A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Formação Pessoal, Social e Conhecimento de Mundo2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme afirma Sautet (2000, p. 243) “os problemas surgidos das relações entre o indivíduo e seu meio, tem sua origem na maneira como este indivíduo vê e participa da realidade que o cerca. Isto equivale a dizer que muitos dos problemas das pessoas, não possuem uma causa material fora delas, mas nascem, sobretudo no seu interior, na maneira como a mente aprendeu a representar o mundo que o cerca”. Sendo assim, para Sócrates, a felicidade humana só é possível quando o homem atinge:
Escolha uma:
a. A sabedoria. 
b. A solidariedade. 
c. Todas as alternativas estão incorretas. 
d. A intelectualidade. 
e. A prosperidade. 
Feedback
A resposta correta é: A sabedoria..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sócrates viveu em Atenas no apogeu do seu desenvolvimento cultural, político e social, economicamente estável e próspera, devido ao intenso comércio. Época em que consolidou-se a democracia, onde os homens eram livres para participar dos debates públicos com igualdade de direitos. Neste contexto surgiram os “sofistas” que foram os primeiros a:
Escolha uma:
a. Perceberem as mudanças na sociedade grega que passava de uma cultura mítica e de uma economia de base agrária, para uma cultura racional voltada ao seu desenvolvimento por meio do comércio, do cultivo das artes e da educação. 
b. Perceberam a importância de se preocuparem com a elaboração de uma doutrina de princípios e leis fixas e imutáveis que pudessem explicar o movimento e a transformação da realidade. 
c. Perceberam que a matemática constitui-se numa poderosa ferramenta de análise filosófica, sendo uma linguagem universal. 
d. Todas as alternativas estão incorretas. 
e. Todas as alternativas estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: Perceberem as mudanças na sociedade grega que passava de uma cultura mítica e de uma economia de base agrária, para uma cultura racional voltada ao seu desenvolvimento por meio do comércio, do cultivo das artes e da educação..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É comum entre os estudiosos da história, estabelecer quatro períodos históricos distintos mais complementares, cada um apresentando características e um conjunto de temas próprios que de certo modo os diferencia e os aproxima. Segundo a origem da filosofia na Grécia foi possível estabelecer diferentes contornos. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, observando as características de cada período e suas preocupações em relação a filosofia nascente: 
1- Período naturalista ou pré-socrático. 
2- Período socrático ou antropológico. 
3- Período sistemático. 
4- Helenístico e os clássicos latinos. 
(__)Sua referência é a figura de Sócrates. Estende-se do final do século V ao final do século IV a.C. O foco das questões filosóficas estão centradas na problemática humana e seus temas estão relacionados a moral, ética, política, o conhecimento e a relação entre os indivíduos e a sociedade, envolvendo os valores e as virtudes humanas. 
(__)Vai do final do século IV ao final do século III a.C. Obtendo tal classificação em função da influência e abrangência dos pensamentos de Platão e Aristóteles, por terem abordado assuntos diversos que envolvem a realidade humana. Fase em que estabelecem-se as bases epistemológicas da filosofia e das ciências, fundamentando o conhecimento humano que passou mais tarde a denominar-se metafísica. 
(__)É assim denominado, pois é anterior a Sócrates. Data-se entre os séculos VII e V a.C. Tinha como eixo de investigação problemas relacionados a compreensão do universo e da realidade material, estando também o seu foco dirigido ao mundo material ou Kosmos, daí ser conhecido também como período cosmológico. 
(__)Estendeu-se do final do século III a.C., até o século VI d.C. Breve momento do desenvolvimento do pensamento latino, inspirado no estoicismo e na filosofia de Plotino, cedendo lugar a um longo período do pensamento cristão que durante mil anos ocupou-se da teologia, ética cristã e cultura religiosa, permeando a relação entre Deus e o homem. 
