A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação II - Perspectivas profissionais Individual FLEX

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Deise Patrícia Ott Mai (1906918)
	
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454424) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12306932
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	São consideradas as pessoas de gerações que não tiveram acesso às tecnologias durante sua infância, mas que com o passar do tempo, tiveram que buscar conhecimentos a respeito das tecnologias disponíveis no mercado. A quem se refere essa afirmação?
	 a)
	Pessoas superdotadas.
	 b)
	Imigrantes digitais.
	 c)
	Pessoas tecnológicas.
	 d)
	Nativos digitais.
	2.
	O Guia do Aluno EAD de 2008 orienta que o aluno que busca uma graduação no ensino a distância deve apresentar um perfil com algumas características específicas, merecendo destaque a responsabilidade. Sobre as características desse perfil de acadêmico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O acadêmico que busca a educação a distância precisa estar disposto e motivado para estudar.
(    ) O acadêmico é responsável por seu desenvolvimento e precisa estar atento aos prazos estabelecidos.
(    ) Este tipo de estudante precisa ser autônomo e capaz de organizar sua rotina de estudos.
(    ) O aluno EAD é solitário e não dispõe de recursos para interagir com a instituição de ensino. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GUIA DO ALUNO ON-LINE. 2008. Disponível em: <http://www.moodlemais.com.br/file.php/1/Biblioteca/Guia_do_Aluno_de_EAD.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	3.
	O Censo de Educação Superior, efetuado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, apresenta dados centrais sobre este nível de ensino e todo o contexto que o envolve em território nacional. Um destes dados refere-se ao número de ingressantes e concluintes na graduação. Pode-se, por exemplo, comparar os dados dos ingressantes e concluintes no ensino superior em modalidades distintas, presencial e a distância. Sobre estes dados, de acordo com o Censo do INEP de 2016, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Entre os anos de 2015 e 2016 ocorreu um aumento significativo de ingressantes no ensino superior na modalidade presencial.
(    ) Em apenas uma década, entre 2006 e 2016, o número de ingressantes no ensino superior na modalidade a distância aumentou mais de 290 por cento.
(    ) O aumento do número de concluintes no ensino superior na modalidade a distância, entre 2006 e 2016, é de mais de 790 por cento.
(    ) Entre os anos de 2015 e 2016 ocorreu um queda no número de concluintes no ensino superior na modalidade presencial, e um aumento na modalidade a distância.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: INEP. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	O método VAC classifica os estilos de aprendizagem, levando em consideração os sentidos que são mais estimulados no processo. Este método destaca três sentidos perceptivos: o visual, o auditivo e o cinestésico. Cada um destes estilos de aprendizagem aponta para características específicas que se referem ao perfil do aluno. Tal como aspectos do processo de memória, resolução de problemas e comunicação. Dependendo do estilo de aprendizagem do aluno, estas características ganham contornos específicos. Sobre estes estilos de aprendizagem e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cinestésico aprende por instruções verbais, ele é um bom leitor e rápido na compreensão, por isso gosta muito de ler e imaginar as cenas no livro.
(    ) O visual ataca fisicamente o problema quando busca sua resolução, por isso sua atitude pode ser vista como mais impulsiva.
(    ) Há indivíduos que apresentam somente um estilo de aprendizagem, mas há outros que podem apresentar estilos de aprendizagem mistos.
(    ) Os estudantes mais visuais podem ser de dois tipos, os que processam informações em forma de palavra e os que que processam informações em forma de diagrama ou imagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	Em muitos países, a educação a distância é conhecida há mais de dois séculos, trazendo consigo um marco importante para esta modalidade de ensino. Este marco ocorreu por meio de um anúncio feito pela Gazeta de Boston, no ano de 1728, na edição de 20 de março. Assim, no século XIX, a educação a distância começou a existir institucionalmente em vários espaços da sociedade. Sobre o contexto que identificou o marco inicial da educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As aulas eram ofertadas em palestras divulgadas pela internet.
	 b)
	Os alunos poderiam se matricular em mais de um curso.
	 c)
	Oferecia material para o ensino e tutoria por correspondência nos cursos ofertados.
	 d)
	Os professores organizavam as aulas por videoconferência.
	6.
	Os estilos de aprendizagem apresentam as características específicas que cada aluno demonstra para aprender, principalmente quando opta pelo ensino a distância. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao estilo auditivo, quando se trata da resolução de problemas:
	 a)
	Fala sobre os problemas, testa as soluções de forma verbal.
	 b)
	Elabora um planejamento antes, consegue organizar seus pensamentos.
	 c)
	Demonstra ação, vai diretamente no problema, escolhe solução que envolvam muitas atividades.
	 d)
	Lembra-se das coisas que fez, mas não das coisas que ouviu.
	7.
	O Censo da Educação Superior é um instrumento de pesquisa que coleta informações sobre as Instituições de Ensino Superior do Brasil. Estes dados servem a múltiplas finalidades, oferecendo um panorama sempre atual da educação nacional no que se refere ao nível de ensino superior. Sobre o órgão responsável por realizar este Censo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
	 b)
	O Instituto Ayrton Senna.
	 c)
	O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
	 d)
	O Instituto Brasileiro de Pesquisas Educacionais e de Ensino Superior.
	8.
	A ampliação e expansão da oferta da Educação a Distância torna-se cada vez mais concreta no Brasil. Com o Decreto nº 9.057, do ano de 2017, temos uma descrição mais precisa da possibilidade de oferta da Educação a Distância. No caso deste Decreto, a descrição desta oferta se refere à educação básica nos seguintes níveis, EXCETO:
FONTE: BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 25 maio 2017.
	 a)
	O ensino a distância na educação profissional técnica de nível médio.
	 b)
	O ensino a distância na educação especial.
	 c)
	O ensino a distância na educação profissional de jovens e adultos.
	 d)
	O ensino a distância utilizado modalidade integral da aprendizagem no ensino fundamental.
	9.
	A educação a distância, modalidade em plena ascensão, é conhecida por fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, permitindo a interação entre docentes e acadêmicos em diferentes espaços e tempo. A partir do século XXI, alguns autores conceituaram o ensino a distância conforme seus estudos e entendimentos, apresentando algumas especificidades que os