Buscar

simulado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conforme artigo 111 da CF: São órgãos da Justiça do Trabalho?
		
	
	 
Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e Supremo Tribunal Federal.
 
	
	Juiz do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal de Justiça.
	
	Juizado Especial do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho.
	
	Juiz do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e Supremo Tribunal Federal.
	 
	Juiz do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho.
 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201911021255)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Situação Hipotética: Maurício ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Panos e Pratos Ltda, pleiteando o pagamento de horas extras e dano moral. Foi expedida citação para a empresa reclamada, pelo correio, porém a entrega foi em endereço errado e distinto da sede da Panos e Pratos Ltda. Contudo, a reclamada, em audiência, apresentou defesa e juntou documentos. Após regular instrução do processo, o magistrado condenou a empresa a pagar todos os pedidos contidos na Petição Inicial.
 
Acerca do caso, pode-se considerar:
		
	
	 
Pelo princípio da instrumentalidade das formas, a citação no processo acima é nula e, portanto, a sentença também.
	 
	Pelo princípio da instrumentalidade das formas a citação no processo acima não é nula e, portanto, a sentença é válida.
	
	Pelo princípio do contraditório, a falha na citação é sanada pelo comparecimento espontâneo da reclamada.
	
	Pelo princípio do contraditório, a falha na citação da reclamada torna nula a sentença.
	
	Pelo princípio do devido processo legal, a citação no processo acima contém uma nulidade de natureza absoluta e, portanto, deveria ser declarada ex-officio pelo Juiz.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201911055915)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Juranildo Joventino, que atualmente reside em Euclides da Cunha-Ba, trabalhou no Circo de Seu Léo. Foi contratado em Itaberaba-Ba e no mesmo dia transferiu-se com a companhia circense para Eunápolis-Ba, onde três meses depois foi despedido por justa causa quando, ao se descuidar numa exibição de arremesso de facas, arranhou o braço de sua assistente de palco, coincidentemente filha do dono do circo. Pretende ajuizar reclamação contra a empresa. Nos termos da legislação trabalhista, é competente territorialmente para apreciar sua reclamação trabalhista a Vara do Trabalho de:
		
	
	Eunápolis, única cidade onde prestou serviços;
	
	Itaberaba, cidade onde foi contratado;
	
	Euclides da Cunha ou Itaberaba, à livre escolha do empregado
	 
	Eunápolis ou Itaberaba, à livre escolha do empregado;
	
	Euclides da Cunha, porque é onde ele reside;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201911021273)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(AOCP 2018) Em relação à competência da Justiça do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA. 
		
	
	A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho.
	
	A Constituição federal ampliou a competência da Justiça do Trabalho, atribuindo a esta poderes para dirimir conflitos decorrentes das relações de trabalho e não somente relações de emprego.
	
	A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar mandados de segurança, habeas corpus e habeas data quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição.
	 
	À Justiça do Trabalho compete processar e julgar as ações que envolvam representação sindical entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, entre sindicatos e empregadores e demandas de qualquer natureza entre empregadores que façam parte de um mesmo sindicato patronal.
	
	À Justiça do Trabalho compete processar e julgar as ações que envolvam representação sindical entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores e entre sindicatos e empregadores.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201911021284)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marília foi admitida em 10/04/2018 no Rio de Janeiro em contrato de trabalho de experiência de 90 dias. Durante todo o contrato de trabalho prestou serviços em São Paulo na filial da empresa na função de secretária executiva. Findo o prazo de experiência foi comunicada que o contrato de trabalho não extinto pelo decurso do prazo. Atualmente Marília mora em Minas Gerais e lá é seu domicílio. Vale asseverar que durante todo o contrato de trabalho prestou serviços em horário extraordinário e não recebeu o pagamento respectivo. Inconformada quer ajuizar reclamação trabalhista e é necessário que você marque a opção que informe a localidade competente para analisar o conflito individual de trabalho.
		
	
	Rio de Janeiro, somente 
	 
	Rio de Janeiro ou São Paulo 
	
	O local competente é Minas Gerais ou São Paulo
	
	Somente Minas Gerais 
	
	Minas Gerais ou Rio de Janeiro
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201911094685)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Zeus, com domicílio em Recife, passou por seleção e foi contratado na cidade de Salvador, sede da empresa XPTO Empreendimentos, para a função de assistente contábil. Durante todo o seu contrato Joaquim trabalhou no município de Fortaleza, sendo dispensado após dois anos de contrato, sem receber suas verbas rescisórias. Conforme regras da Consolidação das Leis do Trabalho relativas à competência territorial para propositura de ação trabalhista, Zeus deve propor a reclamatória trabalhista para receber seus haveres em:
		
	
	Salvador, porque é o local da sua contratação.

