Buscar

Atividade Empreendedorismo

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
No sentido popular, ser uma pessoa “persuasiva” possui conotação ruim de manipuladora, traiçoeira, que usa da lábia e habilidades de oratória para tirar vantagens sobre os outros. No mundo do empreendedorismo, temos que incorporar a persuasão de uma forma mais ampla e em seu sentido mais puro. O empreendedor tem a sua volta diversos tipos de pessoas que tem que lidar e, por isso, é fundamental que a persuasão faça parte do dia-a-dia do empreendedor, pois essa característica contribuirá para que ele influencie pessoas e mantenha sólidas relações comerciais.
REALIZAÇÃO EMPREENDEDORA. Persuasão - o primeiro comportamento do empreendedor. Disponível em http://realizacaoempreendedora.com.br/persuasao-os-10-comportamentos-empreendedores/ Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
 
A persuasão é uma característica fundamental para o empreendedor. Assim, baseando-se nas ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A persuasão, como estratégia empreendedora, contribui para superar a ação da concorrência, pois ela move pessoas e empresas na direção dos interesses do empreendedor.
 
PORQUE
II. O empreendedor tem forte tendência em exercer autoridade sobre as pessoas, sendo que essa facilidade de persuasão o leva ao poder e à execução de ações poderosas. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 		As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
		A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
		A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
		As asserções I e II são proposições falsas.
0,2 pontos 
PERGUNTA 2
O empreendedor é uma pessoa com características peculiares, não exclusivas, que pode atuar por necessidade ou oportunidade, buscando gerar valor por meio da criação ou expansão de alguma atividade, identificando e explorando novos produtos, processos e mercados.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado)
 
No texto é apresentado um conceito clássico de empreendedor. Entretanto, além da definição conceitual, o empreendedor é reconhecido por suas características peculiares. ALgumas delas são:
I. É persistente e tem visão de futuro.
II. Não poupa recursos financeiros para investir em seu sonho.
III. Aceita os risco do seu novo empreendimento, mesmo conhecendo pouco o segmento em que atuará.
IV. Cria algo inovador sob condições de incerteza.
V. Transpõe barreiras para alcançar os objetivos traçados. 
É correto apenas o que se afirma em:
 		I, II e III.
		II, III e IV.
		I, IV e V.
		II, IV e V.
		I, III e V.
0,2 pontos 
PERGUNTA 3
Os seres humanos são complexos e poucos princípios simples e universais explicam o seu comportamento. Como somos todos diferentes, a possibilidade de fazer generalizações simples e precisas é muito limitada. Além disso, o comportamento humano é condicionado, a um só tempo, pelo sistema social e demandas de ordem biológica, o que o torna ainda mais complexo.ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010 (adaptado).
 
A partir das ideias do texto é correto afirmar que o comportamento humano
 		pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas.
		é o resultado da soma dos estímulos recebidos desde a concepção até a morte de um indivíduo.
		é imutável, mesmo quando a pessoa é submetida a estímulos e experiências diversas.
		é o traço mais familiar do mundo em que as pessoas vivem, pois suas ações estão ligadas ao ambiente familiar em que ele foi criado.
		é condicionado pelos sinais intrínsecos sentidos pela pessoa e arquitetados por sua interação cognitiva, tornando-o imprevisível e imensurável.
0,2 pontos 
PERGUNTA 4
O empreendedor é uma pessoa motivada que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal, tem a capacidade de transformar ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade. CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. São Paulo: Manole, 2012 (adaptado).
 
A partir do texto é possível afirmar que o empreendedor, além de todas as características que possui, é uma pessoa motivada. Sobre a motivação humana, é correto afirmar que
 		seu estudo é uma busca por questionamentos para alguns dos mais intrincados mistérios da existência
humana: o que move as pessoas.
		por se originar nos sonhos de cada indivíduo, ela explica porque estes não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões.
		ela determina as escolhas e decisões pessoais do indivíduo, levando em consideração as condições genéticas e sociais do ser humano.
		a fonte das ações de um indivíduo pode ser interna - relacionada aos sinais e às recompensas sociais, ou externa - relacionada à estrutura psicológica do indivíduo e de suas necessidades.
		o ser humano é um ser psicológico, fisiológico e social, que está motivado por sua constante busca de satisfação das suas necessidades.
0,2 pontos 
PERGUNTA 5
A motivação é crucial para a ação individual, já que mexe com o emocional dos indivíduos. O homem é produtivo por que a motivação interage com o inconsciente e é com essa força que ele realiza todas as suas tarefas. O indivíduo sempre está girando em volta do ciclo da motivação, pois sempre uma necessidade substitui a outra. O agir do ser humano é guiado por suas necessidades, ou seja, tudo depende do nível de suas necessidades.
STOOC, M. B. Motivação de Pessoas. Portal Educação. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/motivacao-de-pessoas/20686 Acesso em 20/06/2019.
 
Considerando as teorias sobre motivação humana, analise as afirmativas e marque aquela que traz a correspondência correta entre autor e sua respectiva conclusão.
I. Maslow classifica as necessidades humanas em corporais ou fisiológicas, de incentivos sociais, de incentivo do ego, esta última caracterizada pelo domínio do conhecimento e autorrealização.
II. Birch e Verof classificam a motivação humana em motivação de deficiência (afastamento para evitar ou fugir do perigo) e motivação de excesso (desejos de viver alegrias e obter satisfação). 
III. Herzberg afirma que a motivação humana pode ser classificada em fatores higiênicos - que podem levar à insatisfação e fatores motivacionais - que levam à satisfação.
IV. O teórico Krech classifica as necessidade básicas que motivam o ser humano em: sensorial, curiosidade, filiação, agressão, realização, poder e independência.
V. As necessidades humanas que levam à motivação são classificadas, por Kalisch, em sensoriais, fisiológicas e físicas.
É correto apenas o que se afirma em:
 		I, II e V.
		II e IV.
		I, III, IV e V.
		I e III.
		II, III, IV e V.
0,2 pontos 
PERGUNTA 6
O mito do empreendedor muitas vezes revela o empreendedor como um super homem que resolve todas as situações e sabe todas as coisas. Mas o empreendedor é uma pessoa que persiste naquilo que é seu objetivo. Assim, encontramos empreendedores que possuem algumas características mais acentuadas, como a persistência, e outras, até inexistentes, como a facilidade em planejamento, por exemplo.SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019.
 Considerando o perfil ideal do empreendedor, analise as afirmativas e marque a alternativa que completa corretamente a sentença. O empreendedor ideal
 		é responsável pelo processo de destruição criativa das velhas estruturas.
		é capaz de identificar produtos obsoletos, propondo métodos padronizados para inová-los.
		é livre para orientar seu próprio empreendimento.
		mantém baixo nível de consciência do ambiente em que vive.
		não se preocupa em gerar conhecimento, mas sim, inovação.
0,2 pontosPERGUNTA 7
A abertura do mercado mundial e o rápido desenvolvimento tecnológico têm trazido mudanças sociais, culturais e econômicas em nível global, afetando frontalmente os empregos e trabalhos e resultando na necessidade de um novo perfil profissional que seja compatível com o mercado global e tecnológico atual.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado).
 
Considerando as ideias do texto, o mercado global e tecnológico atual exige um novo perfil profissional que demonstre as seguintes características:
I. Persistência.
II. Trabalho em equipe.
III. Competência.
IV. Criatividade.
V. Qualificação.
É correto apenas o que se afirma em
 		I, II e V.
		II e IV.
		I, III, IV e V.
		I e III.
		II, III, IV e V.
0,2 pontos 
PERGUNTA 8
O empreendedor precisa de ter uma rede de relacionamentos ( networking), que não seja muito extensa, mas que tenha qualidade. Geralmente associamos networking a eventos, mas a verdade é que esta prática está se tornando cada vez mais recorrente nas empresas com o intuito de ampliar ao máximo as oportunidades de negócio. Mais do que isso, essa rede de relacionamentos é um processo onde se constroem amizades, as quais são motivadas por interesses em comum e contribuem para que o negócio cresça.
BASTOS, M. Qual a Importância do Networking Para Empreendedores. Sistema Soma, 2017. Disponível em https://sistemasoma.com.br/blog/empreendedorismo/qual-a-importancia-do-networking-para-empreendedores Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
 
Considerando as ideias do texto sobre rede de relacionamentos do empreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Atualmente, o empreendedor convive num cenário cambiante e incerto, o que torna a rede de relacionamentos um ferramenta útil para encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio.
 
PORQUE
II. Uma rede de relacionamentos mantém o empreendedor atualizado com informações que podem ajudar a obter indicações de possíveis novos clientes e até de potenciais investidores. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 		As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
		A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
		A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
		As asserções I e II são proposições falsas.
0,2 pontos 
PERGUNTA 9
Percepção é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta. O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores, provocando reflexões críticas e gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças, como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.
RIBEIRO, P. A Importância Da Percepção Humana. RHportal, set/2015. Disponível em https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-importncia-da-percepo-humana/ Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
 
Considerando as ideias sobre a percepção humana, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A percepção de uma pessoa está intimamente relacionada ao seu desenvolvimento profissional, sendo influenciada pelas conquistas alcançadas pelos indivíduos ao seu redor.
 
PORQUE
II. As pessoas percebem a realidade que as cerca de forma diferente, o que explica por que, mesmo sendo submetidas a situações iguais, cada pessoa reage de maneira distinta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 		As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
		A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
		A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
		As asserções I e II são proposições falsas.
0,2 pontos 
PERGUNTA 10
Desde o início da história da humanidade, o desenvolvimento da sociedade e da vida humana vêm sendo acompanhadas por ações empreendedoras desenvolvidas por obras resultantes das necessidades sentidas e observadas por homens contemporâneos às suas idades e eras. Hoje, o empreendedorismo desperta o interesse econômico e social de vários países e, ainda, tem se mostrado um motor propulsor de desenvolvimento.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado).
 
A partir das ideias do texto é correto afirmar que o empreendedor, ao longo da história humana, tem sido visto como
 		um motor propulsor de desenvolvimento devido a suas características clássicas e arrojadas, predispondo os países ao crescimento econômico e social.
		uma figura necessária para superar os desafios gerados pelo fechamento dos mercados mundiais às inovações tecnológicas e comerciais.
		o responsável por desenvolver estratégias para a organização econômica dos grupos de pessoas em sua localidade.
		a pessoa que busca aproveitar novas oportunidades, vislumbrando o lucro e exercendo suas ações mesmo diante de altos riscos.
		alguém com capacidade de visão, criação e inovação que levou o homem a desenvolver e a encontrar soluções para as necessidades surgidas ao longo das épocas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes