A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Formação Pessoal, Social e Conhecimento de Mundo

Pré-visualização | Página 2 de 2

das diferentes ciências como por exemplo: a matemática e a astronomia. Assim deviam estes filósofos, buscar um elemento ordenador racional que conferisse lógica e harmonia, tendência esta que possibilitou a filosofia, sendo o principal objeto destes primeiros filósofos a realidade do mundo, processo oposto a mitologia, pois tratava-se de um estudo racional da constituição do kosmos e de suas leis e princípios fundamentais. Desta maneira, cada filósofo a seu modo, buscou oferecer uma teoria original e totalizante da multiplicidade da realidade, explicando-a de forma racional e natural, surgindo assim, a Filosofia da Natureza. Baseando-se nos conceitos acima citados, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, enumerando adequadamente cada filósofo às suas análises acerca de suas próprias descobertas e conclusões: 
1- Tales de Mileto. 
2- Anaximandro. 
3- Pitágoras. 
4- Heráclito. 
5- Parmênides. 
(__)Para este filósofo o ar é o princípio originário de todas as coisas, embora seja um elemento inconstante e se transforma em diversas realidades, podendo ser elemento presente no fogo, na terra e na água; defende que toda composição da realidade é a causa principal para toda a mudança e movimento. 
(__)Foi considerado por muitos como pensador obscuro; formulou uma das mais interessantes e influentes perspectivas da realidade. A dialética, como estrutura contraditória do real, “e o que parece um fim é apenas um novo recomeço”, de acordo com a sua concepção. 
(__)Para este, o ser é o elemento primordial. O ser seria a única realidade possível para explicar a existência de todas as coisas. 
(__)Primeiro filósofo a prever um eclipse solar. Buscando superar as cosmologias tradicionais, afirmou que a água é o elemento primordial da realidade. 
(__)Desenvolveu com seus seguidores uma interessante doutrina a respeito dos números e da matemática. Foi o primeiro a perceber e sistematizar um conhecimento matemático sofisticado sobre o universo. 
Está correta:
Escolha uma:
a. 4 – 2 – 3 – 5 – 1. 
b. 2 – 3 – 1 – 5 – 4. 
c. 5 – 1 – 4 – 2 – 3. 
d. 3 – 2 – 1 – 4 – 5. 
e. 2 – 4 – 5 - 1 - 3. 
Feedback
A resposta correta é: 2 – 4 – 5 - 1 - 3..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das principais características que favoreceu o florescimento da democracia e serviu de estimulo para a filosofia eram os debates públicos, que aconteciam por meio de assembleias onde todos os cidadãos participavam. Neste contexto, quem foram os sofistas?
Escolha uma:
a. Os sofistas foram verdadeiros mestres na arte da persuasão, ofereciam seus conhecimentos para quem pudesse pagar. Eles foram os primeiros a perceberem as mudanças na sociedade grega que passava de uma cultura mítica e de uma economia de base agrária, para uma cultura racional voltada ao seu auto desenvolvimento por meio do comercio do cultivo das artes e da educação. 
b. Os sofistas foram verdadeiros mestres na arte da persuasão, ofereciam seus conhecimentos para quem quisesse ouvir, de maneira cortês e gratuita. Eles foram os primeiros a perceberem as mudanças na sociedade grega que passava de uma cultura mítica e de uma economia de base agrária, para uma cultura racional voltada ao seu auto desenvolvimento por meio do comercio do cultivo das artes e da educação. 
c. Os sofistas eram seres que viviam em reclusão e orientavam os indivíduos, através de meios místicos de adivinhação e previsão do futuro. Estes foram os primeiros a prever as mudanças que a sociedade grega sofreria ao longo dos anos. 
d. Os sofistas foram verdadeiros mestres na arte da dissipação, ofereciam seus conhecimentos para quem pudesse pagar. 
e. Os sofistas foram mestres de restauração. Agiam como obreiros, persuadindo e estimulando novos filósofos. 
Feedback
A resposta correta é: Os sofistas foram verdadeiros mestres na arte da persuasão, ofereciam seus conhecimentos para quem pudesse pagar. Eles foram os primeiros a perceberem as mudanças na sociedade grega que passava de uma cultura mítica e de uma economia de base agrária, para uma cultura racional voltada ao seu auto desenvolvimento por meio do comercio do cultivo das artes e da educação..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um determinado pensador defende o realismo das ideias. Nessa perspectiva, expõe sua teoria pedagógica da reminiscência, segundo a qual a alma humana possui um conhecimento inato, de tal modo que toda aprendizagem constitui na verdade um relembrar, pois a alma humana possui em sua essência o conhecimento de todas as coisas. Isso é possível porque segundo ele, as almas coexistem conjuntamente com as ideias, as essências verdadeiras de todas as coisas. Foi este pensador da antiguidade, um dos primeiros a contribuir com uma obra escrita sobre os mais diferentes temas da filosofia, entre eles a questão da educação dos cidadãos, sistematizando com isso, uma proposta pedagógica para a sua sociedade. O pensador em questão tratava-se de:_____.
Escolha uma:
a. Aristóteles 
b. Sócrates. 
c. Platão. 
d. Pitágoras. 
e. Tales de Mileto. 
Feedback
A resposta correta é: Platão..
Terminar revisão
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.