Buscar

Atividade Temática - Violência - Modulo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Módulo 1 - Direitos Humanos
https://youtu.be/hGKAaVoDlSs
Atividade Temática - Violência
Em abril de 1937, a cidade de Guernica, na provínica de Biscaia, no País Basco (território hoje pertencente à Espanha), foi bombardeada por aviões de guerra alemães. Era a época da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), às vésperas da II Guerra Mundial, e as forças nacionalistas do General Francisco Franco combatiam as forças republicanas, após um golpe de Estado em julho de 1936. A cidade de Guernica, tradicional ponto de resistência da cultura basca, foi então bombardeada pelos alemães como demonstração de força e apoio às investidas de Franco. Há muita controvérsia sobre o número de mortos e as estimativas variam de 153 a 1.654 vítimas civis.
A tragédia foi imortalizada por meio de uma pintura de Pablo Picasso, finalizada em junho de 1937. O pintor usou cores escuras e foscas para expressar a dor a e a violência envolvidas no episódio. O mural mede 3,49 metros de altura e 7,76 de largura e atualmente está em exibição no Museo Reina Sofia, em Madri.
RESERVE UM TEMPO E PENSE CONOSCO:
	1.       Depois de termos conversado sobre a história que a inspirou, como você se sente ao ver essa imagem? Qual detalhe mais te impressionou?
	2.       Você acha que é possível transmitir a dor de uma tragédia real por meio de uma obra de arte? É correto? É suficiente?
	3.       Você conhece outros casos (mais recentes e mais próximos) de tragédias que foram registradas por meio de uma obra de arte? Conte pra gente...
O caso de Guernica mostra como a humanidade pode ser capaz de atos de extrema violência. Eventos como esse mexeram com as pessoas e provocaram reações de repúdio e denúncia, como a pintura de Pablo Picasso, ou as declarações de direitos humanos, que nós vimos ao longo deste módulo. Mas ainda há um longo caminho pela frente. Vamos agora conhecer (ou relembrar) uma outra tragédia, mais recente, mais prolongada e muito mais próxima.
Em 2018 o IPEA publicou o ATLAS DA VIOLÊNCIA 2018 e seu complemento Políticas públicas e retratos dos municípios brasileiros. Nesse estudo, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foi indicado que o Brasil alcançou a marca de 62.517 homicídios registrados em 2016 (ou 30,3 mortes para cada 100 mil habitantes). Podemos dizer, aproximadamente, que há muito mais de 30 Guernicas acontecendo no Brasil a cada ano...
Quanto você sabe sobre esse assunto que afeta a vida de todas as brasileiras e brasileiros?
Teste seus conhecimentos nesse jogo de Trivia elaborado com base nas informações do Atlas da Violência. Não se preocupe se não souber as respostas, é apenas um jogo e nenhuma dessas questões irá compor sua nota neste curso. São apenas cinco questões e você pode refazer suas escolhas se errar a resposta. 
Vamos lá, aceita o desafio?

Outros materiais