Buscar

APOL Objetiva 2 (Regular) - ÉTICA E A ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL Objetiva 2 (Regular) - ÉTICA E A ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO
Questão 1/5 - Ética e a Estética na Educação
“Aproximar educação e ética é um desafio que resulta do contexto da realidade do mundo atual. Os paradoxos que se apresentam refletem um mundo de infinitas possibilidades ao lado de um processo assustador de autodestruição. E é a escola que revela essa ambiguidade como um espaço e um instrumento de reflexão e de reprodução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOHANN, Jorge R. Educação e ética: em busca de uma aproximação. Porto Alegre: Edipucrs, 2009. p. 9. http://www.pucrs.br/edipucrs/educacaoeetica.pdf. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a concepção de educação relacionada a ética proposta por Dewey, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	É imprescindível que os alunos sejam impedidos de viver sua vida moral pessoalmente, pois, podem agir por imitação ou imposição.
	
	B
	Para Dewey a educação ética indica a distinção entre conhecer princípios morais e ter princípios morais.
Você acertou!
A alternativa correta é a opção B. Para Dewey a educação ética é questão de conhecimento e de prática, ou exercício. O que indica a distinção entre conhecer princípios morais e ter princípios morais. No entanto, é imprescindível que os alunos saibam que devem viver sua vida moral pessoalmente, e não apenas por imitação ou imposição. Não é possível obrigar alguém a comportar-se de maneira ética; o agir moral exige a liberdade autônoma. Rorty, seguidor de Dewey, fala expressamente que não se convence ninguém por sermões e discursos. O que se pode fazer é sensibilizar pelo exemplo (livro-base, p. 45).
	
	C
	Para Dewey é possível obrigar e coagir alguém a comportar-se de maneira ética, pois o agir moral é independente da liberdade.
	
	D
	Segundo Dewey, se convence alguém por sermões e discursos, muito além do sensibilizar pelo exemplo.
	
	E
	A educação ética, segundo Dewey, encontra-se em um campo diverso das atividades escolares.
Questão 2/5 - Ética e a Estética na Educação
Considere o texto a seguir:
“Segundo Dewey, a democracia é mais do que uma forma de governo, é também uma forma de vida associada, de experiência conjunta e mutuamente comunicada. [...] Assim, a democracia seria um modo ético de vida a ser experimentado e vivido pelo indivíduo como uma atitude geral, aberta à vida e ao mundo, que, na educação, encontraria ocasião de ser experimentada e formada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAGNI, Pedro A. Ética, democracia e educação em John Dewey: uma releitura de Democracia e Educação à sombra da ontologia do presente, Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 1, jan./abr, p. 65-81, 2018. p. 71. https://www.researchgate.net/publication/324901473_Etica_democracia_e_educacao_em_John_Dewey_uma_releitura_de_Democracia_Educacao_a_sombra_da_ontologia_do_presente. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as ideias de Dewey sobre educação e ética, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Para Dewey, a escola tem uma vida independente dos princípios morais, pois está distante da realidade social.
	
	B
	Segundo Dewey, os princípios da moralidade se estabelecem como fundamentais para criticar o papel da escola.
	
	C
	Não se pode separar os princípios morais da vida social do homem onde quer que se associe, a escola é uma forma de vida social.
Você acertou!
A alternativa correta é a opção C, pois, Dewey insiste que não se pode separar os princípios morais da vida social do homem onde quer que se associe; a escola é uma forma de vida social, e não a preparação para esta (livro-base, p. 43).
	
	D
	A escola tem uma função moralizante, atua como fragmentadora dos valores sociais e políticos.
	
	E
	Dewey afirma categoricamente que a realidade social da escola se encontra dissociada do seu contexto político.
Questão 3/5 - Ética e a Estética na Educação
“As relações entre ética e o direito, que são, pouco mais ou menos, relações entre conteúdo e continente. Divergem, porém, os dois termos, ou, se assim quisermos exprimir-nos, os dois direitos, quanto à sua estrutura: pelo lado de conteúdo, porque a norma jurídica não pode realizar a ética integralmente, e pelo  lado  do  continente,  porque  a  norma  jurídica  tem  necessidade  de  uma fórmula,  e a  regra  ética  não se presta  a ser prisioneira  de  qualquer fórmula”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, Thais N. Os princípios enquanto normas éticas e o mínimo irredutível da constituição. Revista Direitos Fundamentais e Alteridade, Salvador, v. 1, n. 1, jul./dez., p. 99-114, 2017. p. 100. https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/direitosfundamentaisealteridade/article/download/431/350. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as normas jurídicas e seus elementos conceituais,  assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As leis possuem aspectos sociais e culturais, no entanto, sua influência é limitada às regras morais.
	
