Buscar

Impacto do Automóvel na Sociedade e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
(Aula 1) “A criação do primeiro automóvel foi saudada devido à grande utilidade entrevista neste invento. Não apenas tornou-se possível percorrer maiores distâncias que as percorridas a pé ou em carroças puxadas por tração animal, mas também passou a haver maior tempo disponível para que as pessoas “desenvolvessem seus potenciais”. A partir dessa nova invenção, cidades se desenvolveram em função das novas possibilidades de locomoção humana: o que antes era feito a pé, hoje só é possível através de automóveis. O que deveria promover maior liberdade ao Homem, tornou-o dependente, gerou stress e não significou necessariamente uma economia de tempo, lembrando da situação antes da introdução daquela tecnologia, com comunidades pequenas desenvolvendo atividades dentro de pequenas distâncias. Isso sem mencionar ainda os danos ambientais relacionados à queima de combustíveis fósseis. Entretanto, não se pode ser simplista a ponto de negar as características positivas da introdução do automóvel na vida humana, como o aumento da mobilidade, a facilidade no transporte de cargas, além das vantagens socioeconômicas relacionadas à indústria automobilística de um modo geral.”
KRÜGER, Eduardo L. Uma abordagem sistêmica da atual crise ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 4, p. 37-43, jul./dez. 2001. Editora da UFPR 
De acordo com o texto acima, a evolução dos produtos e o desenvolvimento sustentável correspondem à algumas atribuições do engenheiro. Desta maneira, assinale a alternativa mais coerente. 
	
	A
	O engenheiro é desafiado a desenvolver novas tecnologias sem 
nenhum impacto, seja positivo ou negativo, ao meio ambiente e à 
sociedade.
	
	B
	O engenheiro é desafiado a não desenvolver novas tecnologias, 
já que as existentes não são prejudiciais ao meio ambiente.
	
	C
	O engenheiro é desafiado a utilizar as tecnologias existentes e 
desenvolver outras novas, com o menor impacto negativo ao 
meio ambiente.
	
	D
	O engenheiro é desafiado a pensar em novos produtos, independente 
do impacto causado ao meio ambiente.
Questão 2/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
(Aula 1)Leia o texto abaixo e assinale a questão correta:
Documentário sobre natureza está disponível no Youtube
O documentário “O Poema Imperfeito”, da diretora Zulmira Coimbra, está disponível na íntegra na internet, através do Youtube. O filme é baseado no livro de mesmo nome, do professor do departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Rede de Especialistas em Conservação Natureza, Fernando Fernandez, e demonstra que a destruição da natureza não é algo recente.
Lançado esse ano em Curitiba e no Rio de Janeiro, o filme, ao longo dos seus oito capítulos, aponta que o processo de devastação da natureza vem acontecendo a milhares de anos. “Eu acho que existe uma percepção geral na maioria das pessoas de que os estragos que a gente causa na natureza são muito recentes na história. As pessoas identificam de um modo geral a crise ambiental como sendo alguma coisa das últimas décadas do século XX, ou no máximo, uma coisa que vem desde a revolução industrial. Essa percepção de que a natureza era intacta até bastante pouco tempo é o que eu chamei da percepção do poema perfeito, a percepção dominante na nossa sociedade. Hoje, por causa da Paleontologia, a gente sabe que isso não foi assim. Então, se você, hoje, vê a biodiversidade do planeta e acha que a biodiversidade é rica e maravilhosa, você precisava ter visto isso aqui há 50 mil anos”, explica Fernando Fernandez, no início do filme.
O livro “O Poema Imperfeito” foi lançado em 2000. Para o autor, o filme pode ajudar a dialogar com outros públicos que não tiveram acesso a obra. “O livro não é encontrado em livrarias e, neste ano, foi relançado, chegando em sua quarta edição, o que mostra que o Brasil tem uma demanda por assuntos desse tipo. Acredito que colocar o material disponível em uma nova plataforma pode reforçar a procura pelo tema”, diz o professor.
Por Sabrina Rodrigues. Amazônia Brasil Rádio Web. 7 de julho de 2018. Disponível em: < https://chicoterra.com/2018/07/07/documentario-sobre-natureza-esta-disponivel-no-youtube/ >
Sobre os recursos naturais, pode-se dizer que:
	
	A
	São elementos disponibilizados pela natureza para a utilização sem 
critérios e tem caráter infinito. Torna-se um recurso natural o material 
que é extraído do meio ambiente com total impacto.
	
	B
	São elementos disponibilizados pela natureza para a utilização de 
cada ser vivo. É proveniente da tecnologia e não tem relação com a 
economia ou meio ambiente.
	
	C
	São elementos produzidos pelo homem e disponibilizados para 
utilização de todos.
	
