizar em profundidade os dados da ficção e do real, sendo parte de ambos (ficção e real). Os dois planos articulados pela literatura são:
 
 
		
	
	Histórico e cultural
 
	
	Artístico e visual
 
	
	Histórico e social
	
	Cultural e social
	 
	Social e artístico
 
	Respondido em 26/08/2019 14:04:29
	
Explicação:
A reflexão sobre a forma literária deve ser entendida como uma dupla articulação entre o social e o artístico,  que implica a percepção de que ela funcionaria como princípio mediador, capaz de organizar em profundidade os dados da ficção e do real, sendo parte dos dois planos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação à Literatura , assinalar a única opção incorreta:
		
	
	A literatura pode ser entendida como um sistema de obras ligadas por denominadores comuns , que fazem dela aspecto orgânico da civilização.
	
	A literatura é vista como um fato de cultura, algo que não surge pronto e acabado, existe forte articulação com a sociedade.
	 
	A literatura pode ser entendida como um sistema de obras não ligadas por denominadores comuns, ou seja, não fazem dela parte constitutiva da civilização.
	
	A "forma" literária deve ser entendida como uma dupla articulação, social e artística, capaz de organizar os dados da ficção e do real, sendo parte dos dois planos.
	
	A forma como abrange a esfera literária e a própria vida real, assinala que há uma articulação entre estética e fator social, que se faz diante de um fundamento prático histórico.
	Respondido em 26/08/2019 14:05:18
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Homenagem ao malandro   (Chico Buarque de Holanda) 
" Eu fui fazer um samba em homenagem / À nata da malandragem / Que conheço de outros carnavais /// Eu fui à Lapa e perdi a viagem / Que aquela tal malandragem / Não existe mais /// Agora já não é normal / O que dá de malandro regular, profissional / Malandro com aparato de malandro oficial / Malandro candidato a malandro federal / Malandro com retrato na coluna social / Malandro com contrato, com gravata e capital / Que nunca se dá mal /// Mas o malandro pra valer / - não espalha / Aposentou a navalha / Tem mulher e filho e tralha e tal /// Dizem as más línguas que ele até trabalha / Mora lá longe e chacoalha / Num trem da Central."
 Após uma leitura atenta, podemos dizer que o texto da canção afirma que:
		
	
	Não existem mais malandros no país, uma vez que, ao longo do século XX, a consolidação do capitalismo no Brasil fez triunfar uma ética do trabalho entre nós.
	
	Seria muito interessante para o futuro do país se todos agissem como o malandro de verdade, que trabalha para sustentar os filhos.
	 
	Existem sentidos diferentes para a palavra "malandro" e fica sugerido que a prosperidade é mais fácil para os privilegiados.
	
	Existem sentidos diferentes para a palavra "malandro" e fica evidente que só prosperam em nosso país aqueles que recebem apoio do governo.
	
	Somente no final do texto se fala no malandro de verdade, que precisa trabalhar duro para sustentar os filhos.
	Respondido em 26/08/2019 14:05:30
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	                      Homenagem ao malandro ¿ Chico Buarque de Holanda
 
Eu fui fazer um samba em homenagem / À nata da malandragem / Que conheço de outros carnavais /// Eu fui à Lapa e perdi a viagem / Que aquela tal malandragem / Não existe mais /// Agora já não é normal / O que dá de malandro regular, profissional / Malandro com aparato de malandro oficial / Malandro candidato a malandro federal / Malandro com retrato na coluna social / Malandro com contrato, com gravata e capital / Que nunca se dá mal /// Mas o malandro pra valer / - não espalha / Aposentou a navalha / Tem mulher e filho e tralha e tal /// Dizem as más línguas que ele até trabalha / Mora lá longe e chacoalha / Num trem da Central.
Por meio de uma análise mais detida da canção, percebemos que há diferentes tipos de malandros. Dentre os que estão relacionados nas opções abaixo, o único que não faz sentido é:
		
	
	o empresário que prospera por meio de golpes ¿ ¿malandro com contrato, gravata e capital".
	
	o homem do povo ¿ ¿malandro pra valer¿ que ¿mora lá longe e chacoalha num trem da Central".
	
	o candidato corrupto ¿ ¿malandro candidato a malandro federal¿.
	
	o administrador público desonesto ¿ ¿malandro com aparato de malandro oficial¿.
	 
