Buscar

Trabalho Gestão Segurança Trabalho Estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA GESTÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO – GST2028
		Prezado aluno, após o estudo de todo o material da disciplina e a leitura da reportagem abaixo retirado do site do Jornal O Globo, cujo link consta abaixo, elabora o seu próprio texto com os aspectos positivos e negativos acerca de eventuais mudanças nas regras que envolvam o tema.
Redução das normas de segurança e saúde no trabalho é um 'retrocesso inadmissível', afirmam juízes e procuradores
Eliane Oliveira
15/05/2019 - 12:22 / Atualizado em 15/05/2019 - 12:33
https://oglobo.globo.com/economia/reducao-das-normas-de-seguranca-saude-no-trabalho-um-retrocesso-inadmissivel-afirmam-juizes-procuradores-23667158
BRASÍLIA — A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulgaram, nesta quarta-feira, nota pública criticando a intenção do governo de reduzir 90% das Normas Regulamentadoras (NRs) de segurança e saúde no trabalho vigentes no país, conforme declaração do presidente Jair Bolsonaro. Segundo as entidades, qualquer esforço de revogação dessas NRs, mesmo que para a redução dos custos de produção, seria um "retrocesso inadmissível".
“Propor o enxugamento dos custos previdenciários – como o governo tem proposto ao Congresso Nacional (...) — e ao mesmo tempo sugerir relaxamento das normas de saúde e segurança do trabalho significa, ao cabo e fim, entoar um discurso essencialmente incoerente, potencialmente inconsequente e economicamente perigoso”, afirma um trecho do documento.
Na nota, as entidades destacam que o Brasil figura no cenário internacional como o 4º país do mundo em números de acidentes de trabalho. Com base em dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, o comunicado destaca que, entre 2012 e 2018, ocorreram no país cerca de 4.738.886 acidentes de trabalhos notificados – sendo 17.315 com óbito -, o que corresponde à média de um acidente de trabalho a cada 49 segundos.
"Isto significou entre 2012 e 2018, 370.174.000 dias de afastamento previdenciário, impondo à Previdência Social custos na ordem de R$ 83 bilhões de reais em benefícios acidentários. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes e doenças de trabalho resultam na perda anual de 4% do Produto Interno Bruto, percentual que, no Brasil, corresponde a R$ 264 bilhões, considerando o PIB de 2017". A revisão das NRs, portanto, seria um enorme problema.
As associações lembram, ainda, a tragédia de Bradinho (MG), causada pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, que ocorreu há menos de quatro meses. Segundo as entidades, foi o maior acidente de trabalho da história brasileira, causando a morte de mais de 300 trabalhadores. O documento enfatiza que "constitui retrocesso inadmissível qualquer esforço de revogação das normas de prevenção de acidentes e adoecimentos no trabalho, a bem da redução dos custos de produção".

Outros materiais