PIM VI
26 pág.

PIM VI


DisciplinaPim VI104 materiais355 seguidores
Pré-visualização6 páginas
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA CONTROLE DE MATRÍCULAS 
BRASÍLIA III \u2013 GAMA
2019
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA CONTROLE DE MATRÍCULAS 
Nome do aluno: 
RA: 
Curso: Sup. Tec. Em Análise e desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 1º Semestre de 2019
BRASÍLIA III \u2013 GAMA
2019
Resumo
	O projeto desenvolvido visa obtenção de avaliação dentro da disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar VI (PIM VI) referente ao 1º semestre de 2019 do Curso Superior Tecnológico em Análise e desenvolvimento de Sistemas na UNIP. Na condição de gerente de projetos de uma determinada empresa, à qual fora solicitado a elaboração de um sistema que controle as matrículas de cursos livres, os objetivos principais consistem em: identificar os casos de uso; elaborar o modelo de casos de uso; identificar relacionamentos de include, extend e generalização (se houver); cada caso de uso deve ter uma descrição sucinta do seu comportamento, dos fluxos principais, alternativos, de exceção, pré e pós-condições; descrever os requisitos não funcionais (e os requisitos de usabilidade); identificar e descrever o contexto de uso (usuários, tarefas e ambiente); descrever as regras de negócio; elaborar o diagrama de classes de análise (Boundary, Control, Entity) e construir o modelo de dados (MER). Com finalidade de obter um software capaz de realizar o cadastro de alunos, cursos e matrículas de usuários em cursos de curta duração para ser utilizado pela instituição de ensino solicitante.
Palavras-chave: Sistema. Desenvolvimento. Casos de uso. Banco de dados. Negócios. Análise.
Abstract 
	The project aims to obtain evaluation within the discipline Integrated Multidisciplinary Project VI (PIM VI) referring to the first semester of 2019 of the Technological Superior Course in Analysis and development of Systems at UNIP. As the project manager of a particular company, which was been asked to design a system to control free course enrollments, the main objectives is to: identify use cases; elaborate the use case model; identify relationships of include, extend, and generalization (if any); each use case must have a succinct description of its behavior, the main, alternative, exception, pre and post-condition flows; describe non-functional requirements (and usability requirements); identify and describe the context of use (users, tasks and environment); describe business rules; (Boundary, Control, Entity) and construct the data model (MER). In order to obtain a software capable of enrolling students, courses and enrollment of users in short courses, to be used by the requesting educational institution.
Keywords: System. Development. Use cases. Databases. Business. Analysis
Introdução
	Esse projeto possui o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de um software, identificando os casos de uso (descrevendo sucintamente seu comportamento, dos fluxos principais, alternativos, de exceção, pré e pós-condições), os relacionamentos de include, extend e generalização (se houver), elaborando o modelo de casos de uso; descrever os requisitos não funcionais (e os requisitos de usabilidade) identificando e descrevendo o contexto de uso (usuários, tarefas e ambiente) e as regras de negócio e com a elaboração do diagrama de classes de análise (Boundary, Control, Entity) e construção o modelo de dados (MER), para auxiliar na administração de uma instituição de ensino, sendo esse sistema capaz de cadastrar as matrículas de cursos livres, o qual tem como objetivo realizar o cadastro de alunos, cursos e matrículas de usuários em cursos de curta duração. 
	A aplicação será utilizada especificamente por atendentes e alunos matriculados, com possibilidade de uso por parte de administradores da empresa, com alguns aspectos que devem ser considerados: todo acesso ao sistema é feito em terminais na escola por meio de login e senha. O atendente cadastra os cursos que abrangem 2 áreas diferentes: informática e artes. Todos os tipos de cursos possuem código, nome, data de início, data de término, horário, número de vagas e valor, bem como cadastra os alunos, informando: nome, endereço, telefone, e-mail, RG, CPF, login e senha do aluno.
	Ao matricular-se um aluno em um ou mais cursos, é gerado um código único, a data da matrícula, o valor da matrícula, o status de pagamento e o status da matrícula. Após o cadastro da matrícula, os dados (código matrícula) são enviados para o Sistema Financeiro. A matrícula pode ser cancelada por solicitação do aluno. No momento do cancelamento, o código da matrícula deve ser enviado para o sistema financeiro, com funções para o atendente consultar os cancelamentos por curso em um determinado período e listar informações de cursos disponíveis.
	O projeto será desenvolvido com o auxílio das disciplinas: Análise de Sistemas Orientada a Objetos, Banco de Dados, Gestão Estratégica de Recursos Humanos.
1: Casos de uso.
	Casos de uso são as descrições das sequências de atividades executadas por um agente externo ao sistema sem que sejam revelados detalhes do funcionamento interno ao sistema, de certa forma, mostram a visão comportamental externa ao sistema. Com base no cenário proposto, foi inicialmente identificado os papéis a serem executados no sistema proposto, considerando relacionamentos com sistema sendo elas humanas ou de sistemas/hardwares com interações no processo para identificação de atores e funções executadas no sistema que representam objetivos do sistema determinar os casos de uso a serem desenvolvidos nesta especificação. 
	Os casos de uso identificados foram: cadastro de usuários, cadastro de alunos e matrícula, cadastro de cursos, autenticação do alunos no sistema e cancelamento de matrícula.
	Atores são os agentes externos ao sistema que executam uma determinada ação e que esperam algum resultado, interagindo diretamente com o software a partir dos casos de uso, nunca sendo um componente interno ou de implementação do mesmo além de que um sistema nunca é um ator de si mesmo. Considerando a finalidade do sistema, os atores identificados para utilização do software basicamente são: atendentes (funcionários da instituição) e os alunos matriculados (sendo todos considerados como pessoa física). Porém será considerado um terceiro ator, o administrador do sistema, o qual terá função principal de cadastrar os atendentes e um quarto ator que será o sistema financeiro, tendo responsabilidade de gerenciar as mensalidades das matrículas geradas.
2: A Tecnologia de Informação no auxílio da Gestão de Recursos Humanos.
	Em todos os aspectos profissionais, a abordagem de recursos humanos se faz hoje necessária. De certa forma, ao ser implantado um sistema em qualquer empresa, haverá uma finalidade de obter auxílio na administração da mesma em todos os aspectos, incluindo os funcionários, com o objetivo de acompanhar a evolução ou os trabalhos realizados, bem como o desempenho na função, envolvendo uma série de processos, como banco de dados, sistemas de informações gerenciais e auditoria de recursos humanos e trabalhista.
	Atualmente, os recursos de Tecnologia de Informação realizam um acompanhamento rápido e com precisão do desempenho dos funcionários sendo o banco de dados algo indispensável para a gestão de recursos humanos.
	Dados são elementos que servem de base para a elaboração de juízos ou para resolver problemas, sendo armazenados em banco de dados.
	Os Bancos de Dados mais comuns utilizados em Recursos Humanos são: cadastro de pessoal (dados pessoais sobre cada empregado), de cargos (informações sobre os ocupantes de cada cargo), de lotações (empregados de cada seção ou departamento), de remuneração, de benefícios (benefícios e serviços sociais), de candidatos a emprego e cadastro