A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Formação Pessoal, Social e Conhecimento de Mundo

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Naurosk (2012) afirma que para Sócrates, verdade só é possível quando se busca viver de forma coerente, harmonizando vida e pensamento, isto é, harmonizando valores e atitudes. Rompendo a dicotomia entre ser e pensar, entre ação e reflexão. Para Sócrates, a verdade é o fundamento para uma vida feliz. Segundo Sócrates qual das assertivas abaixo, permite ao homem ser livre de conflitos e capaz de superar as suas angústias:
Escolha uma ou mais:
a. alternância entre ideias virtuosas e práticas virtuosas; 
b. interconexão entre ideias virtuosas e ideias virtuosas; 
c. confluência entre ideias virtuosas e pensamentos virtuosos; 
d. confluência entre ideias virtuosas e práticas virtuosas; 
e. conflito entre ações virtuosas e práticas virtuosas. 
Feedback
A resposta correta é: confluência entre ideias virtuosas e práticas virtuosas;.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos dizer que a razão filosófica que promoveu a desmistificação do mundo converteu se ela também em mito e, ao invés de libertar o homem, acabou por criar novas formas de aprisioná-lo. Por que:
Escolha uma:
a. Porque a razão filosófica busca a razão acima de tudo. 
b. Porque, nesse sentido, a própria filosofia tem uma apelo na busca pelo intangível. 
c. Nesse sentido, a própria filosofia, na sua busca pelo conhecimento, fecha-se entorno de si e não reconhece outras alternativas. 
d. Porque, nesse sentido, o mito vira realidade quando há uma totalidade de pessoas crendo neste. 
e. Nesse sentido a própria racionalidade quando fechada em si mesma constitui uma forma de prisão, de mito. 
Feedback
A resposta correta é: Nesse sentido a própria racionalidade quando fechada em si mesma constitui uma forma de prisão, de mito..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Diante desta nova problemática existencial que é cuidar da alma, Sócrates inaugurou um método, o qual ajuda os indivíduos a questionarem seus raciocínios, perceberem e analisarem seus sentimentos. Assim Sócrates surge como educador e terapeuta da alma, incentivando as pessoas a se sentirem seguras e, desta forma, possam trilhar o caminho que leva ao seu universo interior. Este método denomina-se:
Escolha uma:
a. Método da educação pública do cidadão. 
b. Método para a vida e para a liberdade. 
c. Método da descoberta da verdade. 
d. Método introspectivo e autoeducação. 
e. Método da educação para a formação pública. 
Feedback
A resposta correta é: Método introspectivo e autoeducação..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao estudo da filosofia torna-se importante ressaltar sobre as condições objetivas da sociedade grega, o modo como se organizavam política e socialmente, sem esquecer de seus valores religiosos e culturais e as bases da sua economia. Aspectos estes que nos ajudam a compreender melhor a origem e o significado da filosofia e a importância que teve na formação do pensamento do povo ocidental, grupo ao qual pertencemos. De acordo com os conceitos acima citados no que diz respeito ao surgimento da filosofia e aos tópicos que contribuíram para que o pensamento filosófico se tornasse realidade, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
(__)Ampliaram seus conhecimentos marítimos e terrestres, quebrando inúmeros tabus acerca da sua mitologia arcaica, superando o seu imaginário social e cultural. Sendo assim, as explicações místicas e sobrenaturais perderam a força, exigindo-se uma explicação para além do fantasioso. 
(__)Criou-se as cidades-estado (polis), destacando-se a escrita como instrumento de registro dos fatos e ideias, perdendo-se o sentido tradicional e sagrado dos poetas e sacerdotes, que adotavam o método oral para expor fatos e ideias. 
(__)Com a criação das cidades-estado (polis), oficializou-se o método oral para a exposição dos fatos e ideias, empregado pelos sacerdotes e poetas. 
