Buscar

APOL ASPECTOS BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Atente para a afirmação: 
“Este tecido – músculo estriado cardíaco – também apresenta estriações devido ao arranjo dos filamentos contráteis, mas localiza-se no coração. É formado por células cilíndricas (10 a 20µm de diâmetro e 80 a 100µm de comprimento), ramificadas, com um ou dois núcleos [...]”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTANARI, T. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas. <http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/5Muscular.pdf>. Acesso em 11 jan. 2019. 
Considerando a afirmação e os conteúdos do texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2, sobre a morfologia do músculo estriado cardíaco, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Devido à presença de junções comunicantes, que possibilitam a passagem direta de íons entre as células, a contração desse músculo é sincronizada.
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra A. “Vamos observar também a presença de junções comunicantes, mas somente na porção longitudinal do disco intercalar. Como em outros tecidos que estudamos, as junções comunicantes possibilitam a passagem direta de íons entre as células, o que possibilita a sincronização da contração muscular [...]” (texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2, p. 79).
	
	B
	Visualizado ao microscópio, é igual ao músculo esquelético, com núcleos localizados na periferia e aspecto estriado.
	
	C
	Suas células são unidas em sua porção central por complexos juncionais que recebem no nome de discos intercalares.
	
	D
	Entre as organelas celulares, destaca-se o retículo sarcoplasmático, que se apresenta volumoso e mais desenvolvido do que nas células do músculo esquelético.
	
	E
	Devido às suas características morfológicas, esse músculo é responsável pelas contrações lentas e duradouras do organismo.
Questão 2/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Analise a tabela a seguir: 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UNICAMP – NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). 4ª ed. Campinas, 2011. 161p. 
Considerando a tabela e os conteúdos do texto-base Texto 1: A célula – cap. 2, sobre a importância da ingestão de ácidos graxos na dieta do ser humano, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os ácidos graxos saturados são os mais benéficos para a saúde e são assim classificados devido a sua cadeia apresentar ligações duplas.
	
	B
	O ser humano não consegue sintetizar alguns ácidos graxos, por isso o ácido linoleico, considerado essencial, deve ser ingerido na alimentação.
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra B. “O ser humano não consegue sintetizar ácidos graxos [...] e, por isso, os ácidos linoleico [...] e a-linolênico [...], com 18 átomos de carbono e três duplas ligações, respectivamente, são chamados essenciais, devendo ser ingeridos na alimentação” (texto-base Texto 1: A célula – cap. 2, p. 14).
	
	C
	Entre as funções de destaque dos ácidos graxos para o metabolismo celular está o transporte de outras moléculas.
	
	D
	Assim como os carboidratos, os lipídios possuem um grupamento químico característico e são altamente solúveis em água.
	
	E
	Os ácidos graxos devem ser ingeridos diariamente, pois são o único grupo de lipídios que compõem as células animais.
Questão 3/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Considere o extrato de texto: 
“Nas miofibrilas, há filamentos grossos de miosina e filamentos finos de actina, tropomiosina e troponina. Mas duas dessas proteínas, a actina e a miosina, representam 55% do total de proteínas da musculatura estriada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEIVA, Gentileza Santos Martins (org.). Histologia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 76. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2, sobre as proteínas que compõem a miofibrila do músculo esquelético, relacione os nomes às suas respectivas descrições morfológicas e funcionais: 
Actina
Miosina
Troponina
Tropomiosina 
( ) Formada por três subunidades: uma que se liga à tropomiosina, uma que possui afinidade por íons de cálcio e outra que cobre o sítio ativo da actina.
( ) Encontrada na forma de polímeros longos compostos por duas cadeias de monômeros globulares que se enrolam uma sobre a outra, formando uma dupla hélice na qual um lado é diferente do outro.
( ) Molécula fina composta por duas cadeias polipeptídicas enroladas uma na outra. Seus filamentos ficam no sulco que se forma entre dois filamentos de actina.
( ) Molécula grande composta por dois peptídeos enrolados em hélice. Em uma das extremidades das moléculas dessa proteína, existe uma saliência globular também conhecida como cabeça. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
	
