Buscar

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO Legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Estudos de casos
A Empresa Alpha Ltda. deixou de recolher o ICMS vencido no decorrer do exercício de 2011. No final daquele exercício, foi promulgada lei estadual reduzindo a multa por não pagamento do imposto, que era de 40%, para 20%. Nesta semana, a empresa contribuinte foi autuada pela fiscalização, em razão da referida pendência de ICMS. O valor de auto de infração considerou o montante do imposto devido, atualizado monetariamente e acrescido ainda da multa de 40% sobre o valor total. Questiona-se sobre a possibilidade de pagamento do débito com a redução da multa. Qual a sua orientação? 
 O contribuinte tem direito ao pagamento do débito com redução da multa para 20%, te ndo em vista o disposto no art. 106, III, c do Código Tributário Nacional, que determina a aplicação retroativa da lei tributária que comine penalidade menos severa que a lei vigente na época da infração
Determinada sociedade de economia mista, instituída pelo Município de Taquara arrastada para comercialização de alimentos, indaga-o a respeito da necessidade de oferecer à tributação o lucro auferido em sua atividade, por entender que é vedado à União Federal cobrar impostos sobre as rendas municipais. Formule e motive o seu parecer.
A imunidade recíproca conferida aos entes federativos aplica -se apenas às fundações e au tarquias por eles mantidos, por força do art. 150, § 2º, da Constituição Federal. Além disso, às so ciedades de economia mista que exercem atividade econômica aplica-se o regime tributário das pessoas jurídicas de direito privado (CF, art. 173, § 1º, II, e § 2º). 
A creche Bom Jesus de Pirapora, entidade filantrópica, visando obter recursos para manutenção, resolve vender à população local produtos por ela manipulados. O Estado exige-lhe o recolhimento do ICMS em razão do exercício de tal atividade, a ser calculado sobre o montante das operações. Ofereça parecer sobra a questão, arrolando suas razões.
A creche é entidade de assistência social, sem fins lucrativos (entidade filantrópica), estando portanto imune de impostos, nos termos do art. 150, VI, "c" da C.Federal. Ademais a receita da venda dos produtos por ela manipulados é destinada à consecução de sua finalidade so cial, desprovida de qualquer interesse lucrativo. Considere ainda a jurisprudência e doutrina favoráveis à interpretação ampla das regras de imunidade. 
Discorra sobre a cobrança de IPTU sobre imóvel pertencente à autarquia federal, quando este imóvel está alugado a terceiros.
 Um constituinte informa residir em imóvel de sua propriedade, defronte a uma praça municipal. A prefeitura local canalizou ali um córrego, asfaltou as ruas adjacentes à praça, arborizando-a e ajardinando-a. Por consequência, a casa do consulente aumentou de valor. Em face do exposto, pergunta se em razão de tal circunstância, estará sujeito a outro tributo além do IPTU (Imposto predial e Territorial Urbano). 
Sim, estará sujeito ao pagamento de contribuição de melhoria , conforme artigo 145, III, do CF. 
Defina o instituto da desconsideração da personalidade jurídica e especifique quando poderá ser ele aplicado para fins tributários.
O constituinte pergunta-lhe se o lançamento espontâneo do ICMS é efetuado, por declaração, homologação ou por arbitramento. Qual a resposta pertinente?
Responderia que o lançamento espontâneo do ICMS é efetuado por homologação. 
Um constituinte indaga se o instituto de isenção é aplicável a todos os tributos, indistintamente. 
Não, segundo estabelece o CTN, em seu artigo 1 77 a isenção não é extensiva:às ta xas; às contribuições de melhoria; aos tributos instituídos a sua concessão. 
O Prefeito de uma cidade do interior do Nordeste, a fim de cobrir despesas com o atendimento da população atingida pela seca em seu Município, recebeu da Câmara dos Veradores um projeto de lei instituindo o empréstimo compulsório devido pelos habitantes não atingidos pelo flagelo. Qual o aconselhamento ao prefeito? 
O Prefeito não poderia sancionar o projeto de lei, uma vez que é inconstitucional, pois só a União pode instituir emprést imo compulsório, conforme artigo 148, I , da CF.
 Determinado Município, que não possui Plano Diretor nem lei específica que regulamenta a utilização da propriedade urbana, institui Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU progressivo no tempo, para imóveis não edificados, localizados no seu perímetro urbano. É lícita a instituição desse tributo? Responda e justifique.
Não, pois de acordo com o art. 182, § 4 º, da Constituição Federal, a instituição do IPTU p rogressivo no tempo depende do descumprimento da função social da propriedade urbana, conforme diretrizes estabelecida s p elo Plano Diretor e por lei específica para a área em que localizado o imóvel. 
https://www.passeidireto.com/arquivo/46921514/apostila-tributario-damasio-2-fase

Continue navegando