	B
	As normas jurídicas se baseiam em reflexões e princípios teóricos atrelados as ações humanas.
	
	C
	As consequências legais, além da sujeição a moral, implicam aspectos legais que possuem elementos jurídicos.
	
	D
	As leis são impostas apenas para mostrar autoridade ou poder, o que leva ao questionamento sobre sua validade.
	
	E
	Normas jurídicas visam manter a ordem, o bem-estar e a segurança dos cidadãos e prevenir possíveis consequências prejudiciais das infrações.
Você acertou!
A alternativa correta é a opção E, pois, as leis não são impostas por mero diletantismo nem apenas para mostrar autoridade ou poder. Normas jurídicas visam manter a ordem, o bem-estar e a segurança dos cidadãos e prevenir possíveis consequências prejudiciais das infrações. As consequências, além da sujeição a penas legais, implicam aspectos ético-morais (livro-base, p. 41).
Questão 4/5 - Ética e a Estética na Educação
“Ao exercermos à docência no ensino superior, necessitamos de um código de ética. Essa necessidade advém do fato de que há uma inter-relação entre o docente e seus alunos, o que acarreta em um comprometimento na ação [...]. A profissão docente se dá a serviço de todos e a seu próprio benefício, desenvolvida de maneira estável em conformidade com a própria vocação e em atenção à dignidade humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Carla B. Ética na docência do ensino superior. Revista Educare, Montes Claros ISEIB. p. 11. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2234046/mod_resource/content/1/etica-carla-genilce.pdf. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética e docência,  assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A ética como imposição dos costumes para agir em vista da moral, exclui também bases biológicas.
	
	B
	A responsabilidade pelo outro tem implicações irrecusáveis na educação, para docentes, pais, educadores em geral e para os alunos.
Você acertou!
A alternativa correta é a opção B, pois, a ética como autoimposição para agir em vista de fazer o bem e evitar o mal, portanto, além de contar com bases biológicas (que não são escopo desta obra), fundamenta-se na responsabilidade que o eu apresenta em relação ao outro eu com o qual tem que conviver e construir um mundo de bem-estar. A responsabilidade pelo outro tem implicações irrecusáveis e inarredáveis na educação – para docentes, pais, educadores em geral e para os alunos (livro-base, p. 40).C
	A ética fundamenta-se na responsabilidade individual, distante do outro, conviver e construir um mundo de bem-estar parte apenas do indivíduo.
	
	D
	Embora sem importância para a sociedade, a ética precisa ser revista e questionada no ambiente da docência.
	
	E
	Ética e docência se auto excluem, pois uma é do âmbito subjetivo, e a outra apenas coletiva.
Questão 5/5 - Ética e a Estética na Educação
“Estética a um termo que começou a ser usado desde Baumgarten (1750) para designar uma disciplina que se ocupa da arte e do belo. Essa designação tem a sua origem na palavra grega ‘aesthesis’ que significa percepção. A reflexão sobre a arte na modernidade relaciona o belo com apercepção sensorial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GREUEL, Marcelo da V. Da "teoria do belo" a "estética dos sentidos" reflexões sobre Platão e Friedrich Schiller. Revista Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 147-155, 1994. p. 147. https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/viewfile/5362/4757. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de estética e seus problemas fundamentais analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A arte pode ser considerada como educação e como expressão, vista como finalidade.
Você acertou!
A alternativa correta é a opção A, pois, no que diz respeito à função da arte, as teorias podem ser descritas com base em dois grupos fundamentais: a) o dos que consideram a arte como educação, em que ela é vista como instrumento; b) o dos que consideram a arte como expressão, em que ela é vista como finalidade (livro-base, p. 51).
	
	B
	O problema da arte se refere a imitação estética das pinturas.
	
	C
	A arte apresenta como função tratar de questões teóricas distantes da racionalidade.
	
	D
	A expressão estética se relaciona às emoções estando distante da realidade educacional.
	
	E
	A finalidade da arte é comunicar as emoções e questionar a racionalidade.

Outros materiais