Buscar

Questões discursivas - Análise de Vantagem competitiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/6 – Análise de Vantagem Competitiva
Elabore um texto explicando a análise do cruzamento de um mercado existente com um produto existente, indicando as opções estratégicas para este caso.
R. A análise do cruzamento de mercado existente com produto existente resulta na estratégia de penetração de mercado, que explica consiste em se aprofundar em um mercado existente com um produto que já existe. Nesse caso o foco é aumentar a participação no mercado em que a empresa já atua. Penetração de mercado é tentar ampliar o seu negócio vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua. O objetivo principal é convencer seus consumidores a adquirir mais produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado. As táticas incluem: campanhas agressivas de promoção e descontos nos preços.
Questão 2/6 – Análise de Vantagem Competitiva
A administração do ciclo de vida de um produto, e suas diversas implicações, é tarefa das mais importantes, não só pela necessidade de mantermos sempre atualizadas as propriedades e características intrínsecas e extrínsecas dos produtos que oferecemos ao mercado, como, e principalmente, por precisarmos considerar que o sucesso do produto (ou produtos) no âmbito global da Organização, a mola propulsora para a consecução de seus objetivos. Por exemplo, temos a fase em que o produto já é aceito pela maior parte dos compradores. 
Faça um texto explicando qual é a fase referida no texto acima, e o que difere ela das outras fases do ciclo de vida.
R. No caso do exemplo, é a fase da Maturidade que é o período de redução do crescimento de venda porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais. O lucro estabiliza-se ou entra em declínio em função do aumento de despesas de marketing para defender o produto contra a concorrência.
Questão 3/6 – Análise de Vantagem Competitiva
Para que a estratégia seja desenvolvida de maneira consciente, é necessário que alguns elementos sejam definidos para nortear o estrategista, indicando os objetivos e resultados pretendidos de maneira clara, embasando a tomada de decisão estratégica. Esses elementos compreendem a definição de missão, visão e valores organizacionais e institucionais, além dos objetivos, propostas de resultados, dentre outros.
Explique a definição de visão, e como ela contribui para o processo estratégico.
R. A visão de uma empresa á uma declaração de propósito (ou de propósitos) que irão nortear as atividades por ela a serem desenvolvidas, inclusive aquelas representadas na missão organizacional, para que ela projetar sua imagem no futuro com qual ela deseja ser reconhecida pelos seus clientes internos e externos.
A visão ‘estabelece uma identidade comum referente aos propósitos da empresa em relação ao futuro, de modo a orientar o comportamento das pessoas quanto ao destino que a organização quer alcançar’.
Conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa, como ela se enxerga, ou melhor, a maneira como ela gostaria de ser vista.
Questão 4/6 – Análise de Vantagem Competitiva
Um dos principais aspectos na busca da vantagem competitiva vai ao encontro de um papel importante do gestor: tomar decisões. Lousada e Valetim (2011, p. 147), afirmam que “O processo decisório compreende a aplicação de diferentes modelos de tomada de decisão, cada um deles pertinente a uma determinada situação.” E para tomar as decisões eficazes, p gestor deve conhecer os modelos de processos decisórios, dentre eles, o racional e o político.
Elabore um texto descrevendo e explicitando o que diferencia os modelos de processos decisórios (racional e político).
RACIONAL: O modelo de tomada de decisão racional é o mais sistematizado e estruturado entre todos, pois pressupõe regras e procedimentos pré-definidos, que devem ser seguidos para que se possa atingir um bom resultado. Neste tipo de modelo, predomina em sistemas fechados, cuja estrutura organizacional é altamente burocrática e as diretrizes da organização são definidas através de regras formais. Trata-se de um ato orientado para se atingir os objetivos, por meio da solução de problemas, ou seja, é um comportamento regulado por normas e rotinas, de modo que a organização possa agir de uma maneira procedimental e intencionalmente racional. Sendo bem diferente do modelo POLÍTICO; conforme o nome já diz, tem na política o mecanismo de apoio à decisão, ou seja, os atores ocupam diferentes posições e exercem diferentes graus de influência de modo que as decisões não resultam em uma escolha racional, mas, ao contrário, resultam da influência dos atores.
Questão 5/6 – Análise de Vantagem Competitiva
A Coca-Cola Company tem do que se animar, seu principal produto a Coca-Cola é um produto que atualmente não demanda grande investimento, uma vez que o crescimento do mercado é baixo, porém os seus lucros e a geração de caixa são bem altos.
Se aplicarmos esse produto em uma matriz BCG, descreva em qual categoria ele estará?
Neste caso, o produto Coca-cola está na categoria de vaca leiteira, onde está posicionada junto aos produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos.
Questão 6/6 – Análise de Vantagem Competitiva
O conceito de vantagem competitiva diz respeito a uma posição vantajosa de uma organização que apresenta caráter temporário. Segundo Porter (1999) é a conquista de uma posição que possibilitaria ganhos acima da média. O mesmo autor também considera que a vantagem competitiva deve ser sustentável, ou seja, deve ser a base para um desempenho acima da média no longo prazo. Com base nessas informações, discorra sobre o conceito de vantagem competitiva:
A vantagem competitiva é resultado da habilidade que a organização tem de lidar com as cinco forças competitivas. Ela é temporária e precisa ser trabalhada para que se torne sustentável. O recurso ou habilidade que uma organização possui hoje pode ser adquirida pelos seus concorrentes no curto prazo e a forma como a organização emprega os seus recursos estrategicamente para sobreviver a instabilidade do mercado em que se encontra é o que vai determinar o seu sucesso ou fracasso.

Continue navegando