Buscar

AFRODESCENDENTES BRASILEIROS Darcy Ribeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AFRODESCENDENTES BRASILEIROS
Para Darcy Ribeiro este Brasil se divide nos estados A região inicial foi em Pernambuco, Bahia, porém no Rio de Janeiro e em Minas Gerais houve uma grande influência da cultura negra.
Na época da cana de açúcar, a mistura de diversas etnias: europeus, negros e índios os filhos dessa miscigenação são os Criolos.
Dessa miscigenação surge não só uma denominação, como também uma resistência humana dos negros e índios são passadas nem forma de conversa, contação de história, a mistura de tudo que eles trazem em quanto comunidades únicas, são trazidas a sociedade brasileira todas as misturada outras culturas no Brasil, não há como desvencilhar presentes: na culinária (acarajé, mungunzá, quibebe, farofa, vatapá, que são pratos originalmente usados como comidas de santo, ou seja, comidas que eram oferecidas às divindades religiosas cultuadas pelos negros). Linguagem (iorubá, falado pelos negros vindos da Nigéria e como eles eram escravizados em lugares diferentes, chegavam ao Brasil com idiomas diversos). Dança (Frevo, Maracatu, Capoeira). Religião (proibidos de praticar suas religiões Candomblé e Umbanda). Folclore (conjunto de manifestações espirituais, materiais e culturais de origem popular, transmitidos via oral ou pela prática de geração em geração). Música destacam os instrumentos de percussão: Atabaque, agogô, berimbau e música como Afoxé). Economia (mão de obra da cana de açúcar, extração de minerais, sendo os principais o ouro, ferro, prata e diamante, além dos vegetais, como a madeira e outros e em todos os momentos desde então). Política (lutas pela independência e a sua consolidação, na luta pela expulsão dos holandeses, na Revolução Farroupilha, nos movimentos radicais da plebe rebelde, como a Cabanagem, no Movimento Cabano, e entre outros ele este presente. Ressaltasse também a famosa Inconfidência Mineira, a Inconfidência Baiana, é incontestável a presença do elemento majoritário nessas revoluções lutas, o negro). Literatura (não escapa ao tratamento marginalizador que, desde as instâncias fundadoras, marca a etnia no processo de construção da nossa sociedade.)
“Os africanos mergulharam tão profundamente, de um modo tão vigoroso na construção do Brasil que deixaram de ser eles para ser nós, os brasileiros” Darcy Ribeiro 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
http://influencianegranobrasil.wordpress.com
O Povo Brasileiro (Brasil Crioulo)

Outros materiais