A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Questionario I Saude e Segurança no Trabalho

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questionário I
Saude e segurança no trabalho
PERGUNTA 1
A Lei Federal nº 8.080/90, entre as ações preventivas e de proteção ao meio ambiente, estabeleceu as diretrizes de vigilância ambiental em saúde, compreendendo um conjunto de ações que propicia o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionamentos que interferem na saúde humana com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde por meio de:
	
	a.
	Estudo dos fatores de risco existentes (físicos, químicos, biológicos, mecânicos, ergonômicos ou psicossociais).
	
	b.
	Possibilitar ao profissional a compreensão sobre a abrangência da Segurança no Trabalho.
	
	c.
	Entendimento sobre a relação entre a saúde do trabalhador e o ambiente organizacional.
	
	d.
	Importância da Segurança no Trabalho como fator de satisfação e motivação junto ao trabalhador, contribuindo para sua fixação, manutenção e desempenho produtivo.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas está correta.
PERGUNTA 2
A Organização Internacional de Trabalho estabeleceu o Programa Internacional para a Melhora das Condições e Meio Ambiente do Trabalho que se iniciou em 1976 e tem como objetivo o melhoramento das condições de trabalho e a proteção da saúde física e mental do trabalhador. Seu foco constitui-se na:
	
	a.
	Prevenção contra os efeitos desfavoráveis de fatores físicos, químicos e biológicos no local de trabalho e no meio ambiente imediato.
	
	b.
	Prevenção da tensão mental resultante da duração excessiva do ritmo, do conteúdo ou da monotonia do trabalho.
	
	c.
	Promoção de melhores condições de trabalho, visando à distribuição adequada do tempo e do bem-estar dos trabalhadores.
	
	d.
	Adaptação das instalações e locais de trabalho à capacidade mental e física dos trabalhadores mediante a aplicação da ergonomia.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
PERGUNTA 3
Analisando as causas dos acidentes de trabalho é possível identificar as causas de atos inseguros como:
	
	a.
	Inadaptação entre homem e função.
	
	b.
	Fatores circunstanciais (problemas familiares, abalos emocionais, alcoolismo, doença e fadiga).
	
	c.
	Desconhecimento dos riscos da função.
	
	d.
	Desajustamento, relacionamento com certas condições específicas do trabalho.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
PERGUNTA 4
As Normas Regulamentadoras relativas à segurança do trabalho são de observância:
	
	a.
	Facultativa às empresas.
	
	b.
	Obrigatória às empresas.
	
	c.
	Sem efeito legislativo.
	
	d.
	Sem efeito às instâncias administrativas.
	
	e.
	São apenas regulamentos técnicos destinados às organizações para prevenirem contra os riscos ambientais.
PERGUNTA 5
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores; causados, desencadeados ou agravados por fatores de riscos presentes nos locais de trabalho. Tradicionalmente, os riscos presentes nos locais de trabalho são classificados em organizações do trabalho, agentes físicos, químicos e biológicos. São considerados agentes físicos exceto:
	
	a.
	Névoa, neblina e/ou poeira.
	
	b.
	Ventilação e umidade.
	
	c.
	Calor e frio.
	
	d.
	Vibração e radiação.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
PERGUNTA 6
As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores; causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Tradicionalmente, os riscos presentes nos locais de trabalho são considerados: 
I- Uma combinação da probabilidade de ocorrência e das consequências de um evento perigoso específico (acidente ou incidente). 
II- Grau de intensidade da exposição ocupacional. 
III- É o resultado da probabilidade de uma ocorrência versus a severidade que ela pode causar. 
IV- Risco iminente de toda a condição que possui uma probabilidade acentuada da ocorrência imediata de um evento ou uma sequência de eventos que possam levar a materialização de um acidente ou resultar em uma doença, com consequências graves. 
V - É a fonte de dano ou prejuízo potencial.
	
	a.
	I, II, III e IV.
	
	b.
	I, II e IV.
	
	c.
	I e III.
	
	d.
	II, III e IV.
	
	e.
	I, III e IV.
PERGUNTA 7
De acordo com Cardella (1999), é considerado emergência todo procedimento perigoso sobre os quais o homem não tem nenhum controle.
	
	a.
	A velocidade de propagação da série de eventos perigosos é maior que a velocidade com que o homem detecta, analisa e toma decisões
	
	b.
	Em situação de emergência, o homem apresenta uma elevada probabilidade de cometer falhas.
	
	c.
	Não é possível elevar a confiabilidade dos sistemas a cem por cento.
	
	d.
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
PERGUNTA 8
Em 1978, o Ministério aprovou uma Portaria com as 28 Normas Regulamentadoras (NR) relativas à segurança e à medicina do trabalho. A partir de 1994, já adotando como paradigma a Convenção nº 161/85, da OIT, aprovou as atuais versões das normas NR-7, NR-9, NR-18 e NR-29. Finalmente, em 1999, foi aprovada a atual versão da NR-5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa).   
Identifique as características da CIPA:
	
	a.
	Identificar o grau de intensidade da exposição ocupacional.
	
	b.
	Realizar, periodicamente, avaliações quantitativas nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e a saúde dos trabalhadores.
	
	c.
	Divulgar aos trabalhadores, ao sindicato da categoria e às empresas terceirizadas, quando houver, informações relativas à segurança e saúde no trabalho.
	
	d.
	Interferir no processo de segurança ocupacional dos colaboradores, tendo o objetivo de prevenir, minimizar e eliminar os riscos decorrentes de condutas e procedimentos que causam riscos à saúde do trabalhador.
	
	e.
	Todas as alternativas estão corretas.
PERGUNTA 9
Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas: 
  
( ) Pelo artigo 200, inciso II, depósitos, armazenagem e manuseio de combustíveis, inflamáveis e explosivos, bem como trânsito e permanência nas áreas respectivas. 
( ) Pelo artigo 200, inciso IV, proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra fogo, diques e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização. 
( ) Pelo artigo 200, inciso III, prevenção contra os efeitos desfavoráveis de fatores físicos, químicos e biológicos no local de trabalho e no meio ambiente imediato. 
( ) Pelo artigo 200, inciso I, prevenção da tensão mental resultante da duração excessiva do ritmo, do conteúdo ou da monotonia do trabalho. 
( ) Pelo artigo 200, inciso V, proteção contra insolação, calor, frio, umidade e ventos, sobretudo no trabalho a céu aberto, com provisão, quanto a este, de água potável, alojamento e profilaxia de endemias. 
( ) Pelo artigo 200, inciso VIII, promoção de melhores condições de trabalho visando à distribuição adequada do tempo e do bem-estar dos trabalhadores. 
  
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo:
	
	a.
	V, V, F, F, V, F.
	
	b.
	F, F, V, F, V, F.
	
	c.
	V, F, V, F, F, F.
	
	d.
	V, V, F, F, F, F.
	
	e.
	F, F, V, V, F, F.
PERGUNTA 10
Situando o desenvolvimento conceitual em saúde do trabalhador, identifique os fatores determinantes do processo saúde/doença do fator biológico:
	
	a.
	Ação principal – tratamento da doença.
	
	b.
	Ação principal – prevenção da doença
	
	c.
	Ação principal – promoção da saúde.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.