	D
	São elementos disponibilizados pela natureza para a utilização de 
cada ser vivo, conforme à sua necessidade. Torna-se um recurso 
natural o material que é extraído sem impacto ao meio ambiente e 
está relacionado à tecnologia, economia e meio ambiente.
Questão 3/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
(UERJ) Sabe-se que cerca de 10% da energia e da matéria disponíveis em organismos pertencentes a um determinado nível trófico são transferidos para os seres que ocupam o nível trófico imediatamente superior.
Admita que uma área eficientemente cultivada produza cereais em quantidade suficiente para alimentar cem pessoas durante um ano.
O número de pessoas alimentadas pela carne de todo o gado que pudesse ser criado nessa área, também em condições ideais e no mesmo período, seria aproximadamente de:
	
	A
	100
	
	B
	101
	
	C
	102
	
	D
	103
Questão 4/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
(Aula 1) Leia o trecho da notícia abaixo:
A fumaça possui poluentes tóxicos e pode causar danos ao sistema. Além de ser uma prática criminosa, a queimada causa danos ao meio ambiente e afeta diretamente a saúde da população.
A fumaça tóxica afeta os alvéolos pulmonares, causa infecções respiratórias como bronquite, asma, reações alérgicas e até câncer de pulmão devido ao dano genético que as partículas de queimada causam ao entrarem nos alvéolos pulmonares”, disse Jaqueline.
Ainda segundo Jaqueline, os idosos e as crianças ficam mais propensos a contraírem doenças em decorrência das queimadas. “Na criança, o sistema respiratório ainda está imaturo e suas vias respiratórias são mais estreitas. Já no idoso, seu sistema imunológico está reduzido, não responde da mesma forma que um adulto. Então essa é uma classe de pessoas mais propensa a ter uma infecção respiratória”, informou.
Qualquer pessoa que tenha inalado fumaça e resíduos provenientes de queimadas deve recorrer a uma supervisão especializada. Segundo a médica, mesmo que tenha inalado em pouca quantidade, as substâncias tóxicas podem causar sérios danos a saúde. “Se apresentar qualquer sintoma, principalmente falta de ar, deve procurar imediatamente um serviço médico”, alertou Jaqueline. Uma das medidas de proteção é evitar a exposição com a fumaça, fechar as portas e janelas e umificar o ambiente.
Por Sandra Cícera. Diário da Amazônia. 23 de julho de 2018. Disponível em: < http://www.diariodaamazonia.com.br/a-fumaca-possui-poluentes-toxicos-e-pode-causar-danos-ao-sistema/ >. Acessado em: 01/08/2018 às 18h26
Com relação à poluição, pode-se dizer que:
I – É o produto entre o lançamento de resíduos, provenientes da atividade humana, na natureza.
II – A origem dos resíduos das fontes poluidoras podem ser classificados como pontuais, difusas e global.
III – Existem indicadores da poluição, seu objetivo é medir e controlar os índices emitidos conforme determinam as legislações.
IV – Os problemas causados pela poluição são classificados em Diretos e Indiretos. O primeiro é decorrente da inalação de ar poluído e que aumentam o número de doenças respiratórias. Já o segundo, Indireto, é classificado pelas doenças a partir da ingestão de alimentos contaminados.
Desta maneira, é correto afirmar que:
	
	A
	I, III, IVB
	II, III, IV
	
	C
	I, II, III
	
	D
	Todas as alternativas.
Questão 5/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
(Aula 2) "[...] Às vezes você precisar ter informação básicas, como a lista de jogadores, seus títulos ou funções, definições, explicações sobre as interações e regras para ser capaz de compreender um evento esportivo, uma peça teatral ou um jogo. O mesmo ocorre para a compreensão das diferenças importantes, mas sutis entre os vários componentes que agregam um ecossistema. Termos como indivíduo, população, espécie, comunidade e ecossistema todos representam diferentes níveis ecológicos e não são sinônimos intercambiáveis."
Khan Academy. Adaptado. Disponível em < https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/intro-to-ecology/a/ecological-levels-from-individuals-to-ecosystems > Acessado em: 02/08/2018 às 21h45.
Na ecologia moderna, compreende-se os níveis de evolução ecológicos. Desta forma, relacione cada nível com o respectivo representante.
	(1) Primeiro nível.
(2) Segundo nível.
(3) Terceiro nível.
(4) Quarto nível.
(5) Quinto nível.
	(1) é representado pelos indivíduos.
(5) é representado pela biosfera.
(3) é representado pelas comunidades.
(4) é representado pelos ecossistemas.
(2) é representado pelas populações.
	
	A
	1, 5, 3, 4, 2
	
	B
	1, 4, 2, 5, 3
	
	C
	1, 5, 2, 4, 3
	
	D
	1, 4, 3, 5, 2

Outros materiais