Buscar

Gestão de Mão-de-Obra na Castor Center

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO - SEPI
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR- PIM VII
CASTOR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
MANAUS/AM
4
2019
FRANCISCA KLAUDIA ANTUNES EDWARDS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR- PIM VII
Projeto Integrado Multidisciplinar- PIM V elaborado como requisito parcial do Curso de Gestão em Tecnologia da Informação universidade Paulista – UNIP.
MANAUS/AM
2019
RESUMO
A Castor Center é uma empresa que atua no comércio varejista de materiais para construção em geral e está presente no mercado há mais de 30 anos, contando com sete lojas, situadas nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Suzano e que realiza entregas nas proximidades e disponibiliza, aproximadamente, mais de 20.000 itens para construir ou reformar, desde materiais básicos até acabamentos, além de realizar entregas gratuitas para a região e várias opções de pagamentos.
 Fundada em 19 de maio de 1977 com o nome Castor, fazendo referência ao animal castor, que constrói suas habitações, feitas de barro e galhos, no meio de lagos ou reservatórios e mantém a comunicação com os demais através da construção de um túnel subaquático. Além disso, suas patas dianteiras funcionam como ferramentas que auxiliam no recolhimento de terra e argila, para “cimentar” as paredes de sua habitação.
Constatou-se a necessidade dos conhecimentos das disciplinas abordadas, para a contribuição e fomento das empresas desse porte, norteando-se para a competitividade e sustentabilidade organizacional
Palavras-chaves:Gerenciamento de Pessoas, Suprimento de Mão-de-Obra e Contabilidade Aplicada.
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO .....................................................................................4
2- GERENCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA......................................5
3- FINANÇAS EM PROJETOS DE TI.....................................................6
4- ECONOMIA E MERCADO...................................................................7
5- CONCLUSÃO......................................................................................9
6-REFERENCIASBIBLIOGRÁFICAS.....................................................10
1-INTRODUÇÃO
 A Castor Center contou, inicialmente, com uma pequena loja, que comercializava, essencialmente, materiais básicos para construção, como areia, pedra, cimento, cal, tintas, entre outros. Em 1981 foi aberta a segunda loja, localizada na mesma avenida que a matriz, que conta com uma estrutura interna apropriada para a montagem e produção de portas e janelas em madeiras. Em 1997 foi aberta a terceira loja, localizada no município de Guarulhos, no bairro dos Pimentas. 
 Em dezembro de 2003, foi inaugurada a quarta loja da rede, localizada em Guarulhos, no bairro Novo Bonsucesso. A quinta loja foi inaugurada em janeiro de 2006, no município de Suzano, no bairro Jardim Dona Benta. A sexta loja foi inaugurada em 2009, no município de Guarulhos, no bairro dos Pimentas. 
	