	B
	3 – 4 – 2 – 1
	
	C
	2 – 1 – 4 – 3
	
	D
	1 – 3 – 4 – 2
	
	E
	3 – 1 – 4 – 2
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra E. 3. “Troponina – é formada por três subunidades: a TnT, que se liga fortemente a tropomiosina; a TnC, que possui grande afinidade por íons de cálcio; e a TnI, que cobre o sítio ativo no qual a actina interage com a miosina” (texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2, p. 76). 1. “Actina – encontrada na forma de polímeros longos (actina F), que por sua vez são compostos por duas cadeias de monômeros globulares (actina G) que enrolam-se uma sobre a outra, formando uma dupla hélice na qual um lado é diferente do outro” (p. 76). 4. “Tropomiosina – é uma molécula fina, com aproximadamente 40nm de comprimento, constituída por duas cadeias polipeptídicas enroladas uma na outra. [...] Os filamentos da tropomiosina ficam no sulco que se forma entre dois filamentos de actina F” (p. 76). 2. “Miosina – é uma molécula grande [...]. É composta por dois peptídeos enrolados em hélice. Em uma das extremidades das moléculas dessa proteína, existe uma saliência globular, também conhecida como cabeça” (p. 76).
Questão 4/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Atente para a afirmação: 
“Além de garantir a individualidade da célula, a membrana plasmática é responsável pela organização dos compartimentos internos e é muito importante para a sua proteção e comunicação com o meio externo, e com outras células, controlando a entrada e saída de diversas substâncias”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEJA-RJ. Membrana e organelas celulares. <https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf_mod2/CN/Unidade03_Bio.pdf>. Acesso em 8 jan. 2019. 
Considerando a afirmação e os conteúdos do texto-base Texto 2: Histologia – cap. 1: Célula, sobre o transporte de substâncias pela membrana plasmática, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os transportes de moléculas por difusão simples e difusão facilitada não envolvem gasto de energia e, por isso, são consideradas situações de transporte passivo.
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra A. “Como a difusão simples e a difusão facilitada não envolvem o dispêndio de energia, são consideradas situações de transporte passivo” (texto-base Texto 2: Histologia – cap. 1: Célula, p. 12).
	
	B
	Os fosfolipídios e o colesterol, que compõem a estrutura da membrana plasmática, exercem a função de transporte de substâncias para o meio interno ou externo da célula.
	
	C
	Moléculas carregadas e moléculas não carregadas maiores atravessam rapidamente a membrana plasmática, deslizando entre as moléculas de lipídios.
	
	D
	Quando a passagem de moléculas pela membrana plasmática necessita da intermediação de proteínas da membrana para o transporte, mas acontece a favor do gradiente eletroquímico, recebe o nome de difusão simples.
	
	E
	No transporte passivo, ocorre a quebra de ATP para liberação de energia utilizadana passagem das moléculas pela membrana plasmática.
Questão 5/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia a passagem de texto: 
“O axônio é o segundo tipo de prolongamento citoplasmático do corpo celular. [...] Um axônio é uma ramificação relativamente longa, cilíndrica, que conduz impulsos que se afastam do corpo celular”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRAAFF, V.; MARSHALL, K. Anatomia humana. Barueri, SP: Manole, 2003. p. 348. 
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Texto 3: Histologia – Cap. 4: Tecido Nervoso sobre o axônio – prolongamento que compõe o neurônio –, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O axônio, que conduz os impulsos, é geralmente mais grosso e curto que os dendritos, prolongamentos que recebem os estímulos do meio ambiente de outras células.
	
	B
	A região do corpo celular do neurônio onde nasce o axônio recebe o nome de telodendro.
	
	C
	Assim como os dendritos, os axônios possuem retículo endoplasmático rugoso bem desenvolvido.
	
	D
	Ao longo de seu trajeto, o axônio não emite ramos colaterais, ramificando-se e se dilatando somente na extremidade final.
	
	E
	O axônio é um prolongamento eferente do neurônio, ou seja, ele conduz os impulsos nervosos a outros neurônios, às células musculares ou às células glandulares.
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra E. De acordo com o texto-base, “O axônio (do grego axon, eixo) [...] é um prolongamento eferente do neurônio. Ele conduz os impulsos a outro neurônio, a células musculares ou glandulares” (texto-base Texto 3: Histologia – Cap. 4: Tecido Nervoso, p. 88).

Outros materiais