A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
86 pág.
teoria economica

Pré-visualização | Página 1 de 19

Parte superior do formulário
A análise econômica normalmente é dividida em áreas de estudo, sendo as principais áreas a microeconomia, macroeconomia, economia internacional e desenvolvimento econômico.
Desta forma análise as sentenças e indique as que descrevem de maneira correta as principais áreas estudadas pela economia:
I.Desenvolvimento econômico: estudo do crescimento e das transformações econômicas;
II.Macroeconomia: estudo do comportamento dos grandes agregados nacionais;
III.Economia Internacional: estudo das relações econômicas entre residentes e não-residentes do país;
IV.Microeconomia: estudo do comportamento econômico dos indivíduos e das empresas.
A seguir marque a alternativa que descrevem de maneira correta as principais áreas estudadas pela economia:
Escolha uma:
a. I, II, e III
b. I, II, III e IV
A resposta correta é, as sentenças I, II, III e IV, descrevem de maneira correta as principais áreas estudadas pela economia:
- Microeconomia: estuda o comportamento econômico de indivíduos e empresas. Esse comportamento pode expressar uma situação de consumidor, comprador ou de produtor e vendedor. Também estuda como são formados os preços em um mercado específico.
- Macroeconomia: se preocupa com agregados macroeconômicos. Agregado significa que o estudo da variável é em nível nacional. As principais variáveis macroeconômicas são o produto, a renda e a despesa nacional.
- Economia internacional: é a área da economia que estuda as relações econômicas entre habitantes e não habitantes do país. Os assuntos da economia internacional são taxa de câmbio, balança comercial, balança de capital, etc.
- Desenvolvimento econômico trata do crescimento do produto e das transformações econômicas. As mudanças econômicas resultam em melhor distribuição do produto e da renda. O efeito é um melhor padrão de bem estar social. Conteúdo: Divisão do estudo econômico – Pag. 13
c. II e IV
d. I, III, e IV
e. II, III e IV
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV.
Questão 2
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Tributos correspondem a impostos, taxas de serviços públicos específicos e divisíveis e contribuição de melhoria (decorrente de obras públicas).
PORTAL TRIBUTÁRIO. O que são tributos. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/tributario/o_que_e_tributos.htm>;.
Quando se aborda a participação do setor público na economia, pode-se inferir que os tributos, conforme conceito apresentado, se enquadram na função:
Escolha uma:
a. Contábil.
A função distributiva do governo visa a redistribuir a renda. Para tanto, alguns instrumentos são utilizados. Um deles é a tributação. Pela tributação, o governo retira renda dos segmentos sociais com maior nível de renda e transfere a renda para os segmentos menos favorecidos (Capítulo 13).
b. Estabilizadora.
c. Consumidora.
d. Distributiva.
e. Alocativa.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Distributiva..
Questão 3
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Os Bens representam os elementos físicos, culturais ou intelectuais que correspondem a satisfação de uma determinada necessidade. Os bens podem ser classificados de muitas maneiras de acordo com as suas características.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que classificam de maneira correta os variados tipos de Bens assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
(     ) Componentes eletrônicos: Bens intermediários;
(    )  Calçados e Roupas: Bens não duráveis;
(    )  Transporte e Saúde: Bens de serviços;
(    )  Equipamentos e Matéria-Prima: Bens de Capital;
(    )  Eletrodomésticos e Automóveis: Bens duráveis.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, F, F
- Bens de consumo não duráveis: alimentos, produtos de higiene
- Bens de consumo duráveis: automóvel, eletrodomésticos
- Bens intermediários: matéria-prima utilizada para produção de outros bens (farinha de trigo, componentes eletrônicos)
- Bens de capital: máquinas e equipamentos
- Bens de serviços: educação, saúde, transporte, comunicação
Conteúdo: Problemas da Escassez – Pag. 8
b. V, F, V, F, V
c. V, F, V, V, V
d. F, V, V, V, F
e. V, V, F, V, V
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, V.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
G1 ECONOMIA. O que é inflação? Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/inflacao-o-que-e/platb>;.
A partir do conceito de inflação, pode-se inferir que uma inflação inercial se caracteriza:
Escolha uma:
a. Pelo excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.
Inflação inercial: “[...] é o processo automático de realimentação de preços”, isto é, a inflação corrente é resultado da inflação passada (Capítulo 11).
b. Pela defasagem entre o fator gerador e o recolhimento de tributos.
c. Pelo rendimento fixo com prazos legais de reajustes.
d. Pelo processo automático de realimentação de preços.
e. Pela associação a uma inflação tipicamente de oferta.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Pelo processo automático de realimentação de preços..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
John Maynard Keynes foi um economista que publicou sua obra durante um período de grande instabilidade, quando as teorias existentes já não conseguiam mais explicar e trazer algum tipo de solução que fosse satisfatória. Com sua teoria, Keynes deu início à chamada revolução keynesiana, uma vez que seu livro causou grande impacto. Sobre a Escola Keynesiana assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Escola Keynesiana surge em meados do século XIX para contrapor aquilo que foi implantado pela escola Marxista, que desvendou o funcionamento geral do sistema e a economia política passou a ver o capitalismo apenas como um modo de produção historicamente determinado, sujeito a um processo de superação.
b. Nesse período foi desenvolvido o pensamento que afirmava que a questão das trocas de mercadorias depende da produção, ressaltando que a oferta criaria sua própria procura. Nesse caso, o aumento da produção resultaria em aumento dos salários e lucros que seriam gastos na compra da produção.
c. O principal livro publicado durante esse período foi o “Ensaio Sobre a População”, publicado por John Maynard Keynes, que mostrava que os problemas da sociedade estavam relacionados ao excesso populacional. Em termos matemáticos, Keynes afirmava que a população crescia em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, o que ocasionaria a falta de alimentos a todos.
d. Surge em resposta a crise de 1929 e a consequente Quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1930, mostrando que toda a lei desenvolvida por Jean Baptiste Say não funcionou, pois a suposição de que toda a renda seria gasta no consumo não era verdadeira. Que havia os vazamentos da renda, como poupança e impostos.
A Escola Keynesiana surge na década de 30 do século XX, com a crise de 29 e contrapunha as ideias impostas por Say. Keynes desenvolveu todo seu estudo contrapondo os ideais de Say. O conceito de mais-valia foi desenvolvido por Karl Marx em seu livro “O Capital”. Ensaio sobre a população foi um livro escrito durante o período da Escola Clássica, escrito por Thomas Robert Malthus. Esse pensamento foi desenvolvido por Say durante o período da Escola Clássica. Cap 2
e. John Maynard Keynes foi seu principal expoente e em sua obra “O Capital”, desenvolveu o conceito de mais-valia, que representa a diferença entre o valor das mercadorias e o valor pago à força do trabalho.
Feedback
A resposta correta é: Surge em resposta a crise de 1929 e a consequente Quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1930, mostrando que toda a lei desenvolvida por Jean Baptiste Say não funcionou, pois a suposição de que toda a renda