A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
apol 02 Oficinas Psicopedagógicas

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Oficinas Psicopedagógicas
Atente para a citação:
"Compreender as categorias dos jogos e suas contribuições para a aprendizagem possibilitam ao professor identificar as necessidades educacionais de seus alunos e com isso planejar suas atividades, selecionando os jogos de acordo com o conteúdo e conhecimento que se pretende trabalhar."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KIYA, Marcia Cristina da Silveira. O uso de Jogos e de atividades lúdicas como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_ped_pdp_marcia_cristina_da_silveira_kiya.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base: Desenvolvimento da função mediadora do professor em oficinas de jogos sobre a metodologia de formação nas oficinas de jogos, relacione os materiais e procedimentos abaixo às suas respectivas características:
1.   Jogos de regras ou quebra-cabeças lógicos
2.   Roteiro de análise do ato mental
3.   Textos de apoio
4.   Planejamento avaliativo
( ) Buscam a fundamentação teórica na metodologia proposta.
( ) Subsidia a análise do funcionamento cognitivo dos jogadores, sejam professores ou alunos.
( ) Compõe-se de um esquema para o registro do planejamento semanal das atividades em sala de aula, integrado com a avaliação posterior delas.
( ) Recursos metodológicos excelentes para permitir que professores observem processos de aprendizagem em si mesmos e em seus colegas.
Agora, selecione a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 3 – 2 – 4 – 1. Segundo o texto-base: “[1] Jogos de regras ou quebra-cabeças lógicos. São considerados recursos metodológicos excelentes para permitir que professores observem processos de aprendizagem em si mesmos e em seus colegas. [...] [2] Roteiro de análise do ato mental. Possibilita subsidiar a análise do funcionamento cognitivo dos jogadores, sejam professores ou alunos. [...] [3] Textos de apoio. Visam à fundamentação teórica na metodologia proposta. [...] [4] Planejamento avaliativo. Compõe-se de um esquema para o registro do planejamento semanal das atividades em sala de aula, integrado com a avaliação posterior das mesmas” (texto-base Desenvolvimento da função mediadora do professor em oficinas de jogos, p. 213-214).
	
	B
	1 – 3 – 4 – 2
	
	C
	4 – 2 – 1 – 5
	
	D
	3 – 4 – 1 – 2
	
	E
	2 – 3 – 1 – 4
Questão 2/5 - Oficinas Psicopedagógicas
Leia o fragmento de texto:
"A intervenção [nas Oficinas de Linguagem] é baseada em princípios de aprendizagem mediada e se apoia nos interesses da criança. Oferece experiências de aprendizagem mediada em grupo, nas quais a aprendizagem é trabalhada como um processo de construção conjunta."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ELIAS, Luciana Carla dos Santos; MARTURANO, Edna Maria. “Eu Posso Resolver Problemas” e Oficinas de Linguagem: Intervenções para Queixa Escolar.  http://periodicos.unb.br/ojs248/index.php/revistaptp/article/view/20934/14986. Acesso em 27 jun. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Oficinas de linguagem: proposta de atendimento psicopedagógico para crianças com queixas escolares relacione corretamente os critérios de experiência de aprendizagem mediada abaixo com suas respectivas características:
1.   Transcendência
2.   Competência
3.   Autorregulação
( ) A mediação deve ir além da situação específica, colhendo princípios e informações que podem ser úteis em outras situações.
( ) O mediador cuida do aprendiz na regulação de características impulsivas ou inibidas, do seu ritmo, de acordo com as demandas da situação.
( ) A criança deve ser comunicada de diversas formas que ela é capaz de agir de forma independente e bem-sucedida e organizar-se de modo que isso ocorra.
Agora, selecione a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 1 – 2 – 3 . Segundo o texto-base: “[...] são de particular importância os critérios de experiência de aprendizagem mediada [...] (a) [1] transcendência – a mediação deve transcender à situação específica, extraindo princípios e informações que podem ser úteis em outras situações; (d) [2] competência – deve-se comunicar à criança de diversas formas que ela é capaz de funcionar de maneira independente e bem-sucedida e organizar oportunidades para que isso ocorra; (f) [3] autorregulação – cabe ao mediador assistir o aprendiz na regulação de características impulsivas ou inibidas, bem como de seu ritmo, conforme as demandas da situação” (texto-base Oficinas de linguagem:..., p. 54).
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	3 – 1 – 2
Questão 3/5 - Oficinas Psicopedagógicas
Leia a passagem de texto:
"Os integrantes de um grupo vivem a experiência de estar em tarefa quando se percebem transformando um objeto e se sentem transformados por ele e pela atividade na qual intervêm. Vivenciam estar em tarefa quando veem que ‘trabalham’ e ‘se trabalham’ e que uma relação transformadora e criativa se dá entre sujeitos e objetos (da tarefa)".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FABRIS, Fernando. A noção de tarefa, pré-tarefa e trabalho na teoria de E. Pichon-Rivière. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpst/v17nspe/a12v17nspe.pdf. Acesso em: 22 jun. 2019.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Dinâmicas de grupo e oficinas psicopedagógicas: facilitadoras da relação de vínculo entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem sobre a divisão do grupo operativo em etapas (pré-tarefa, tarefa e projeto), assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A pré-tarefa é caracterizada por organizar ideias e sentimentos entre os membros do grupo.
	
	B
	Na pré-tarefa, os medos e ansiedades básicas são elaborados e tratados de forma adequada, o que gera uma vantagem para a realização da tarefa.
	
	C
	Na tarefa, o grupo já é capaz de elaborar as ansiedades e medos, quebrando as barreiras geradas pelos comportamentos estereotipados.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Pichon Rivière (1980) dividiu o grupo operativo em três importantes etapas: a) pré-tarefa, caracterizada por uma desorganização (confusão) das ideias nos membros do grupo. Nessa etapa, afirma Pichon Rivière, os medos e ansiedades básicas não são elaborados e tratados de forma adequada, o que gera um obstáculo para a realização da tarefa.; b) na segunda etapa, denominada de tarefa, o grupo já é capaz de elaborar as ansiedades e medos, quebrando, portanto, as barreiras geradas pelos comportamentos estereotipados e, por conseguinte, permitindo um contato ativo com a realidade (esse é o momento propício para a elaboração de estratégias e táticas para a realização da tarefa); c) a etapa que produz mudanças, em que o novo surge, denominada de projeto” (texto-base Dinâmicas de grupo e oficinas psicopedagógicas:..., p. 6).
	
	D
	A pré-tarefa é uma etapa que produz mudanças, em que o novo surge, denominado de projeto.
	
	E
	No projeto há um contato ativo com a realidade, momento propício para a elaboração de estratégias e táticas para a realização da tarefa.
Questão 4/5 - Oficinas Psicopedagógicas
Leia o fragmento de texto:
“A ampla concepção dos problemas educacionais abrange os motivos que levam o aluno a buscar o conhecimento, a utilizar suas capacidades, a desejar [...] sua autorealização como ser humano, a relacionar-se com outras pessoas de forma satisfatória, tornar-se um membro importante da sociedade em que vive.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Olgamir Xavier da. A Contribuição da arteterapia na elevação da autoestima do aluno.