	
2 –- GERENCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA
A empresa supracitada nesse projeto, reconhece que não é só investir em mão de obra tecnológica, tem como foco o crescimento da empresa , e que a mão de obra humana é sua maior composição, pois a empresa investe em treinamentos, reuniões, capacitações de seus colaboradores, buscando as melhorias de mão de obra qualificada.
Pois o setor de RH da empresa é responsável por realizar a atrair pessoas já com metas pré estabelecidas segue em realizar parte de um processo, a maneira de alocar essas pessoas é adotar a comunicação como uma arma poderosa , divulgar esses seus quadro de vagas internos disponíveis.
Usa estratégias, oferece condições favoráveis de trabalho, nível salarial de acordo com o cargo, beneficios sociais, clima, cultura, missão da organização, dar feed back dependendo do desempenho do colaborador, utiliza mais a mão-de-obra(pessoa) de forma mental e deixa a braçal para as tecnologias com ênfase nos conhecimentos da empresa, os métodos também de divulgações em jornais, e sites de recrutamentos, funcionários e funções exigem lideranças e relacionamento humano.
Usa estratégias, oferece condições favoráveis de trabalho, nível salarial de acordo com o cargo, beneficios sociais, clima, cultura, missão da organização, dar feed back dependendo do desempenho do colaborador, utiliza mais a mão-de-obra(pessoa) de forma mental e deixa a braçal para as tecnologias com ênfase nos conhecimentos da empresa.
 Sendo feito assim a seleção e contratação sem preconceitos de idade, cor ou raça, por lei tambem abre vagas para portadores de necessidades especiais, a Empresa busca conhecimento, Inovação, Criatividade, Praticidade, Dinamismo, Capacitação, tem uma visão global, inovadora, busca o sucesso trabalhando em equipe para que ganham ambas as partes.
3 – FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
A empresa trabalha com a contabilidade de forma a organizar, registrar, controlar, desde seus bens materiais, imateriais, duplicatas, aplicações, suas obrigações operacionais internos, controle de fluxo de caixas, da Demonstração do Resultado do Exercício que são as ferramentas de fácil compreensão e permite que os gestores possuam informações relevantes e no tempo correto para facilitar todas as atividades e registros contábeis da empresa.
Visando planejar métodos de interação no gerenciamento dos recursos e obrigações financeiras, melhorar seus procedimentos gerenciais internos contribuindo nas atividades da empresa proporcionando a melhoria continua de seus negócios.
 Esses são os focos principais da empresa, sendo que, sua necessidade de capital de giro em um futuro longo ou até mesmo próximo muitas vezes os pequenos proprietários não observam corretamente qual será a sua necessidade de capital de giro longo ou mesmo no momento.
4– ECONOMIA E MERCADO
Implantou inovações, terceirizou serviços, criou metodologias diferenciadas, para melhoria da empresa economizando tempo, reduzindo custos e ganhando qualidade de serviços, sentiu a necessidade de proporcionar ao cliente um resultado rápido, eficiente e imediato cm grande conhecimento embutido e pré-configurado baseado nas melhorias práticas do mercado, contudo o sucesso depende de todos que fazem parte da organização, o modelo de gestão faz toda diferença.
Criou-se dentro da empresa Programas Sociais de Educação e Desenvolvimento para capacitação e valorização dos profissionais que já fazem e farão parte do quadro de funcionário da empresa, cursos na área de Gestão de Pessoas, Operacionais, Marketing, Idiomas e outros , criar um processo interno de educação contínua e permanente capacita pessoas.
 Visando o seu desenvolvimento global.E quando aplicado de forma certa, os resultados aparecem e são visíveis , e incentiva premiações para toda uma equipe, onde motivados trabalham com qualidade e satisfeitos na empresa
Chiavenato (2009) com relação ao conceito, diz que: “A seleção de recursos humanos” pode ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.
CONCLUSÃO
Portanto, a qualidade é fundamental neste setor porque gera fidelidade e expansão de clientela, garantindo mercado e proporcionando maiores lucros. Para ter uma qualidade total exige-se a participação de todos: funcionários e colaboradores, para que o hóspede se sinta satisfeito e tenha suas expectativas supridas.
Ao término deste trabalho, pode-se concluir que este grupo busca constantemente esforçar-se para promover o máximo de satisfação aos seus clientes e consumidores desenvolvendo técnicas de qualificação e aprimoramento
de seus serviços utilizando a mais moderna e avançada tecnologia disponível no mercado brasileiro. 
E consolidar teoria e prática - aproximando-se ao máximo da realidade do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que se valoriza a função social da profissão por meio de estudos de casos, laboratórios, convênios com a rede e a pesquisa científica – é um caminho eficaz de oportunidades para os futuros profissionais. 
A preocupação com a excelência ou com a qualidade nos serviços prestados não é recente, mas, até pouco tempo, o conceito de qualidade era associado apenas à eficiência e produtividade em um processo. Atualmente, toma características de estratégias competitivas, por causa do mercado cada vez mais exigente e da variedade na oferta ao consumidor. 
. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bibliografia
DALLEDONE FILHO, Amilton; KUJEW, Glower Lopes. Matemática Financeira. In: Finanças empresariais/ Fae Business School. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 2002.
MENDES, Judas Tadeu Grassi. Economia. Pearson Prentice Hall, São Paulo. 2012
ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2009. 
VASCONCELLOS, Marco Antônio S., GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos da Economia. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
UNIVERSIDADE PAULISTA
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO - SEPI
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR- PIM VIII
CASTOR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
	
