Buscar

Operação x estrategia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1º Questão - Por que, embora tenhamos uma evolução de quase 250 anos na área geral de gestão de operação, a gestão estratégica de operação só passou a ser uma ocupação mais explicita no final dos anos de 1960?
R- Devido a mudança do mercado no que diz respeito ao aumento da demanda pós guerra, considerando que havia consumidores para a maior parte dos produtos fabricados. Com o decorrer do tempo, a produção superou consideravelmente a capacidade demandada o que resultou num mercado consumidor mais exigente e abrindo espaço para a competitividade. Assim sendo, as empresas, ao buscar níveis mais altos de competitividade, utilizavam da gestão estratégica de operações como uma das ferramentas mais estudadas e pesquisadas pelos gestores na busca pela otimização dos processos e redução dos custos.
2º Questão - Descreva e justifique as “3 expansões de escopo” da área de gestão de operações de operacional para estratégica, de fabris para também incluir operações de serviços e operações em unidade para operações em redes de unidade de operação.
R- Primeira expansão de escopo: Ocupava-se, primeiramente dos processos e recursos que geravam bens físicos, passando a ocupar-se dos processos e recursos que geram serviços, seja eles serviços predominantes, de apoio ou complementares. 
Segunda expansão de escopo: Possuía uma preocupação prioritariamente “micro” com escopo restrito à análise estrita de operações, passando para uma ênfase mais “macro”, onde é possível gerenciar as operações e observar o impacto das decisões no desempenho global da organização. 
Terceira expansão de escopo: Buscava garantir que a unidade gerenciada possuísse maior desempenho, o que era gerenciada com “unidades de operações”, passando para o reconhecimento de que a visão sistêmica para ser completa precisa contemplar também a gestão das interações entre várias “unidades operacionais”.
 3º Questão- Quais as diferenças entre gestão de operações e estratégia de operações?
R- Gestão de Operação ocupa-se do gerenciamento dos recursos produtivos, interação e dos processos que produzem bens e serviços visando atender as necessidades de seus clientes.
 Gestão de Estratégia de operações ocupa-se no conjunto de decisões a respeito da configuração e mudanças da capacidade global das operações, a fim de alcançar um nível especifico de potencial de produção.
	GESTAO DE OPERAÇÕES X ESTRATEGIA DE OPERAÇÕES
	Características
	Operações
	Estratégia
	Subordinação
	Limite estabelecido pela estratégia de operação.
	A direção estabelece os limites.
	Escala de tempo
	Decisões diárias, com equivalência de até um ano.
	Equivalência de um a dez anos dependendo da inercia das decisões dos negócios envolvidos.
	Natureza
	Tomada de decisões individual de recursos.
	Conformidade e manutenção padronizada na tomada de decisão.
	Grau decisões e agregação
	Detalhadas sobre recursos e processos.
	Decisões sobre o sistema e nível geral de competências.
	Ênfase
	Interna, com interligações ente operações e outras áreas.
	Relação de operações com o ambiente interno e externo.
	Abstração
	Questões concretas no dia-a-dia.
	Ideias e conceitos abstratos.
	Hierarquia e nível decisório
	Número de pessoas da diretoria ao colaborador menor.
	Decisório pela alta cúpula ou direção.
Diferenças
Gestão e planejamento estratégico no dia a dia são usados para mostrar resultados, oportunidades, apontando riscos e fornecendo relatórios.
A diferença entre gestão estratégica e planejamento estratégico é que a gestão é feita por gestores em uma empresa.
A gestão estratégica é para aquele momento onde se deve analisar cada setor da empresa, definir as ações e monitorar cada uma delas.
Isso dá a flexibilidade no planejamento. As empresas que só utilizam o planejamento estratégico, tendem a ter menos liberdade na hora de planejar.
O plano estratégico é a consolidação de ideias, preparando os objetivos e programas de ação para a execução.
A gestão estratégica irá implementar o plano, objetivando melhores resultados, reformulando e reajustando com frequência todo o plano, visando sempre alavancar os negócios.
E então, entra o planejamento para colocar metas, objetivos e um período de ação.
Gestão operacional é a área da administração encarregada da coordenação e do gerenciamento das operações desenvolvidas por uma empresa.
Por meio de estudos, análises e monitoramentos, essa abordagem busca garantir que as diferentes práticas produtivas realizadas dentro de uma organização se mantenham otimizadas e incorporadas por seus responsáveis:
nível institucional ou estratégico: pilar central da gestão, encarregado da definição de métricas, políticas e objetivos gerais do negócio;
nível intermediário ou tático: função exercida pelos diretores dos setores em geral, voltada para coordenação e administração tática das equipes de trabalho;
nível operacional: responsável pelo gerenciamento, manutenção e otimização das operações realizadas pela empresa, como veremos detalhadamente a seguir.

Continue navegando

Outros materiais