Buscar

Prova Psicologia nas Organizações

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201801621035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O status de Ciência é obtido na medida em a Psicologia se liberta da filosofia e atrai novos estudiosos sob novos padrões de produção de conhecimento. Assim, a Psicologia:
		
	
	Se preocupa apenas com a subjetividade humana
	 
	Defini seu objeto de estudo ¿ o comportamento, a vida psíquica
	
	Admite seu campo de estudo ¿ foca na fisiologia
	
	Formula método de estudo desse objeto e teorias com base na consciência apenas.
	
	Delimita seu campo de estudo ¿ restringe-o exclusivamente à fisiologia
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201801660172)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se seguirmos a classificação proposta por Muchinsky (2004) sobre as equipes de trabalho, a partir de suas funções nas organizações, podemos dizer que as equipes que têm por objetivo explorar as possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos recebem o nome de:
		
	 
	equipes de criação.
	
	equipes táticas.
	
	equipes de planejamento.
	
	equipes de controle.
	
	equipes de solução de problemas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201801897499)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leon Festinger (1956) postulou que em alguns momentos entramos em estado de desconforto psicológico quando existem cognições que não se ajustam entre si. Este estado pode ser desagradável constituindo uma motivação para a redução ou eliminação desse desconforto, por meio do ajuste das crenças ou atitudes. Qual das teorias abaixo defende esse princípio?
		
	 
	Dissonância Cognitiva
	
	Gestalt
	
	Behaviorismo
	
	Psicanálise
	
	Comportamentalismo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201801897001)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca a Sociabilidade. Assinale a alternativa que melhor define a Sociabilidade:
		
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	 
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	 
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201801759448)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao se organizar a seleção de elementos para a sua equipe o gestor deve atentar para alguns aspectos. Quando ele está, previamente, definindo as características dessa pessoa ele está desenhando:
		
	
	Conteúdos da integração
	 
	O perfil profissiográfico
	
	Os testes a serem utilizados
	
	Aspectos da carreira
	
	O histórico do candidato
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201801820420)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que melhor descreve o Efeito de Halo:
		
	
	Quando se observa que não se avalia alguém de forma isolada, o que significa que a percepção pode ser influenciada por outra pessoa anteriormente percebida.
	 
	Quando atribuímos uma característica boa ou ruim a alguém e tendemos a percebê-la nos baseando somente na primeira característica observada.
	
	Quando uma característica é atribuída a alguém, aumentando a probabilidade de que este seja percebido.
	
	Quando alguém com piercings e tatoos pode ser reprovado para a recepção se a empresa for conservadora, mas para funções administrativas, não haveria razão para isso.
	
	Quando a ideologia político partidária influência de maneira positiva ou negativa na escolha do candidato.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201802226501)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Chiavenato (2008), o treinamento pode promover quatro tipos de mudanças e/ ou aprendizagens, marque a alternativa incorreta.
		
	
	Desenvolvimento de conceitos.
	
	Desenvolvimento ou modificação de atitudes
	
	Aquisição de informações específicas;
	 
	Desenvolvimento da habilidade neuropsíquica.
	
	Desenvolvimento de habilidades
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201802038551)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Indique a alternativa que apresenta fatores a serem considerados pelo gestor no processo de fixação de metas para sua equipe:
		
	
	As metas devem ser elevadas semanalmente, garantindo assim que independentemente do esforço despendido, a equipe nunca consiga bater a meta proposta
	 
	Para se obter comprometimento da equipe em relação às metas, é interessante que todos participem da elaboração das metas, ainda que a decisão final não caiba a eles
	
	A fixação de metas não precisa ser observada; o que realmente merece atenção do gestor é a recompensa oferecida
	 
	As metas devem ser realistas, mas os membros da equipe devem buscar atingi-las sem nenhuma interferência do gestor, nem mesmo provendo condições mínimas à equipe
	
	As recompensas devem ser sempre baratas, favorecendo a relação custo-benefício para o gestor. O ideal é oferecer algo simples, sem custos para a organização
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201804068712)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Robbins (2002) apresenta um modelo de 5 estágios para o desenvolvimento de grupos. Como podemos caracterizar o estágio do desempenho?
 
		
	 
	No estágio de formação dos grupo onde ocorre o momento do desempenho se observa que os integrantes entendem e aceitam as contribuições de cada um. Estágio da Realização com o surgimento de um grupo maduro, organizado e que funciona bem.
	
	No estágio de formação dos grupo onde ocorre o momento do desempenho se observa que o grupo se prepara para sua dissolução. Todas as atenções se voltam para a conclusão das atividades.
	
	No estágio de formação dos grupo onde ocorre o momento desempenho se observa que as resistências são vencidas, e surge a coesão com a integração inicial do grupo. São estabelecidas as regras e normas de convivência.
	
	No estágio de formação dos grupo onde ocorre o momento do desempenho se observam os atritos, os conflitos e confrontos pelas diferenças de opiniões, ocorrendo também hostilidades e discussões. É nesse momento que são definidos os papéis e as atribuições de cada um.
	
	No estágio de formação dos grupo onde ocorre o momento do desempenho se observa a incerteza, a insegurança, integrantes conversam sobre assuntos neutros. Período inicial grupo, de conhecimento, filiação e agrupamentos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201801052392)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O processo de percepção tem início com a atenção que é um processo de observação seletiva, ou seja, das observações por nós efetuadas. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: 1 - A dos fatores externos (próprios do meio ambiente). 2 - E a dos fatores internos (próprios do nosso organismo). A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.
		
	
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.

Outros materiais