(__)Durante o apogeu da cultura grega e antes que o Império Macedônico de Alexandre acabasse de vez com a organização social e política das cidades-estado, vigorava uma democracia direta, onde o interesse dos cidadãos e da polis eram debatidos em praça pública. Essas assembleias eram abertas a todos os homens maiores de dezoito anos. 
(__)Nesses debates cada vez mais frequentes e o uso de argumentos racionais estimulou o desenvolvimento de toda uma cultura, exercendo discursos cada vez mais independentes e personalizados, fez com que homens e mulheres maiores de dezoito anos passassem a se guiar por seus próprios raciocínios e não por conselhos de sacerdotes e guias. 
Escolha uma:
a. V-F-F-F-V. 
b. V-V-F-V-F. 
c. V-V-V-F-F. 
d. V-F-F-V-V. 
e. V-V-F-F-V. 
Feedback
A resposta correta é: V-V-F-V-F..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Entre os pensadores da antiguidade, há um deles que foi um dos que mais contribuiu no sentido de ter deixado uma obra escrita sobre os mais diferentes temas da filosofia, entre eles a questão da educação dos cidadãos, sendo de fato um dos primeiros pensadores e sistematizar uma proposta pedagógica para sua sociedade. Foi ele:
Escolha uma:
a. Anaxímedes. 
b. Sócrates. 
c. Platão. 
d. Foucault. 
e. Rosseau. 
Feedback
A resposta correta é: Platão..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A ironia socrática muito mais do que uma mera simulação, tem na verdade a intenção de trazer presente os conflitos interiores do indivíduo, muitos dos quais originavam se em certas vaidades e convicções que inicialmente mostravam se fortes e indubitáveis, mas que diante de uma reflexão mais profunda – característica própria da maiêutica – acabavam por revelar suas contradições. Para Sócrates a verdade só é possível quando:
Escolha uma:
a. Se busca viver de forma pulsante e vivenciando prazeres, sabedoria, isto é, harmonizando desejos e pensamentos. 
b. Se busca viver de forma coerente harmonizando vida e pensamento, isto é, harmonizando valores e atitudes. Rompendo a dicotomia entre ser e pensar, entre ação e reflexão. 
c. Se busca viver de forma incoerente, sem pensar na harmonia da vida e pensamento. 
d. Se busca viver de forma política, priorizando a vida pública, em favor da vida particular. 
e. Se busca viver a vida intensamente, respeitando os limites do corpo, harmonizando a razão e costumes da contemporaneidade. 
Feedback
A resposta correta é: Se busca viver de forma coerente harmonizando vida e pensamento, isto é, harmonizando valores e atitudes. Rompendo a dicotomia entre ser e pensar, entre ação e reflexão..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo alguns dicionários “Mito” é “uma fábula ou história dos antigos heróis ou deuses do mundo grego-romano; endeusamento de personagens; coisas fantásticas”. Assim o mito representa o primeiro esforço do homem para organizar a realidade e desta forma apaziguar o caos presente em sua consciência antes que a mesma pudesse dar um sentido a tudo a sua volta. Desta forma, ele passa de mito à filosofia quando expressa uma lógica própria por meio de uma significação, exemplificando a origem de muitas coisas, o porquê de seu surgimento, promovendo uma linguagem mais acessível que permite ao homem conhecer melhor o próprio homem e o mundo que o cerca, enumerando elementos que servirão de base para a formulação da crítica filosófica, a qual forneceu a base para o que chamamos hoje de civilização ocidental. Um dos primeiros a operar a tal crítica, aprofundando e analisando os mitos, principiando a sua transmutação para filosofia foi:
Escolha uma:
a. Pitágoras. 
b. Sócrates. 
c. Todas as alternativas estão incorretas. 
d. Aristóteles. 
e. Platão. 
Feedback
A resposta correta é: Sócrates..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Alguns filósofos que antecederam Sócrates ficaram conhecidos por receberem influência de diferentes culturas com as quais tiveram contato. O processo de aperfeiçoamento desses conhecimentos resultou na criação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.