MANAUS/AM
2019
FRANCISCA KLAUDIA ANTUNES EDWARDS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR- PIM VIII
CASTOR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Projeto Integrado Multidisciplinar- PIM VIII – elaborado como requisito parcial do Curso Gestão em Tecnologia da Informação da universidade Paulista – UNIP.
MANAUS
2019
RESUMO
Constatou-se a necessidade dos conhecimentos das disciplinas abordadas, para a contribuição e fomento das empresas desse porte, norteando-se para a competitividade e sustentabilidade organizacional.
Castor Center desde seu início, dedicou-se fortemente ao bom atendimento e relacionamento com seus clientes, colaboradores e fornecedores. Com isso, a Castor Center criou um vinculo muito forte com todos, e se tornou uma empresa bastante tradicional nos bairros onde atua. Por esses motivos, a Castor Center procura atender a todas as expectativas de nossos clientes e todos os dias buscamos melhorar em todos os aspectos para melhor atende-los.
Palavras-chaves: Dinâmica, Estatística e Desenvolvimento.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ...........................................................................................4
2- GESTAO DA QUALIDADE.........................................................................5
3 GOVERNANÇA DE TI-................................................................................6
4- SISTEMAS PARA INTERNET E SOFTWARE LIVRE...............................7
5- CONCLUSÃO............................................................................................9
6-REFERENCIASBIBLIOGRÁFICAS...........................................................10
	1-INTRODUÇÃO
O trabalho exposto a seguir terá como finalidade fornecer dados coerentes e relevantes, baseados nas disciplinas ministradas até o momento do curso de tecnologia da informação, onde serão vistos aspectos referentes e relevantes pontos culminantes dentro de uma organização.
Castor Center desde seu início, dedicou-se fortemente ao bom atendimento e relacionamento com seus clientes, colaboradores e fornecedores. Com isso, a Castor Center criou um vinculo muito forte com todos, e se tornou uma empresa bastante tradicional nos bairros onde atua. Por esses motivos, a Castor Center procura atender a todas as expectativas de nossos clientes e todos os dias buscamos melhorar em todos os aspectos para melhor atende-los.
2– GESTÃO DA QUALIDADE
A gestão de qualidade é um assunto obrigatório nas organizações, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Isso significa que, sem um padrão adequado, nenhuma empresa consegue se manter no mercado, vender e competir com as outras.
A gestão de qualidade depende de uma série de soluções como, por exemplo, o investimento em novas tecnologias para controlar e potencializar os processos diários. No entanto, muitas organizações continuam calculando o custo de investir na estratégia quando, na verdade, deveriam mensurar o custo de não investir. Erro grave, pois uma gestão focada na qualidade otimiza processos, entrega soluções compatíveis com os interesses dos clientes e gera resultados.
A atividade se , aplica em sua empresa a dinâmica por meios de agilizar, motivar, realizar , atividades para reavalização de seus colaboradores, busca maneiras teóricas e práticas para este procedimento, trabalhar com pessoas exigem comunicação, motivação e um líder apto a desenvolver essas tarefas.
Pórem, dentro de uma relação em uma empresa surgem adversidades que constituem um processo de interação, adversidades levadas a ações pelos fatores que impulsionam atritos e conflitos entre colaboradores e gestores onde cada qual tem seu interesse profissional, cabe a empresa trabalhar em expectativas desses interesses comuns, por consciência da convivência de atingir objetivos fixados por elas próprias e pelo desejo de desfrutar os frutos de suas realizações.
Buscando reestabelecer a harmonia e o resgate das relações interpessoais da empresa seus estão disponíveis para servir a todos os que necessitarem de sua ajuda para facilitar e agilizar os processos, mesmo que não sejam da sua área de atuação esta prática garante relações de transparência e confiança, foco, visão abrangente da importância de cada um no resultado final, auto aperfeiçoamento constante e responsabilidade compartilhada pelo negócio.
 Estes procedimentos flexíveis são praticados no dia-a-dia na sede administrativa. Além da valorização das pessoas, da ampliação de sua consciência, do investimento e do auto desenvolvimento, o que diferencia a empresa é a sua gestão democrática e participativa.
3 – GOVERNANÇA DE TI
	A Governança de TI foi criada com o objetivo de planejar e elaborar estratégias que possam dar vantagens competitivas às ferramentas de TI implantadas em uma empresa. Tais práticas prometem criar serviços absolutamente confiáveis e disponíveis para que você possa alcançar a excelência do seu negócio.
Basicamente, a Governança de TI é uma “extensão” da Governança Corporativa (conjunto de ações, políticas, regras e processos que regem uma organização específica) direcionada para a gestão das ferramentas, recursos e soluções em TI. Quando implantada, ela deve ser adotada por todos os usuários de softwares e sistemas, incluindo gerentes e gestores, auditores e diretores.
