Buscar

Fundamentos da Pesquisa Histórica apol 01 e 02 nota 100

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Fundamentos da Pesquisa Histórica
Questão 1/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere a seguinte afirmação: 
A imagem pode transmitir muitas informações que, normalmente, um texto escrito demandaria maior esforço para atingir os mesmos objetivos. Assim, como fontes históricas, as imagens são um imenso depositário de informações sobre o passado. Cada imagem tem peculiaridades que lhe conferem a sua particularidade. Por isso, cabe aos historiadores identificar e selecionar as imagens que, eventualmente, servirão aos seus propósitos de pesquisa. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando a afirmação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre imagens como fonte histórica, enumere, na ordem sequencial, as designações que se relacionam a cada uma das imagens a seguir:
1. A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix
Fonte: SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Fundamentos da pesquisa histórica. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 130.
2. Convocação americana para a Primeira Guerra Mundial, de James Flagg
Fonte: SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Fundamentos da pesquisa histórica. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 138.
3. Cartaz para o baile no Moulin Rouge, de Henri Toulouse Lautrec
Fonte: SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Fundamentos da pesquisa histórica. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 142.
4. Chocolate, de Rafael Bordallo Pinheiro
Fonte: SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Fundamentos da pesquisa histórica. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 144.
( ) Poder e política.
( 2) Propaganda política.
(3 ) Publicidade.
(4 ) Rótulos e embalagens. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 –1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 3 – 4
	
	E
	1 – 3 – 2 – 4
Questão 2/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere a seguinte citação: 
“Se a História não existe no ensino, [...] como disciplina escolar, na época clássica, é simplesmente porque não existe como disciplina. Está dividida em duas actividades intelectuais que se ignoram quase sempre ou se desprezam: a erudição e a filosofia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FURET, François. A oficina da história. Trad. de Adriano Duarte Rodrigues. Lisboa: Gradiva, s/d. p. 109. 
A partir do trecho de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História como ciência, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A História não é ciência, pois despreza teoria e metodologias próprias na organização de seus saberes.
	
	B
	Sendo ciência, a História é um produto irracional e sem metodologia, pois pode ser apreendido por não historiadores.
	
	C
	Por apresentar teoria e metodologias próprias, é possível sustentar a História como ciência.
	
	D
	Mesmo sendo ciência, a História desconsidera a utilização da racionalidade e da sensibilidade na apreensão de seus objetos de análise.
	
	E
	Discutir se História é ou não ciência é considerado perda de tempo, pois o que o historiador faz não é baseado em teorias e métodos próprios.
Questão 3/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Atente para a seguinte afirmação: 
A História como disciplina específica é uma construção recente, que pode ser situada no século XIX. Antes disso, não havia uma preocupação científica com a produção histórica. O contexto de surgimento da disciplina História explica, em parte, suas características durante o século XIX e parte do século XX. No entanto, como nada permanece estável infinitamente, a História mudou e apresentou outros desafios na segunda metade do século XX, adentrando o século XXI com propósitos e objetivos bastante distintos daqueles existentes no século XIX. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando a afirmação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História como disciplina acadêmica, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apesar da recente constituição da História como disciplina acadêmica, a sua legitimação a antecedeu de maneira simples e fácil.
	
	B
	Apesar do academicismo e das rígidas normas para a elaboração de narrativas históricas, a História manteve-se como uma disciplina de domínio público e geral.
	
	C
	O foco do ensino de História em todas as etapas de ensino refletiu, desde sempre, as mesmas preocupações da História lecionada na universidade.
	
	D
	Após os anos de ditadura civil-militar brasileira, o ensino de História priorizou a assimilação das efemérides.
	
	E
	São relativamente recentes as preocupações com um ensino de História focado no desenvolvimento do pensamento histórico.
Questão 4/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere a seguinte informação: 
Em tempos de mudanças rápidas, a preocupação com o passado tem sido menosprezada por muitas pessoas. O imediatismo característico da sociedade contemporânea relega o passado às amareladas páginas dos livros e aos escuros corredores dos museus. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre as funções da História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O ofício dos historiadores consiste em se pensar o passado com os olhos do passado.
	
