APOL 4

APOL 4


DisciplinaAdministra524 materiais423 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Administração Estratégica
A Alexander\u2019s VI, empresa produtora de vinho, localizada na Serra Gaúcha, após o falecimento de seu fundador, o sr. Francesco Ferrara passou a ser comandada por ser filho Giancarlo Ferrara. Em um evento comemorativo ele foi questionado qual processo a empresa usa para formular sua estratégia e ele respondeu que a formulação se dá a partir das perspectivas coletivas.  
 Neste caso, o processo de formulação de estratégia da Alexander\u2019s VI é:
Nota: 20.0
	
	A
	a escola cultural.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois na resposta do Giancarlo, podemos ver que para a empresa a formulação da estratégia se dá como um processo coletivo. A alternativa (b) é errada, pois a formulação de estratégia se dá no processo negociação; a alternativa (c) está incorreta, pois a formulação de estratégia se dá no processo reativo; a alternativa (d) está errada, pois a formulação de estratégia se dá no processo emergente; e por fim, a alternativa (e) é errada, pois a formulação de estratégia se dá com um processo de transformação.
	
	B
	a escola do poder.
	
	C
	a escola ambiental.
	
	D
	a escola de aprendizado.
	
	E
	a escola de configuração.
\ufffd
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Ao entender as diversidades da formulação da estratégia Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010), afirmam que o processo pode ser prescritivo e descritivo, onde o primeiro prescreve como deve ser a formulação da estratégia, e o segundo descreve os modelos e etapas da construção da estratégia, sendo que ambos processos foram chamadas de \u2018Escolas\u2019.
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas para os processos:
 
( ) A Escola cognitiva é descritiva.
( ) A Escola do Design é prescritiva.
( ) A Escola do Planejamento é prescritiva.
( ) A Escola do Posicionamento é descritiva.
 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	a) V, V, V, F.
Você acertou!
	
	B
	b) V, F, V, F.
	
	C
	c) V, V, F, V
	
	D
	d) F, V, V, V.
	
	E
	e) F, F, F, F
\ufffd
Questão 3/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Ao enfrentar as forças competitivas do ambiente, pode-se definir o posicionamento estratégico da organização para superar a concorrência. Isso ocorre a partir de três estratégicas genéricas bem sucedidas, como por exemplo, como a que consiste em uma estratégia direcionada a produzir ou a oferecer produtos e serviços com valor agregado.
 
Nesse caso, essa estratégia é de:
Nota: 20.0
	
	A
	a) Enfoque.
	
	B
	b) Processual.
	
	C
	c) Lata de lixo.
	
	D
	d) Diferenciação.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois o a estratégia de diferenciação consiste em uma estratégia direcionada a produzir ou a oferecer produtos e serviços com valor agregado, considerado único e diferenciado quando comparado com a concorrência. A partir da posição de diferenciação, a empresa pode identificar quais atributos os compradores consideram importantes, destacando-os e, assim, posicionando-se de forma singular para satisfazer essas necessidades; a alternativa (a) está errada, na estratégia de enfoque consiste em focar em um (escopo) determinado grupo comprador, linha de produtos, ou um mercado geográfico no campo de atuação da empresa;  as alternativas (b) e (c) estão erradas, pois se tratam de modelo decisório, onde no modelo de tomada de decisão Processual elucida as fases e os ciclos que subsidiam as atividades decisórias, aparentemente complexas e dinâmicas e modelo de tomada de decisão lata de lixo, entende-se que a decisão ocorre por escolhas, procurando por problemas; problemas, procurando por escolhas; soluções, procurando por problemas para responder; e decisores, procurando por alguma coisa para decidir; E, por fim, a alternativa (d) está errada, pois a estratégia de Liderança no custo total é uma posição exclusiva baseado no baixo custo, ou seja, é a redução dos custos a uma margem menor que a concorrência.
	
