administração da produção avaliação II
5 pág.

administração da produção avaliação II


DisciplinaAdministração da Produção (adm64)285 materiais366 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	Em todas as organizações, trabalhar com uma maior qualidade, aumentar a produtividade e com custo reduzido, são metas que se tem objetivado e tais esforços para otimizá-las dependem decisivamente do pessoal envolvido. Sem sua adesão, motivação e participação, nada, ou bem pouco, poderá ser alcançado. Contudo, acima de tudo está a disposição da alta direção das empresas em implementar ideias, filosofias e mecanismos efetivos, utilizando-as como parte da estratégia do que a empresa pretende ser brevemente. É importante salientar que os custos de qualidade são gerados nos casos em que o produto não foi desenvolvido corretamente desde o princípio do projeto. Referente ao custo, analise as afirmativas a seguir:
I- Custos de falhas referem-se aos custos de verificação da qualidade.
II- Custos de prevenção referem-se aos custos que objetivam evitar problemas de qualidade.
III- Custos de avaliação referem-se aos custos de monitoramento da qualidade.
IV- Custos das falhas referem-se aos custos dos erros internos percebidos antes do recebimento pelo cliente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	2.
	Quando se fala em produtos transformados e transformadores, as organizações são obrigadas a ter um setor chamado manutenção. Esse setor, por sua vez, tem o compromisso de manter em funcionamento toda área fabril, ou seja, todos os equipamentos, o que inclui os maquinários transformadores que geram riquezas. Dessa forma, evitará perda de tempo, de faturamento e de rentabilidade. A função manutenção passou a ter um papel estratégico nas organizações. Sobre o que faz parte dos custos da manutenção, analise as afirmativas a seguir:
I- São os custos que mantêm os equipamentos em funcionamento, incluindo a mão de obra e materiais utilizados.
II- Custos decorrentes de não possuir um equipamento reserva, falta de ação da equipe de manutenção, por quebra inesperada e pela falta de manutenção preventiva ou mal realizada.
III- São custos gerenciais, envolvendo vários setores da organização, com engenharia, gestores e estudos de melhoria.
IV- Esse setor de manutenção deverá estar alinhado às atividades da organização, envolvendo o controle de custos, comparando os custos planejados com os efetuados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	3.
	A demanda de um determinado bem é dada pela quantidade de bem que os compradores desejam adquirir num determinado período de tempo. A demanda não é uma variável sob controle direto do fornecedor e tem um impacto significativo na cadeia de suprimento. Ela é influenciada por fatores como preços praticados pelas concorrentes, publicidade, nível de atividade econômica, necessidades momentâneas do cliente, acessibilidade do serviço etc. A gestão da demanda está relacionada com a habilidade de prever a demanda, com o canal de comunicação com o mercado, no poder de influência sobre a demanda, na habilidade de cumprir prazos e de priorizar e alocar os recursos disponíveis. Quando se fala em fatores da demanda, apenas não se aplica a um produto como no exemplo apresentado, também pode-se demonstrar função da localização para a fabricação da planta de produção de um determinado produto. Classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A imagem do local tem como característica fazer o produto ser lembrado onde é produzido. Quando falamos em churrasco, por exemplo, lembramo-nos do Rio Grande do Sul.
(    ) Quando se fala de adequação de local, podemos dizer que é o local onde será implantada a infraestrutura, como, por exemplo, tentar plantar coco da Bahia nos estados do Sul, ou um hotel para executivos em uma cidade longe de aeroportos. 
(    ) O custo do terreno está ligado à demanda, que é importante para o local da instalação da organização.
(    ) Em se tratando da conveniência para os clientes, podemos dizer que é mais interessante ter uma padaria no centro da cidade do que no interior, pois o maior número de pessoas ficam na cidade e não na zona rural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	Em todos os segmentos da nossa sociedade, a sobrevivência das organizações está condicionada à sua capacidade de produzir resultados que atendam às necessidades das partes interessadas, destacando aqui as dos seus clientes de uma maneira superior aos seus concorrentes. Gerar estes resultados significa atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente competitivo no qual estamos situados. Uma das metodologias utilizadas nas organizações para o atendimento a essas metas é o PDCA. O ciclo PDCA é também conhecido como Deming ou Shewhart, que trata de uma ferramenta muito conhecida na administração geral. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre a principal finalidade nesse ciclo:
	 a)
	Orientar o projeto de um produto (serviço ou bem).
	 b)
	Criar uma coordenação entre os processos de planejamento, distribuição, controle e ações de venda.
	 c)
	Estabelecer uma conexão lógica entre projeto, produção e pós-venda.
	 d)
	Organizar os procedimentos de melhoria de um processo.
	5.
	Quando uma organização tem a necessidade de gerir qualidade nos processos de fabricação ou na execução de serviços, deve ser levado em consideração inúmeras variáveis. Para alcançar a qualidade, é necessário seguir algumas situações. Joseph M. Muran criou a trilogia da qualidade na busca para o melhor atendimento e melhora na qualidade dos produtos. Dessa forma, foi criada a trilogia (planejar, controlar e melhorar). Sobre as práticas necessárias para a trilogia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pesquisar quais as necessidades de demanda do cliente.
(    ) Desenvolver melhor o processo na produção de um determinado produto ou na realização de um serviço.
(    ) Desoperacionalização dos produtos com os clientes.
(    ) Testar os procedimentos para melhorar as características do produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Quando uma empresa é bem organizada e tem muita atenção com a manutenção dos equipamentos, ela não pode ficar parada para não prejudicar a produção, pois essa manutenção é o foco de preocupação e de muita atenção dos gestores de produção, tentando promover o possível para que a produção não pare. Quais são os principais objetivos a serem atingidos quando definidas as técnicas de manutenção?
	 a)
	Qualificar a equipe de manutenção e adquirir máquinas de baixa manutenção.
	 b)
	Aumentar a disponibilidade dos equipamentos e ter a possibilidade de planejar as paradas das operações.
	 c)
	Melhorar a qualidade dos produtos gerados pelos equipamentos e baixar custos.
	 d)
	Reduzir custos de manutenção e aproveitar bem a mão de obra de manutenção.
	7.
	Quando se fala das sete ferramentas da qualidade (Diagrama de processo, análise de Pareto, Diagramas de Causa e efeito, Diagramas de Correlação, Histogramas, Cartas de Controle de Processo e Folhas de Verificação), estas devem ser conhecidas por todos da organização. Essas ferramentas de qualidades foram implantadas por Ishikawa, um químico japonês. Qual é a verdadeira finalidade dessas ferramentas para a organização?
	 a)
	Aperfeiçoar os investimentos em treinamento e assegurar o cumprimento das políticas de RH.
	 b)
	As técnicas não deveriam ficar restritas à equipe da qualidade, já que todos