Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Metodos Quantitativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Correlação resume o grau de relacionamento entre duas variáveis (X e Y, por exemplo). Caso os pontos das variáveis, representados num plano cartesiano (X, Y) ou gráfico de dispersão, apresentem uma dispersão ao longo de uma reta imaginária, dizemos que os dados  apresentam uma correlação linear. Uma medida do grau e do sinal da correlação linear entre duas variáveis (X,Y) é dado pelo Coeficiente de Correlação Linear de Pearson. Portanto, é esperado que a massa muscular de uma pessoa diminua com a idade. Para estudar essa relação, uma nutricionista selecionou 18 mulheres, com idade entre 40 e 79 anos, e observou em cada uma delas a idade (X) e a massa muscular (Y). Conforme os dados a seguir, calcule o coeficiente de correlação linear entre X e Y.
	
	Resposta Esperada:
Observe a resolução a seguir:
Anexos:
Formulário de Métodos Quantitativos
	2.
	Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar. A elaboração de uma pesquisa parte desde a definição do problema até a interpretação dos dados. Todas as fases devem ser tratadas com seriedade e objetividade. Analise a charge a seguir e justifique por que a definição do problema é essencial para que se obtenha uma pesquisa bem estruturada.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/_-VzcAgiU2gA/TNxyezXfpdI/AAAAAAAABCE/i43K3i5M0L0/s1600/censo-2010_03.jpg>. Acesso em: 1 set. 2014.
	
	Resposta Esperada:
Ao ter como objetivo a realização da pesquisa estatística, é necessário definir claramente o problema que se quer sanar, e as perguntas elaboradas devem estar claras para que tenhamos uma pesquisa de sucesso. É por meio desta definição clara e objetiva que as demais etapas se concretizarão de forma adequada. Na definição do problema, é necessário compreender ?o quê?? a pesquisa tratará.

Outros materiais