Está correta:
Escolha uma:
a. 2 – 3 – 1 – 4. 
b. 3 – 4 – 2 – 1. 
c. 1 – 2 – 3 – 4. 
d. 4 – 2 – 1 – 3. 
e. 2 - 1 – 4 – 3. 
Feedback
A resposta correta é: 2 – 3 – 1 – 4..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Enquanto os filósofos pré-socráticos, como Parmênides, Heráclito e outros refletiam sobre temas cosmológicos, buscando compreender o princípio elementar e originário de todas as coisas, Sócrates, por sua vez:
Escolha uma:
a. Inverte o eixo central das investigações filosóficas e coloca a problemática do homem e sua realidade existencial enquanto ser social e político, como tema central da filosofia e, desta forma, introduz o viés da antropologia no cenário das discussões filosóficas. 
b. Assume dimensões terapêuticas, oferecendo subsídios que auxiliam o homem na sua compreensão do mundo e de si mesmo. 
c. Se firma na tradição filosófica como uma crítica a civilização ocidental em seus traços remanescentes da cultura medieval. 
d. Buscava o conhecimento filosófico seja capaz de operar tanto no campo teórico, mas tam-bém e, sobretudo no campo prático, visto ser esse o campo onde se desenrolam as ações humanas. 
e. Entendia que a essência do homem é, segundo Sócrates, sua própria alma, ou psyché e, por alma ele entende a própria razão enquanto sede do eu pensante. 
Feedback
A resposta correta é: Inverte o eixo central das investigações filosóficas e coloca a problemática do homem e sua realidade existencial enquanto ser social e político, como tema central da filosofia e, desta forma, introduz o viés da antropologia no cenário das discussões filosóficas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Houveram alguns notáveis filósofos pré socráticos, por certo não os únicos. Mas, seus méritos para o campo da investigação filosófica se deveram, principalmente, pela quebra de paradigmas operada, pois, com a filosofia, o homem se emancipou da magia e do obscurantismo, e vislumbrou um novo mundo onde pudesse habitar com segurança e liberdade. São eles:
Escolha uma:
a. Tales de Mileto, Platão, Plutão, e Heráclito. 
b. Sócrates, Glauco, Aristóteles e Heráclito. 
c. Tales de Mileto, o primeiro filósofo da Natureza; Anaxímines, que defendia que o ar é o princípio de todas as coisas; Pitágoras, o “pai” da matemática; e Heráclito, o primeiro elaborador da dialética. 
d. Tales de Mileto, Sócrates, Platão e Anaxímines. 
e. Sócrates, o pós-mito, Platão, o “pai” da matemática e, Rousseau, que defendia teorias pós cartinianas. 
Feedback
A resposta correta é: Tales de Mileto, o primeiro filósofo da Natureza; Anaxímines, que defendia que o ar é o princípio de todas as coisas; Pitágoras, o “pai” da matemática; e Heráclito, o primeiro elaborador da dialética..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Identifique as alternativas verdadeiras (V) e falsas (F) sobre a filosofia de Platão: 
(__)Toda a filosofia de Platão, sua concepção, ética, política e estética esta baseada em sua doutrina metafísica, isto é na concepção de além da realidade material visível, existe uma outra realidade invisível, imaterial. 
(__) Platão dividia a realidade em dois mundos que ele chamava de mundo sensível e mundo inteligível. O primeiro corresponde a matéria às coisas perceptíveis incluindo ao universo sensorial humano e sua capacidade de sentir e perceber o mundo empiricamente. O segundo se refere ao mundo inteligível, formado pelas idéias, verdadeiras essências de tudo que existe. 
(__) Platão expõe sua teoria pedagógica da reminiscência, segundo a qual a alma humana possui um conhecimento inato, de tal modo que toda aprendizagem constitui na verdade um relembrar, pois a alma humana possui em sua essência o conhecimento de todas as coisas. 
(__) Trata se então de uma doutrina que defende o realismo das ideias. Nessa perspectiva Isso é possível, porque as almas segundo Platão coexistiam conjuntamente com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.