A utilização de todos os métodos a interpretar , analisar, organizar, efetuar, apresentar todos os controle de bens de consumo da empresa, levanta dados, determina valores dos imposto cobrados, analisa e acompanha o mercado financeiro, planeja, coleta, apura todo o seu relatorio, ganhando produtividade e melhoria , eficiência na utilização da mão-de-obra e aperfeiçoa novos processos mercadológico.
 A empresa trabalha com as observações, mensurações, interpretação de números que conduz todos os indíces flacionários, acompanha o indíce de desempregados de sua empresa, todos esses dados de uma forma organizada transforma os aspectos mais importante da instituição para que vise de uma forma que seus valores tendem apresentar todo grau de variabilidade (univarialvel, bivariavel e multivariavel).
Conclui-se que a empresa trabalha em cima de um planejamento de pessoal baseado no planejamento integrado que reflete de maneira clara na importância da valorização dos profissionais proporcionando clima de lealdade
nas negociações em cima de todas as suas contagens de itens, de categorias, valores relativos e quantidades. Segue seus dados analíticos.
4 – SISTEMAS PARA INTERNET E SOFTWARE LIVRE
O software livre já está pronto para as micro e pequenas empresas, uma vez que a redução de custos não é a única vantagem que se obter com software livre. Têm se em alta os fatores de qualidade, segurança e independência tecnológica de fornecedor. O usuário ou cliente irá apenas pagar pelo serviço prestado somente apenas quando for necessário.
Sendo assim, o software livre é uma inovação que abrange cada vez mais o mercado de trabalho, e deve ser reconhecido com um auxílio para pequenas e médias empresas. E para isso é necessário que empreendedores e técnicos de informática desvendem as vantagens do software livre e desmistificando os fatores que vão contra a sua aceitação.
Com a finalidade de tornar mais compreensível o modelo de planejamento de metodologia cientifica, a empresa apresenta algumas sugestões de melhoria sobre a operacionalização, faz uma análise do ambiente para detectar possíveis problemas que possivelmente ocorrerão durante o ciclo de planejamento, no meio tecnológico da empresa.
Relacionar os problemas que certamente ocorrerão no ambiente externo da empresa, no departamento de recursos humanos, tais como: problemas sindicais, interferência da concorrência, pressões dos consumidores, pressões das demais empresas concorrentes como: salários, benefícios, etc.
Fazer uma análise através de diagnósticos de problemas internos, seja através de pesquisas de clima organizacional, seja através de reuniões com os funcionários nos diversos níveis hierárquicos, ou "feedbacks" de programas de treinamento. Mapear problemas que poderão ocorrer durante o ciclo de planejamento, como: conflitos interpessoais, desintegração gerencial, capacitação gerencial, problemas de comunicação, falhas nos processos, problemas que poderão advir com a crescente participação dos empregados, problemas de fixação dos empregados na empresa, descomprometi mento das chefias e gerências com a da empresa. O objetivo da empresa é revelar que o respeito, são medidas que fazem a diferença e motivar, traz resultados previstos em todo planejamento estratégico contudo a empresa dar oportunidades de crescimentos dentro da organização.
CONCLUSÃO
Todavia, conceber este contexto comportamental exige mudanças fundamentais nas políticas das empresas tradicionais, este cenário interno possibilita liberdade e desafios aos colaboradores, facilitando o desenvolvimento de seus conhecimentos e competências.
 Obtendo resultados e desempenhos extraordinários à organização, isso porque, em ambientes operacionais onde as experiências e conhecimentos são exigidos para a tomada de decisões mudam rapidamente, as soluções são mais facilmente encontradas na linha de frente do negócio, ou seja, pelo pessoal que se encontra mais próximo do mercado, não basta elaborar uma cartilha que descreva a visão, a missão e os valores da empresa e distribuí-la aos colaboradores esperando que todos reajam emocionalmente e sintam-se parte da organização.
Essa empresa busca tratar o crescimento financeiro e mercadológico, todavia é uma empresa que se encontra no ramo de confecção, vale ressaltar que é de pequeno porte, são aplicáveis a gestão da indústria de confecção dando subsídios e suporte a tomada de decisão aos seus gestores, auxiliando na melhoria de performance e desempenho dessa organização.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ARBACHE, Fernando S.; SANTOS, A. G.; MONTENEGRO, C.; SALLES, W. F. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. 3 ed. Rio de janeiro: Editora FGV, 2007. 
 
BAHIA ANÁLISE DE DADOS, SEI/IMIC, v. 13 nº 2 Setembro 2003, Logístico infraestrutura de transporte e Desenvolvimento Regional. 
 
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suplementos: Planejamento, Organizaçãoe Logística Empresarial: trad. Elias Pereira. Porto Alegre:Bookman, 2001. 
 
BASTOS, I. D. Avaliação do Desempenho Logístico do Serviço de Transporte Rodoviário de Cargas – um Estudo de Caso no setor de revestimentos cerâmicos. 2003. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pósgraduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis. 168p. 
 
BOTELHO, L. G. Um Método para o Planejamento Operacional da Distribuição:Aplicação para casos com Abastecimento de Granéis Líquidos. 2003. Dissertação123(Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Logística Empresarial, PUC, Rio de Janeiro.100p. 
4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais