Buscar

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESTÁGIO I UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Juliana Lopes da Silva
Professor Tutor Externo - Alexandra Rodrigues de Souza Alves Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI Curso (HID0483) - História 06/04/2018
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO – Estágio I
Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica:
Organização:
 O roteiro de observação – Estágio I foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Morada do Vale I, localizada na cidade de Gravataí, na Rua Anita Garibaldi, 817, bairro Morada do Vale I.
 Atualmente a escola oferece dois níveis de ensino: Fundamental do 6º ano ao 9º ano e médio do 1º ano ao 3º ano. Com funcionamento em três turnos, obedecendo aos respectivos horários: Manhã (07:30hs às 12:15hs), tarde (13:30hs às 17:15hs) e noite (19h às 22h). 
No Ensino Fundamental contém 14 turmas, com a média de 30 a 35 alunos por turma, exceto nas turmas que contém alunos de inclusão, que tem a média de 20 a 25 alunos. A faixa etária é de 11 a 17 anos. 
No Ensino Médio contém o total de 28 turmas, com a média de 30 a 35 alunos por turma, exceto nas turmas que contém alunos de inclusão que tem a média de 20 a 25 alunos. A faixa etária é de 14 a 30 anos.
 O quadro de funcionários diretamente ligados ao estado é composto por 84 pessoas, a escola não conta com equipe de apoio e o acesso dos pais é restrito aos dias previamente agendados.
Infraestrutura:
 
 A escola tem uma infraestrutura de grande porte, com dois pisos, tendo como estrutura física 28 salas de aula médias, com mobiliários distribuídos e organizados de modo diferenciado, contém um laboratório de ciências, uma sala de artes, uma sala de informática e uma biblioteca com grande acervo de livros e materiais didáticos que são utilizados como ferramentas para a construção do conhecimento. Observa-se também que a escola dispõe de uma sala de professores climatizada com mobílias em aço, uma secretaria dividida em sala de direção e demais funções, um saguão que dá acesso ao piso superior e uma área externa estruturada para a realização de esportes e lazer. Há por tanto, um espaço destinado para informações e socialização de trabalhos realizados por alunos que se encontra no pátio da escola. Reuniões e atendimento aos pais ocorrem no pátio ou em salas designadas.
 Observou-se também, corrimãos, banheiros e rampas no térreo, ambas específicas para as pessoas com necessidades especiais. Existe ainda, um espaço destinado às refeições, mas não possui cantina. Embora a escola ofereça merenda nos três turnos, alguns alunos trazem lanche de casa.
 A escola também possui recursos tecnológicos como: Data show, TVs, DVDs e computadores. A gestão pública oferece livros didáticos aos alunos, mas não dispõe gratuitamente o uniforme, sendo que o uso do mesmo é obrigatório nos turnos da manhã e tarde. Aos alunos que não podem pagar pelo uniforme a escola faz a doação. 
Quanto a manutenção da área, limpeza e conservação interna e externa são feitas pelas serventes de limpeza e zeladores e quando ocorrem pequenos reparos necessários, a escola aciona um prestador de serviços e paga com a verba destinada à manutenção da escola.
Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar:
 O Projeto político Pedagógico da escola é alicerçado na proposta Curricular do Estado, dialogando com os Parâmetros Curriculares Nacionais e tendo como finalidade, contribuir para a formação social dos alunos, com vista na democratização da sociedade do ensino aprendizagem e do saber como forma de libertação individual e grupal. Objetiva oferecer condições que favoreçam o desenvolvimento da consciência crítica e do pensamento reflexível, do espírito de solidariedade e responsabilidade social. Viabiliza a inclusão dos alunos com Atendimento Educacional Especializado. E assim oportuniza a todos os alunos a apropriação e a construção do conhecimento, numa relação dialógica, que promova a inserção social e a cidadania, articulando as áreas de conhecimento e suas tecnologias, numa constante relação entre teoria e prática.
 A metodologia utilizada para a avaliação e a elaboração do PPP se dá através de encontros e reuniões pré-agendadas com os alunos, professores e comunidade, buscando sempre a superação e o comprometimento de todos os segmentos da comunidade escolar com vista a assegurar mais participação e qualidade para a educação, podendo a qualquer tempo ser alterado conforme as necessidades da escola e comunidade escolar.
 Embora a escola ofereça eventos tais como: Feira de ciências, de matemática e jogos estudantis, tais eventos não constam registrados no PPP da escola. O conteúdo das disciplinas aparece nos planos de estudo desenvolvidos em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola, contemplando as áreas de conhecimento da Base Comum Curricular. O corpo docente e administrativo tem como referencial teórico o Construtivismo, que segue uma linha pedagógica que entende que o aprendizado se dá em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o professor é um mediador do conhecimento, que cria condições para que o aluno vivencie situações e atividades interativas, nas quais ele próprio vai construindo os saberes. O corpo docente e administrativo também conta com alguns recursos didáticos tais como: livros, quadros, data show, retroprojetor, TVs, DVDs e laboratórios.
 A avaliação e a recuperação dos conteúdos da instituição estão especificadas no Projeto Político Pedagógico. A escola adota um regime seriado anual, dividido por trimestre. A avalição dos alunos é realizada a partir do percentual de frequência (o aluno deverá ter 75% de presença, exceto nos casos previstos na legislação) e o grau de domínio das habilidades, competências, valores e conhecimentos envolvidos em cada trimestre. A forma de registro avaliativo é com notas de zero a três (primeiro e segundo trimestre), de zero a quatro (no terceiro trimestre). Para a aprovação final o aluno deverá ter a qualidade e quantidade exigida. Para estar apto é preciso ter 60% de domínio das atividades propostas para cada objetivo e conteúdo estabelecido, e de 60% de domínio das atividades propostas para cada objetivo e conteúdo estabelecido na recuperação preventiva em aula. A avaliação dos alunos de Atendimento Educacional Especializado é acompanhada por parecer descritivo e quando houver a necessidade de tempo maior para a conclusão da série, o mesmo poderá ter sua matrícula parcial em duas áreas do conhecimento, ficando sua avaliação em processo, até que conclua todas as áreas e, portanto, finalize a série.
Caracterização do corpo docente:
 O corpo docente é composto por 49 professores atuantes em sala de aulas e 12 professores atuantes na gestão escolar, divididos em categorias, tais como: 1 diretor, 3 vice-diretores, 2 orientadores, 3 supervisores, 2 secretárias e 1 agente financeiro. Sendo que somente um professor do corpo docente possui doutorado, 4 mestrados, 4 especializados e demais pós-graduados. A escola não oferece possibilidades de formação para os docentes. Cerca de 95% dos profissionais moram no município na qual a escola encontra-se edificada.
Caracterização dos professores entrevistados:
 