	B
	A preocupação que devemos ter com a História é pensar no presente com os olhos do passado.
	
	C
	Pensar em História é pensar no futuro, buscando respostas para as aflições e questionamentos do presente.
	
	D
	O historiador limita-se a analisar apenas a história do tempo presente, evitando os dados do passado.
	
	E
	A história é o ato de se pensar no presente a respeito do futuro, buscando respostas para as indagações do passado.
Questão 5/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Leia a citação a seguir: 
“Essa é que é a questão. Na realidade, o documento é sempre de facto um monumento, quer dizer, é algo que forma, não que informa, com o objectivo de ‘impressionar’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOOF, Jacques. Reflexões sobre a História. Trad. de António José Pinto Ribeiro. Lisboa, Edições 70, 2009. p. 31. 
Com base na citação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História e suas fontes, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O trabalho do historiador é possível mesmo sem a existência de fontes ou vestígios do passado.
	
	B
	As fontes são objeto dispensável ao ofício do historiador, pois as narrativas históricas são fruto da imaginação desse profissional.
	
	C
	As fontes, os vestígios do passado, são a matéria-prima do historiador, sem a qual não há passado a ser analisado e compreendido.
	
	D
	É perfeitamente válido conjecturar a respeito de uma sociedade do passado sem a consulta das fontes.
	
	E
	O trabalho do historiador se faz com ou sem as fontes, já que a essência dele é de base ficcional.
Questão 1/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere o seguinte excerto de texto: 
“O uso das fontes também tem uma história, porque os interesses dos historiadores variaram no tempo e no espaço, em relação direta com as circunstâncias de suas trajetórias pessoais e com suas identidades culturais. Ser historiador do passado ou do presente, além de outras qualidades, sempre exigiu erudição e sensibilidade no tratamento de fontes, pois delas depende a construção convincente de seu discurso”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANOTTI, Maria de Lourdes. O livro Fontes históricas como fonte. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006. p. 10. 
Considerando o excerto de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História e suas fontes, assinale a alternativa correta:A
	Toda a fonte deve ser considerada, ainda no século XXI, com o caráter de monumento que reflete a inquestionável verdade histórica.
	
	B
	São considerados documentos históricos dignos de investigação por parte dos historiadores apenas os comprovadamente oficiais.
	
	C
	Ao longo dos séculos XIX e XX, a noção de documento foi sendo alterada, ampliando-se as possibilidades de análises dos vestígios do passado.
	
	D
	Uma das características mais interessantes dos documentos históricos diz respeito ao fato de que a sua interpretação não pode mudar ao longo do tempo.
	
	E
	As denominadas fontes tradicionais são mais fáceis de se analisar, já que não demandam um olhar crítico por parte dos historiadores.
Questão 2/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Considere a citação a seguir: 
“Os arquivos de natureza religiosa no Brasil são detentores de grandes conjuntos documentais, nem sempre facilmente acessíveis. Os mais notórios são os da Igreja Católica, cujos acervos estão reunidos nas cúrias diocesanas, sob os cuidados de serviços de arquivo em geral bastante precários e desconfortáveis, que costumam improvisar o atendimento quando do surgimento inesperado de um pesquisador”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. p. 23-80. São Paulo: Contexto, 2006. p. 39. 
A partir da citação acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre os textos escritos como fonte histórica, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos documentos listados a seguir:
1. Batismo
2. Matrimônio
3. Atestado de óbito
4. Testamento
( ) Registro de sacramento religioso, no qual constam data, nome completo da criança e de seus pais.
( ) Documento formal, lavrado por um oficial reconhecido e na presença de testemunhas, indica as vontades de um indivíduo após a sua morte.
( ) Registro das pessoas que se casam, bem como a data do casamento e a filiação de ambos.
( ) Registro das informações relativas a uma pessoa e seu falecimento, como data, nome e estado civil. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 –1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3
	