	E
	e) Liderança no custo total.
\ufffd
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Na vida organizacional e em um mundo repleto de mudanças constantes, saber decidir é de fato essencial, principalmente decidir na hora, momento e nas circunstâncias certas. Para tanto, o gestor pode e deve fazer uso de modelos para a tomada de decisão, como aquele a que decisão ocorre por escolhas, procurando por problemas; problemas, procurando por escolhas; soluções, procurando por problemas para responder; e decisores, procurando por alguma coisa para decidir.
 
Nesse caso, o esse modelo de tomada de decisão é de:
Nota: 0.0
	
	A
	a) Político.
	
	B
	b) Racional.
	
	C
	c) Carnegie.
	
	D
	d) Processual.
	
	E
	e) Lata de lixo.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois o modelo de tomada de decisão lata de lixo, entende-se que a decisão ocorre por escolhas, procurando por problemas; problemas, procurando por escolhas; soluções, procurando por problemas para responder; e decisores, procurando por alguma coisa para decidir. Neste sentido, as soluções são anteriores aos problemas; a alternativa (a) está errada, pois o modelo de tomada de decisão político, conforme o nome já diz, tem na política o mecanismo de apoio à decisão, ou seja, os atores ocupam diferentes posições e exercem diferentes graus de influência, de modo que as decisões não resultam em uma escolha racional, mas, ao contrário, resultam da influência dos atores;  a alternativa (b) está errada, pois o modelo de tomada de decisão racional é o mais sistematizado e estruturado entre todos, pois pressupõe regras e procedimentos pré-definidos, que devem ser seguidos para que se possa atingir um bom resultado; a alternativa (c) está errada, pois o modelo de tomada de decisão Carnegie  ou Modelo da Racionalidade Limitada, trata da impossibilidade do administrador ter acesso a todas as possibilidades de ação, de modo a conseguir avaliar todas as alternativas, visto que é impossível, fisicamente, ter acesso e processar todas as informações referentes à decisão a ser tomada; E, por fim, a alternativa (d) está errada, pois o modelo de tomada de decisão Processual elucida as fases e os ciclos que subsidiam as atividades decisórias, aparentemente complexas e dinâmicas. Este modelo concentra-se nas fases, nas atividades e na dinâmica dos comportamentos decisórios.
\ufffd
Questão 5/5 - Administração Estratégica
A Varig, fundada no Rio Grande do Sul da década de 20 (sob o nome de Viação Aérea Rio Grandense), cresceu e se destacou como uma sólida empresa nas mãos de Rubem Berta (hoje no ramo de clínicas e avenidas). Os pilares desse crescimento foram o respeito (e a fartura) para com o cliente e, com os funcionários, o intenso treinamento técnico e humano, fornecendo todos os subsídios necessário para trabalhar. A estrutura era invejável, acolhendo todos.
A falência, claro, tem várias explicações e uma delas é a força da mudança ambiental que mudou o paradigma dos serviços de bordo, com isso a empresa. Hoje nos surpreendemos com \u201camendoim e bolacha\u201d a vontade. E só. O espaço entre as poltronas foi diminuído. O avião deixou de ser uma ocasião especial, um luxo, e passou a ser rotina para muita gente. Isso é ruim? De forma alguma. É apenas outro modelo de negócio, no qual tudo é mais prático e rápido. Antes, o ápice era a viagem. Hoje, é partir e chegar. De preferência sem atrasos. 
 
TOOGOOD, Frank. Varig, da excelência à falência: o que deu errado? Disponível em: < https://ideiafix.wordpress.com/2013/03/21/varig-da-excelencia-a-falencia-o-que-deu-errado/>. Acesso em 24 nov. 2015. [adaptado]
 
Neste caso, o processo de formulação de estratégia a qual a Varig estava inserida é da:
Nota: 0.0
	
	A
	a escola cultural.
	
	B
	a escola
InfectFF
InfectFF fez um comentário
mt bom
0 aprovações
Carregar mais