	o funcionário assalariado ¿ ¿malandro regular, profissional¿.
	Respondido em 26/08/2019 14:05:44
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O ficcionista romântico Bernardo Guimarães observa que: "Em nossa terra é uma sandice querer a gente gloriar-se de ser descendente de ilustres avós; é como dizia um velho tio meu: no Brasil ninguém pode gabar-se de que entre seus avós não haja quem não tenha puxado flecha ou tocado marimba".(BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira.)
A menção ao "puxado flecha ou tocado marimba" refere-se ao...
		
	
	ao entrecruzamento racial oriundo do apetite sexual português afeito ao virginal corpo selvagem
	
	aos antepassados caboclos colonizados por Portugal e Espanha por intermédio de imperadores ibéricos
	
	O processo português de colonização
	 
	processo de miscigenação composto pelo elemento étnico negro e indígena
	
	passado medieval europeu repleto de glórias e conquistas históricas na América Portuguesa.
	Respondido em 26/08/2019 14:06:01
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A respeito da dialética literatura e história, considere as informações que se seguem:
I - A literatura é um fato cultural.
II - A literatura não pode ser considerada como parte constitutiva da civilização.
III - A literatura se configura ao longo de um processo cumulativo de articulação com a sociedade, daí a dialética entre literatura e história.
IV - A reflexão sobre "forma" literária não deve ser entendida numa dupla articulação: social e artística.
Estão corretos APENAS os itens:
 
		
	
	III e IV
	
	I e II
	
	II e IV
	 
	I e III
	
	IV e III
	Respondido em 26/08/2019 14:07:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Acerca do conceito de identidade cultural, pode-se dizer que trata-se de um tipo de sentimento de pertencimento a um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, que se perceba como parte de um grupo ou cultura; é a sensação de ser igual, de se saber igual e de, portanto, se reconhecer igual a todos. No Brasil, se o imaginário nacional instaura uma suposta igualdade entre seus membros, isso não se confirma no espaço real, onde as desigualdades entre as classes sociais não permitem que todos usufruam dos mesmos recursos. Tal fato pode ser explicado à luz da história país.
Assim senso, não é válido afirmar:
		
	
	A identidade nacional brasileira é construída permanentemente e nunca completada, e nesta construção estão envolvidos intelectuais, artistas, povo e Estado.
	 
	Euclides da Cunha, ao relatar a guerra de Canudos no sertão da Bahia em 1897, apresenta o sertanejo como homem fraco, rude e atrasado, no contexto de um meio ambiente natural e político-social gravemente hostil.
	
	Os discursos que narram uma nação, e com o Brasil não é diferente, serão ambivalentes ideologicamente por serem produtos de um processo histórico contínuo.
	
	Gilberto Freyre, no que tange à identidade cultural brasileira, examina as relações de convivência e influênciaque determinaram as relações de dominação dos senhores de engenho sobre os negros.
	
	Para Silvio Romero, a tradição colonial era um fardo, pois de lá provinham as raças inferiores e a pesada herança escravocrata
	Respondido em 26/08/2019 14:08:01
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre a dialética Literatura e História / Forma Literária e Função Histórica, marque a afirmativa INCORRETA:
		
	
	Sobre a relação entre forma literária e função histórica, a forma assinala que há uma articulação entre estética e fator social que se faz mediante um fundamento prático histórico.
	 
	A forma literária nada tem a ver com o fundamento prático histórico, uma vez que se articula num sistema de representações puramente ficcionais.
	
	A dialética entre o local e o universal está pressuposta no movimento crítico da ¿Malandragem¿, pensado pelo crítico Antonio Candido
	
	No processo de formação cultural brasileiro, a "dialética da malandragem" pode ser entendida também como a dialética "da ordem e da desordem"
	
	A conjunção literatura e sociedade, enquanto ¿estruturas¿ complementares, se dá na medida em que a concepção de forma é definida para além da esfera literária: a própria realidade histórica é, com efeito, ela mesma ¿formada¿.
	Respondido em 26/08/2019 14:13:27
	
Explicação:
Se a literatura é um fato cultural, visto que é uma construção histórica, ela tem alguma relação com a história. Como todas as artes, a literatura mantém uma relação indireta com a realidade histórica, pois afirma e nega a realidade. Afirma, pois ela é o seu referente; nega porque a recria em linguagem artística, fazendo alusões às formas sociais de determinado momento histórico.
Logo, a única alternativa incorreta é a que afirma que a forma literária nada tem a ver com o fubdamento prático histórico.

Outros materiais