A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
APOL Ética e Estética UNINTER

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Ética e a Estética na Educação
“Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre o conceito de ética , assinale a alternativa correta:
E) Podemos distinguir ética e moral, pois, a ética seria mais teórica e a moral mais prática.
2. “Enquanto a moral se refere a um conjunto de normas, valores (ex: bem, mal), princípios de comportamento e costumes específicos de uma determinada sociedade ou cultura a ética tem por objeto de análise e de investigação a natureza dos princípios que subjazem a essas normas, questionando-se acerca do seu sentido, bem como da estrutura das distintas teorias morais e da argumentação utilizada para dever manter, ou não, no seu seio determinados traços culturais”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética, cultura e costumes, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
B) Os costumes ou hábitos são estabelecidos via tradição da cultura.
3. “Para [...] Rorty, só existem eventos sob descrição. É a descrição preferida do intérprete que será a mais adequada às suas convicções éticas e não a mais iluminada pela razão. Sendo assim, ele observa que agimos eticamente porque experimentamos saídas para dilemas, conforme uma dada tradição moral, e não porque conhecemos o lugar onde as palavras soldam-se ao supremo Bem”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o ironismo liberal defendido por Rorty, assinale a alternativa correta:
E) Ironista é aquele que é capaz de colocar em dúvida suas crenças para submetê-las às críticas.
4. “A ética é, assim, um conceito mais aberto; está relacionada ao homem e às suas escolhas. Como diz Sartre ‘escolhendo-me, escolho o homem’. Isto é, somente o homem tem a possibilidade da escolha, de deliberar, de decidir que caminho seguir, optar por agir de maneira correta ou errada. Nesse sentido, a ética é uma criação genuinamente humana, dado que as formigas, as abelhas ou nenhum outro animal é regido por princípios éticos, nenhum deles tem liberdade e nem um único deles é capaz de tomar decisões por contra própria”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de ética e moral e suas origens , assinale a alternativa correta:
A) Ethos indica hábito e também casa. Contudo, o termo latino mores nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida. Pág 28
5. “Isso significa que ao falarmos de ética e paradigmas não estamos querendo estabelecer uma relação artificial entre dois termos distintos, mas sublinhar a relação de complementaridade e de pressuposição recíproca entre ambos.  Não temos de um lado a ética e de outro um conjunto de paradigmas. Temos, isto sim, determinadas estratégias de produção de conhecimento (paradigmas) que expressam determinados valores que orientam nossos modos de existência (ética)”. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, Estética e Educação sobre a expressão paradigm lost formulada por Niklas Luhmann, assinale a alternativa correta:
A) A expressão paradigm lost (paradigma perdido) se refere ao sentimento de falta de orientação ético-moral e de fundação das regras e das normas.
6. “Aproximar educação e ética é um desafio que resulta do contexto da realidade do mundo atual. Os paradoxos que se apresentam refletem um mundo de infinitas possibilidades ao lado de um processo assustador de autodestruição. E é a escola que revela essa ambiguidade como um espaço e um instrumento de reflexão e de reprodução”.Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a concepção de educação relacionada a ética proposta por Dewey, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
B) Para Dewey a educação ética indica a distinção entre conhecer princípios morais e ter princípios morais.
7. “Estética a um termo que começou a ser usado desde Baumgarten (1750) para designar uma disciplina que se ocupa da arte e do belo. Essa designação tem a sua origem na palavra grega ‘aesthesis’ que significa percepção. A reflexão sobre a arte na modernidade relaciona o belo com apercepção sensorial”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de estética e seus problemas fundamentais analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
A) A arte pode ser considerada como educação e como expressão, vista como finalidade.
8. Segundo Dewey, a democracia é mais do que uma forma de governo, é também uma forma de vida associada, de experiência conjunta e mutuamente comunicada. [...] Assim, a democracia seria um modo ético de vida a ser experimentado e vivido pelo indivíduo como uma atitude geral, aberta à vida e ao mundo, que, na educação, encontraria ocasião de ser experimentada e formada”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as ideias de Dewey sobre educação e ética, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
C) Não se pode separar os princípios morais da vida social do homem onde quer que se associe, a escola é uma forma de vida social.
9. “Ao exercermos à docência no ensino superior, necessitamos de um código de ética. Essa necessidade advém do fato de que há uma inter-relação entre o docente e seus alunos, o que acarreta em um comprometimento na ação [...]. A profissão docente se dá a serviço de todos e a seu próprio benefício, desenvolvida de maneira estável em conformidade com a própria vocação e em atenção à dignidade humana”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética e docência,  assinale a alternativa correta:
B) A responsabilidade pelo outro tem implicações irrecusáveis na educação, para docentes, pais, educadores em geral e para os alunos.
10. “As relações entre ética e o direito, que são, pouco mais ou menos, relações entre conteúdo e continente. Divergem, porém, os dois termos, ou, se assim quisermos exprimir-nos, os dois direitos, quanto à sua estrutura: pelo lado de conteúdo, porque a norma jurídica não pode realizar a ética integralmente, e pelo  lado  do  continente,  porque  a  norma  jurídica  tem  necessidade  de  uma fórmula,  e a  regra  ética  não se presta  a ser prisioneira  de  qualquer fórmula”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as normas jurídicas e seus elementos conceituais,  assinale a alternativa correta:
E) Normas jurídicas visam manter a ordem, o bem-estar e a segurança dos cidadãos e prevenir possíveis consequências prejudiciais das infrações.
11. “Mas alguém poderia argumentar que, embora só conheçamos as normas éticas dos últimos milênios, certamente deve haver um princípio ético supremo, que perpasse a pré -história e a história da hum anidade”. Considerando a citação anterior e os conteúdos do livro base Ética, educação e trabalho, no que diz respeito ao surgimento da ética, leia as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
A) A ética surgiu dentro da filosofia e se tornou um objeto de reflexão sobre a conduta humana. Pág 60
12. “Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é m ais pelo exemplo do que pelos livros. Então, para que um tratado das virtudes? Para isto,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.