Buscar

ADM ESTRATÉGICA - Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADM ESTRATÉGICA – AULA 03
MISSÃO
• Responde às perguntas: Qual é o nosso negócio? Quem é o nosso cliente? Quais são os tipos de atividades em que a empresa deve concentrar seus esforços no futuro?
• Exerce função orientadora e delimitadora da ação empresarial. 
• É a razão pela qual uma organização existe. É considerada como sendo uma declaração muito ampla da diretriz organizacional. Para desenvolver uma missão organizacional de forma apropriada, os gestores da empresa deverão analisar e considerar as informações geradas durante o processo de análise do ambiente. (Certo e Samuel, 2003)
• É a determinação do motivo central do planejamento estratégico - ou seja - a determinação do lugar aonde a empresa quer chegar. Corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar. É importante ressaltar que a missão não está diretamente relacionada com o estatuto social da empresa. (Oliveira, 1997)
• Geralmente, contem às informações: Produto ou serviço da empresa
 Imagem pública
 Mercado
 Tecnologia
 Objetivos da empresa
 Filosofia da empresa
• Exemplo: A Refinaria de Petróleo Ipiranga SA. tem como principal missão comercializar produtos derivados de petróleo e oferecer serviços com a máxima eficiência, satisfazendo sempre as necessidades de respeito a segurança, o meio ambiente e a saúde ocupacional.
VISSÃO
• É o futuro desejado para a empresa em longo prazo e deve estar alinhado com os valores centrais da organização
• Para onde pretendo ir? O que a empresa quer se tornar? 
• Precisa ser prática, realista e visível. Deve possuir resultados tangíveis.
• É considerada eficaz quando define objetivos claros e explícitos a serem alcançados ao longo do tempo. (Certo e Samuel, 2003)
• Exemplo: Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos públicos de interesse.
OBJETIVO ORGANIZACIONAL 
• É uma meta para a qual a organização direciona seus esforços. As empresas são organizações criadas para atingir objetivos específicos. Sua principal função é atingir estes objetivos. (Certo e Samuel, 2003)
• DICAS para uma boa implementação dos Objetivos Organizacionais:
- Crie objetivos numéricos claros, mensuráveis e desafiadores.
- Cubra o curto e o longo prazo.
- Seja capaz de responder rapidamente à mudanças e identificar as pessoas responsáveis por resultados.
- Os objetivos devem abranger os aspectos do negócio.
CASO PARA ESTUDO
Uma empresa esteve, durante longo tempo, sob uma administração que privilegiava o curto prazo em vez do longo prazo na tomada de decisões. Houve um momento em que começou a perder mercado para novos e antigos concorrentes, todos com novas tecnologias de gestão e de produtos. Algumas dessas inovações diziam respeito ao plano estratégico.
Então, por causa do mercado em declínio, a empresa em questão iniciou um processo de lenta recuperação que passava por corte de custos, análise do clima organizacional e outras ações que eram bastante pontuais.
Você assumiu o cargo de consultor dessa empresa e tem que tomar algumas ações para reverter um quadro declinante. O que você faria para começar a administrar a empresa com foco no longo prazo?
Administraria criando uma visão através dos donos ou acionistas da empresa, que fosse plausível. Criaria a missão da empresa para sustentar essa visão. Traçaria os cenários de partida, de chegada e as trajetórias para atingir os objetivos que tornariam a empresa novamente competitiva.

Outros materiais