Buscar

APOL___ATLETISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL - ATLETISMO
Questão 5/5 - Atletismo
Considere a seguinte citação: 
“A reprodução de competições para adultos e a busca incessante por resultados podem comprometer o desenvolvimento físico, psíquico e social de crianças e adolescentes, indo contra todos os pressupostos e objetivos da formação esportiva na infância e juventude”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MILISTETD, M. et al. Análise da organização competitiva de crianças e jovens: adaptações estruturais e funcionais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 671-678, jul./set. 2014, p.673 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre estratégias adequadas para a formação de atletas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Para que as crianças menores de 10 anos tenham treinamento adequado e desenvolvam suas capacidades plenas, o professor deve encurtar seu período de adaptação, já que nesta fase elas se adaptam com facilidade a tudo.
	
	B
	O planejamento na formação de atleta deve ser em longo prazo, respeitando a formação e maturação biológica em cada fase do desenvolvimento.
	
	C
	Não existe período de formação adequado para as crianças se adaptem ao treinamento no atletismo, pois os gestos motores do atletismo são naturais.
	
	D
	Quanto mais cedo acontece a especialização em uma prova do atletismo, maior a possibilidade de desenvolvimento do talento e menor é a incidência de abandono e lesões.
	
	E
	O profissional de Educação Física deve estar atento aos períodos específicos de formação de cada criança de curto prazo, pois no esporte de rendimento a especialização precoce é indispensável para o sucesso em provas internacionais.
Questão 3/5 - Atletismo
Atente para a seguinte informação: 
“Os jogos de Toronto, no Canadá, ocorreram no período de 4 a 12 de agosto, mais uma vez em uma cidade distinta da dos Jogos Olímpicos [...] Esse evento foi marcado por enormes mudanças, ocasionadas pela participação oficial de atletas com deficiência visual e amputados, além dos paraplégicos e tetraplégicos”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARRETO, M. A. Esporte paraolímpico brasileiro: vozes, histórias e memórias de atletas medalhistas (1976 a 1992). Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016, p.41.
 Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características para competições paraolímpicas: 
1. Provas de rua
Provas de campo
Provas de pista
 ( 2 ) Lançamentos de disco, e dardo, arremesso de peso e saltos em distância, triplo e em altura.
( 1  ) Maratona e meia maratona.
( 3 ) Corridas rasas, de velocidade, meio fundo e fundo (que não tem barreiras ou obstáculos). 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 1
	
	B
	3 - 1 - 2
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 1 - 3
	
	E
	1 – 3 – 2
Questão 4/5 - Atletismo
Considere a seguinte citação: 
“Dentre os países da América do Sul, o Brasil é o detentor das melhores marcas nas corridas de velocidade. Segundo o site oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Robson Caetano da Silva é, ainda, o recordista sul-americano dos 100 metros rasos com o tempo de 10”, estabelecido no México em 1988”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GINCIENE, G. A evolução histórica da corrida de velocidade: um aprofundamento na prova dos 100 metros rasos. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2009, p. 83.
 Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo, sobre a responsabilidade da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que contém a assertiva correta:
	
	A
	A responsabilidade da Confederação Brasileira de Atletismo é promover o miniatletismo pelo país, visando à busca de talentos mirins.
	
	B
	A CBAt é responsável por disseminar o atletismo competitivo e intermediar propostas dos patrocinadores para os grandes eventos internacionais.
	
	C
	A entidade tem, como objetivo, promover as competições em todos os seus níveis, capacitar os árbitros e treinadores da modalidade.
	
	D
	A responsabilidade da CBAt é apenas de capacitar árbitros e treinadores, ficando a cargo do governo federal o desenvolvimento da modalidade no país.
	
	E
	A CBAt tem, como responsabilidade, promover as competições oficiais em todos os seus níveis, mas não de capacitar árbitros e treinadores na modalidade.
Questão 1/5 - Atletismo
Atente para a seguinte informação: 
“Os esportes coletivos são considerados modalidades de especialização tardia, por causa das características de desenvolvimento do praticante. A literatura especializada sugere que o início da prática sistematizada deva ocorrer por volta dos 10 a 12 anos de idade, após uma fase de experiências motoras diversificadas [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MILISTETD, M. et al. Análise da organização competitiva de crianças e jovens: adaptações estruturais e funcionais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 671-678, jul./set. 2014, p. 676. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre os objetivos que podem ser desenvolvidos com o atletismo no contraturno escolar, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O atletismo como esporte-base no contraturno visa desenvolver aptidões competitivas dos atletas, pois neste ambiente a maior preocupação é formar atletas.
	
	B
	No contraturno escolar, os professores não devem ser preocupar com os processos de cunho pedagógico, pois os alunos têm como objetivo desenvolver suas aptidões físicas competitivas.
	
	C
	O objetivo é desenvolver os aspectos físicos, cognitivos e afetivos, para que os participantes vivenciem diferentes situações que serão levadas para além das pistas do atletismo.
	
	D
	O atletismo no contraturno escolar é a oportunidade de desenvolver nos alunos a autonomia para uso do tempo livre.
	
	E
	Ao inserir o atletismo em atividades de contraturno, é possível substituir as aulas práticas de Educação Física para conteúdos teóricos.
Questão 2/5 - Atletismo
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Milhares de crianças e jovens estão envolvidos em programas regulares de orientação esportiva no Brasil, e a sua afiliação acontece normalmente em escolinhas, acolhendo um público de 4 a 16 anos de idade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MILISTETD, M. et al. Análise da organização competitiva de crianças e jovens: adaptações estruturais e funcionais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 671-678, jul./set. 2014, p. 672. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre os arremessos e lançamentos, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O arremesso de peso possui um implemento arredondado muito leve e mais fino na beirada, por isso demanda uma gaiola de proteção.
	
	B
	O lançamento de dardo se diferencia dos demais lançamentos pois não se realiza a partir de uma área arredondada, mas sim de um corredor que finaliza em um semicírculo.
	
	C
	Conforme as regras oficiais, os arremessos só podem ser feitos com giro e os lançamentos somente de uma posição estática.
	
	D
	A gaiola é necessária em provas de arremesso de peso e lançamento de dardo, sendo dispensável no arremesso de disco e lançamento de martelo.
	
	E
	Os implementos têm sempre o mesmo peso para homens e mulheres.

Outros materiais

Outros materiais