	E
	1 – 3 – 2 – 4
Questão 3/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica errada
Considere a seguinte citação: 
“A estratégia de ouvir atores ou testemunhas de determinados acontecimentos ou conjunturas para melhor compreendê-los não é novidade. Heródoto, Tucídides e Políbio, historiadores da Antiguidade, já utilizaram esse procedimento para escrever sobre acontecimentos de sua época”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALBERTI, Verena. Fontes orais: Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. p. 155-202. São Paulo: Contexto, 2006. p. 156. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a elaboração de uma pesquisa com história oral em sala de aula, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A metodologia da história oral empregada em sala de aula é preferível por não apresentar limitações, como as demais metodologias de exploração de fontes nas aulas de História.
	
	B
	O aspecto, talvez, mais interessante do uso da história oral nas aulas de História é o fato de que a veracidade do passado é preservada nos relatos, já que os entrevistados foram partícipes dos fatos investigados.
	
	C
	A história oral é, em geral, bem recebida e muito explorada nas aulas de História, principalmente por as pessoas entrevistadas serem do círculo de relacionamento dos estudantes e por não gerar custo a eles ou à escola.
	
	D
	A vantagem de se explorar a história oral nas aulas de História é contarmos com a exatidão nos relatos dos entrevistados, já que a memória é ativada e apresentada nas entrevistas de maneira exata e verossímil.
	
	E
	Os procedimentos de investigação para a história oral são distintos dos empregados nas demais fontes comumente utilizadas em sala de aula, já que não carecem de crítica ou análise por parte dos estudantes.
Questão 4/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Vivemos em um mundo dominado por imagens e sons obtidos ‘diretamente’ da realidade, seja pela encenação ficcional, seja pelo registro documental, por meio de aparatos técnicos cada vez mais sofisticados. E tudo pode ser visto pelos meios de comunicações e representado pelo cinema, com um grau de realismo impressionante. [...] As fontes audiovisuais e musicais ganham crescentemente espaço na pesquisa histórica. Do ponto de vista metodológico, são vistas pelos historiadores como fontes primárias novas, desafiadoras, mas seu estatuto é paradoxal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, p. 235-289, 2006. p. 235. 
A partir do excerto de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre decupar um filme como fonte histórica, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Enquadramento
2. Corte
3. Sonorização
4. Montagem
( ) Processo pelo qual são selecionadas e unidas as cenas filmadas na sequência desejada para exibição.
( ) Trata-se da seleção das imagens e sequências que serão apresentadas no filme propriamente dito, já que nem tudo o que foi filmado será aproveitado.
( ) Diz respeito ao conjunto das técnicas e procedimentos relacionados à edição do som em um filme, como o uso de trilha sonora.
( ) Relaciona-se ao modo de posicionamento da câmera durante as filmagens, isto é, trata-se da perspectiva que será captada e apresentada ao espectador. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3
	
	E
	1 – 3 – 2 – 4
Questão 5/5 - Fundamentos da Pesquisa Histórica
Leia a citação a seguir: 
“Essa é que é a questão. Na realidade, o documento é sempre de facto um monumento, quer dizer, é algo que forma, não que informa, com o objectivo de ‘impressionar’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOOF, Jacques. Reflexões sobre a História. Trad. de António José Pinto Ribeiro. Lisboa, Edições 70, 2009. p. 31. 
Com base na citação acima e nos conteúdos do livro-base Fundamentos da pesquisa histórica sobre a História e suas fontes, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O trabalho do historiador é possível mesmo sem a existência de fontes ou vestígios do passado.
	
	B
	As fontes são objeto dispensável ao ofício do historiador, pois as narrativas históricas são fruto da imaginação desse profissional.
	
	C
	As fontes, os vestígios do passado, são a matéria-prima do historiador, sem a qual não há passado a ser analisado e compreendido.
	
	D
	É perfeitamente válido conjecturar a respeito de uma sociedade do passado sem a consulta das fontes.
	
	E
	O trabalho do historiador se faz com ou sem as fontes, já que a essência dele é de base ficcional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes