Buscar

Atividade 2 - Desafios contemporaneos

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Por volta do séc Xll, com a desintegração do feudalismo, começa a surgir um novo sistema econômico, social e político: O Capitalismo. A característica essencial do novo sisTitle é o fato de nele, o trabalho ser assalariado e não mais servil como no feudalismo. Outros elementos típicos do capitalismo: Economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro. O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVI. Mas foi somente após a revolução industrial, iniciada no séc XVlll na Inglaterra que se estabeleceu o verdadeiro capitalismo.Fonte: A transição do feudalismo para o capitalismo. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/251/1/A-TRANSICAO-DO-FEUDALISMO-PARA-O-CAPITALISMO/Paacutegina1.html>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Em relação à mudança do sistema feudal para a Idade Moderna é correto afirmar que houve:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
	Resposta Correta:
	
uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa: O sistema feudal era caracterizado pela fraca mobilidade da população, ou seja, grandes migrações populacionais ou mudanças de status social não eram comuns. Uma das motivações para essa fraca mobilidade era a forma como as posições sociais eram demarcadas através da origem de nascimento. Diferentemente, o sistema capitalista impôs uma nova lógica social, criando novas formas de existência e subsistência e dando a oportunidade para a mudança de status social através do poder monetário.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A consolidação da burguesia como classe deu-se conjuntamente com a diminuição da influência dos senhores feudais no período final da Idade Média, ainda no século XIV, quando uma epidemia de peste bubônica agravaria a já existente paralisação do mercado agrícola feudal. Antes atuante apenas nas cidades ou burgos – vocábulo latino em sua origem de onde veio seu nome -, a burguesia expandiria sua força econômica ao adquirir as terras que os grandes senhores já não tinham condições de manter. Paulatinamente, então, o eixo financeiro da Europa acabaria se alterando do campo para as cidades, que cresceriam de maneira substancial, juntamente com o comércio feito dentro de suas muralhas. Necessitando do pagamento de mais impostos para expandir a máquina administrativa dos reinos que se centralizavam politicamente, os reis se aliariam com a burguesia ao promover a economia mercantil; bastante importante, neste sentido, seria o incentivo feito à manutenção de rotas comerciais dentro e fora do continente europeu e à exploração colonial, especialmente nos reinos ibéricos. Apesar de toda a sua contribuição para fortificar os Estados Nacionais, entretanto, a burguesia continuaria subserviente à aristocracia, que fora cooptada e subjugada pelos monarcas. Apesar da importância crescente da classe para a economia europeia no início da era industrial, o Antigo Regime europeu apresentava constantes obstáculos para a expansão da produção.Fonte: PISSURNO. F.P. Burguesia. Disponível em: <https://www.infoescola.com/sociologia/burguesia/>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Com o advento da modernidade, a burguesia foi angariando cada vez mais espaço na sociedade e na economia. Embora tivesse importância significativa, a burguesia ainda se via subserviente à aristocracia, sendo assim passaram a reivindicar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Maior participação na política.
	Resposta Correta:
	 
Maior participação na política.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Cheios de dinheiro, os burgueses também buscavam maior participação e intervenção política nas cidades que residiam, ou seja, ansiavam por ampliação de sua cidadania.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	[...] Entende-se que a poluição é resultado de todo impacto negativo causado pelo modo de produção e consumo da sociedade moderna, característica da indústria moderna. A possibilidade de ocorrência de poluição acidental por eventos não previstos, como derramamentos, vazamentos e emanações não controladas, assim como a contaminação ambiental por lançamentos industriais de gazes, material particulado, efluentes líquidos e resíduos sólidos, é particularmente crítica nas áreas que combinam indústria e baixa prevenção
Fonte: JURAS, 2015, p.51. Disponível em : http://www.emdialogo.uff.br/content/revol ucao-industrial-e-meio-ambiente-questoes-para-refletir
Com a necessidade de estabelecer um desenvolvimento sustentável, que respeite os limites da natureza, foram convencionados uma série de tratados, protocolos e estatutos internacionais para tal, como por exemplo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Protocolo de Kyoto.
	Resposta Correta:
	 
Protocolo de Kyoto.
	Feedback da resposta:
	Resposta Correta: Trata-se de um protocolo firmado em 1997 na cidade de Kyoto no Japão, com objetivo de redução dos gases causadores do efeito estufa, além, de fomentar entre os países membros medidas que reduzem a poluição, proteção de florestas e uso de fontes renováveis de energia.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A sociologia, ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo. O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo “objeto” de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.Fonte: REIS. L. Como surgiu a sociologia? Disponível em: < https://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/> Acesso em 08 Jul. 2019.
 
Como sabido a Sociologia é uma ciência que foi criada durante o processo da primeira revolução industrial, tendo como propósito compreender as nuances da sociedade capitalista. A respeito da Sociologia, marque a alternativa que corresponde aos autores clássicos dessa ciência.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
	Resposta Correta:
	 
Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
	Feedback da resposta:
	Resposta certa: Durkheim, Marx e Weber são considerados os 3 autores clássicos da ciência Sociologia. Mediante uma participação intensa na vida política daquela época, cada um dos autores desenvolveu importantes reflexões sobre o Estado e a democracia.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”
Fonte: WWF Brasil. Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.wwf.org .br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
 
Isto posto, pode ser entendido como uma opção para alcançar o desenvolvimento sustentável:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Adoção de um modelo econômicojusto, que objetive a preservação da natureza e de seus recursos para gerações vindouras.
	Resposta Correta:
	 
Adoção de um modelo econômico justo, que objetive a preservação da natureza e de seus recursos para gerações vindouras.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Adoção de um modelo econômico justo, que objetive a preservação da natureza e de seus recursos para gerações vindouras – pois trata do objetivo central do desenvolvimento sustentável, de consumo consciente dos recursos naturais com os quais temos acesso.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Um novo relatório, desta vez elaborado por especialistas de 27 academias de ciência europeias reunidas num conselho chamado Easac pinta com tintas ainda mais fortes o impacto que o aquecimento global provoca na saúde dos seres humanos. Para o futuro, segundo os cientistas, há de se esperar que as ondas de calor e as secas, cada vez mais intensas e frequentes, disseminem mais doenças transmitidas por mosquitos. E chegará a expandir problemas de saúde mental provocados pelo estresse de lidar com uma situação que absolutamente não é favorável a um bem-estar humano. [...]”
Fonte: G1 Portal de Notícias – Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/blog/amelia-gonzalez/ post/2019/06/05/novo-estudo-mostra-que-mudancas-climaticas-ja-provocam-da nos-serios-a-saude-humana.ghtml
No trecho de reportagem acima, mais um estudo internacional sobre o aquecimento global é publicado, um alerta da comunidade científica para o caminho que o nosso planeta está tomando. Desta forma, pode-se entender como um fator de aumento para o aquecimento global:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aumento da emissão de gases estufa
	Resposta Correta:
	 
Aumento da emissão de gases estufa
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Aumento da emissão de gases estufa, trata-se de gases de emissão por processo natural, porém, com o aumento da produção industrial – queima de combustíveis fosseis, madeira, fabricação de cimento, em um aumento de emissão sustentando o modelo político e econômico que vivemos.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A partir da revolução industrial, o processo de crescimento das cidades se acelerou pelas duas razões já apontadas: a necessidade de mão-de-obra nas indústrias e a redução do número de trabalhadores no campo. A industrialização promoveu de modo simultâneo os dois eventos, um de atração pela cidade, outro de expulsão do campo. Antes da revolução industrial não havia nenhum país onde a população urbana predominasse. No começo deste século, apenas a Grã-Bretanha possuía a maior parte de sua população vivendo em cidades (Munford 1982). Pode-se afirmar que o Século XX é o século da urbanização, pois nele se acentuou o predomínio da cidade sobre o campo. Salvo regiões muito atrasadas, que permanecem com características nitidamente rurais, o processo de urbanização prossegue em marcha acelerada.Fonte: MELLO. O processo de urbanização. Disponível em: <http://www.educoas.org/Portal/bdigital/contenido/interamer/BkIACD/Interamer/Interamerhtml/Mellohtml/MelloII.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
As primeiras cidades e/ou fortificações na modernidade eram chamadas de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Burgos.
	Resposta Correta:
	 
Burgos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: As primeiras cidades e/ou fortificações na modernidade eram denominadas burgos, por isso seus primeiros habitantes foram chamados de burgueses.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Ao pensar em modernidade, muitas pessoas logo imaginam que estamos fazendo referência aos acontecimentos, instituições e formas de agir presente no Mundo Contemporâneo. De fato, esse termo se transformou em palavra fácil para muitos daqueles que tentam definir em uma única palavra o mundo que vivemos. Contudo, não podemos pensar que esse contexto mais dinâmico e mutante surgiu do nada, que não possua uma historicidade.
Entre os séculos XVI e XVIII, um volume extraordinário de transformações estabeleceu uma nova percepção de mundo, que ainda pulsa em nossos tempos. Encurtar distâncias, desvendar a natureza, lançar em mares nunca antes navegados foram apenas uma das poucas realizações que definem esse período histórico. De fato, as percepções do tempo e do espaço, antes tão extensas e progressivas, ganharam uma sensação mais intensa e volátil.Fonte: SOUSA. R. a Idade Moderna é marcada por importantes mudanças históricas. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
A respeito do conceito de modernidade, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Pode ser caracterizada pela ampliação do estilo de vida urbano, marcado pela industrialização.
	Resposta Correta:
	 
Pode ser caracterizada pela ampliação do estilo de vida urbano, marcado pela industrialização.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: A modernidade pode ser caracterizada pela ampliação do estilo de vida urbano, marcado pela industrialização que possibilitou a produção em larga escala, e o desenvolvimento de tecnologias que facilitou o cotidiano e nos deu a ideia de que como seres humanos tínhamos dominado completamente a natureza e nos apartado dela. A organização é mais uma das características da modernidade.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	[...] Enclaves fortificados são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho. Esses espaços encontram no medo da violência uma de suas principais justificativas e vêm atraindo cada vez mais aqueles que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os "marginais" e os sem-teto. Enclaves fortificados geram cidades fragmentadas em que é difícil manter os princípios básicos de livre circulação e abertura dos espaços públicos que serviram de fundamento para a estruturação das cidades modernas.
Fonte: CALDEIRA, Tereza. Enclaves fortificados: a nova segregação urbana. Revista Novos Estudos, 1997.
Dentro desta perspectiva, o fenômeno dos enclaves fortificados pode ser analisado dentro do contexto de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Segregação socioespacial.
	Resposta Correta:
	 
Segregação socioespacial.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Trata-se de um processo de que causa a marginalização ou a periferização de determinados grupos sociais por fatores econômicos, históricos, sociais dentro do espaço das cidades. A origem deste fenômeno pode ser encontrada na divisão social do trabalho, que estabeleceu a formação de classes sociais, um dos exemplos desta realidade são os condomínios de luxo com seus grandiosos muros.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“E durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado defronte daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa, por debaixo das janelas, e cujas raízes, piores e mais grossas do que serpentes, minavam por toda a parte, ameaçando rebentar o chão em torno dela, rachando o solo e abalando tudo.”
Fonte: AZEVEDO, Aluisio. O Cortiço - São Paulo: Ática, 1997.
O trecho acima, presente na obra “O Cortiço”, publicada a primeira vez em 1890 passa-se no Rio de Janeiro do fim do século XIX, que estava vivendo um processo de urbanização que não se estendeu as classes menos favorecidas. A respeito deste processo de urbanização, marque a alternativa que corresponde a um processo urbano característico desta época.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Favelização das cidades.
	Resposta Correta:
	 
Favelização das cidades.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Favelização das cidades – as primeiras favelas no Brasil surgiram no século XIX, trata-se de um problema fortemente ligado a urbanização e a industrialização,com o êxodo rural acontece a migração em massa para as cidades, em que as populações menos favorecidas acabaram se aglomerando em periferias.

Continue navegando