 Professora Fátima, 51 anos, residente no município de Gravataí. Graduada em História, trabalha há 6 anos na área da educação, atuando nesse período como professora de história nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Morada do Vale I tendo um regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais. 
 Embora a professora Fátima não tenha conseguido explicar a tendência pedagógica que alicerça a sua prática docente, observei em suas aulas uma prática construtivista, pois suaatuação docente é de afetividade para com os alunos e de mediação, onde ela estimula seus alunos na leitura, nas pesquisas e nos trabalhos de modo que desperte o censo crítico, criando situações para que os alunos possam formular suas próprias teorias e se expressarem, em relação a elas. Buscando ministrar aulas interativas, debatendo assuntos em questão, utilizando livros, apostilas, slides, mapas, filmes, jornais e sala de informática como ferramentas no processo aprendizagem. 
 Atualmente a professora Fátima não consegue buscar por formação/atualização continuada devido à falta de tempo. 
 
 Os planejamentos das aulas são realizados semanalmente. A professora busca definir objetivos para cada aula, respeitando o ritmo de aprendizado dos alunos de modo que possa atender a todos, independentemente da capacidade que eles venham apresentar. E assim criando um ambiente acolhedor, de igualdade e solidariedade. A professora Fátima motiva seus alunos por meio de trabalhos em grupo, dupla, individual, ambientes e atividades diferenciadas como sala de informática, filmes e passeios. Lida de forma criativa com as limitações que comprometem o desenvolvimento da prática pedagógica tentando empregar ao máximo o planejado com a prática, dividindo seu tempo (hora aula) entre motivação, explanação, atividades e avaliando os objetivos propostos em conformidade com a descrita no PPP da escola.

Outros materiais