	
	Salvador, porque é a sede do réu.

	
	qualquer dos três municípios, porque depende do foro de eleição.
	 
	Fortaleza, porque é o local da prestação dos serviços.
	
	Recife, porque é o domicílio do autor.

	
	
	
	7a Questão (Ref.:201911095974)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Carlos foi dispensado imotivadamente por Joana dos serviços de motorista particular. Joana não pagou as verbas rescisórias e Carlos acreditava que ainda tinha direito a receber horas extras não pagas e uma indenização por danos morais devido a ofensas proferidas pela ex empregadora. Antes de ajuizar reclamação trabalhista, contudo, a empregadora o procurou para tentar conciliar. Considerando as inovações trazidas pela Lei 13.467/2017, marque a alternativa correta:
		
	
	Mesmo antes da Reforma Trabalhista já era pacífico que se admitia a homologação de transação extrajudicial na Justiça do Trabalho;
	
	As partes podem constituir advogado comum para redigir acordo extrajudicial, o qual será analisado pelo Juízo e terá eficácia liberatória geral, abrangendo todas as parcelas oriundas do vínculo de emprego, exceto as expressamente ressalvadas;
	
	Admite-se jus postulandi no processo de homologação de acordo extrajudicial, razão pela qual as partes podem protocolar a ação mediante petição conjunta sem a necessidade de advogado;
	
	A homologação da transação extrajudicial pelo Juízo faz presumir que o trabalhador abriu mão da multa do art. 477 da CLT pelo atraso no pagamento das verbas rescisórias.
	 
	A petição de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional da ação quanto aos direitos nela especificados;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201911021275)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC 2018) Em relação à competência material da Justiça do Trabalho, esta 
		
	
	não é competente para a execução, de ofício, da contribuição referente ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), que tem natureza de contribuição para a seguridade social, ainda que se destine ao financiamento de benefícios relativos à incapacidade do empregado decorrente de infortúnio no trabalho. 
	
	é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral e material, decorrentes da relação de trabalho, inclusive as oriundas de acidente de trabalho e doenças a ele equiparadas,mas não para as propostas pelos dependentes ou sucessores do trabalhador falecido.
	
	não é competente para determinar o recolhimento das contribuições fiscais. 
	
	não é competente para processar e julgar ações ajuizadas por empregados em face de empregadores relativas ao cadastramento no Programa de Integração Social (PIS). 
	 
	é competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada.  
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201911096891)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Ano: 2016, Banca: FCC, Órgão: TRT - 14ª Região, Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa): O advogado em defesa da empresa reclamada, no curso de uma ação trabalhista, pretende utilizar uma medida do direito processual comum que não está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho. Tal situação:
 
 
		
	 
	É possível diante da omissão da Consolidação das Leis do Trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com o processo judiciário do trabalho.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	É possível em qualquer hipótese simplesmente pela omissão da Consolidação das Leis do Trabalho.
 
 
	
	Não é possível utilizar medida processual que não esteja prevista em lei trabalhista.
 
 
	
	Ficará condicionada a verificação judicial e restrita a fase de execução da sentença.
 
 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201911021260)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC 2018) O advogado Hermes pretende utilizar uma medida processual que não está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho para defender os interesses da empresa reclamada em uma reclamação trabalhista. Nessa situação,
		
	
	não poderá utilizar desta medida porque a Consolidação das Leis do Trabalho apresenta todas as regras do processo do trabalho.
	 
	nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas do processo judiciário do trabalho.
	
	poderá utilizar de qualquer regra do direito processual comum, porque este tem preferência em sua aplicação sobre as normas processuais trabalhistas, por serem normas de maior amplitude.
	
	somente poderia se valer de medida processual estranha à Consolidação das Leis do Trabalho se estivesse na defesa dos interesses do empregado, em face do princípio da proteção ao trabalhador
	
	poderia utilizar de medida processual prevista no Código de Processo Civil apenas na fase de execução da sentença, porque na fase de conhecimento deve se valer apenas das regras contidas na lei processual trabalhista.

Outros materiais